Para combater a pandemia de coronavírus, foi pedido a todos os que não forem profissionais de saúde, e não trabalham em serviços essenciais, que fiquem em casa. Apesar de o problema estar no noticiário há meses, a velocidade com que a Covid-19 chegou ao Brasil pegou muita gente despreparada para entrar em quarentena.
Se mesmo quem mora em países atingidos por grandes desastres naturais com alguma frequência, e está mais acostumado a ter que evacuar ou se abrigar, ficou confuso, porque não se sabe o tempo de duração da quarentena, o que dizer de nós, brasileiros, que estávamos acostumados com outros tipos de problema?
Mas, se queixar não adianta. A melhor maneira que cada um de nós tem de ajudar os profissionais de saúde, que estão na linha de frente, e contribuir para essa crise passar logo, para a vida voltar ao normal o quanto antes, é ficar em casa.
Para ajudar as pessoas a encarar essa quarentena do coronavirus da melhor maneira possível, elaboramos uma série de dicas. Esperamos que sejam uteis.
Seja gentil, paciente e prestativo com quem mora com você
A quarentena causa irritação e ansiedade? Verdade, mas não é só para você. Para sua esposa, marido, filhos, irmãos e irmãs, também. Então, seja legal com quem vai dividir esse “confinamento” com você. Não se exalte. E se alguém se exaltar com você, não devolva na mesma moeda. Contorne a situação.
Vocês não vão conseguir dar uma volta para esfriar a cabeça. E se houver crianças na casa, em um momento em que elas estão assustadas e sem entender direito o que está acontecendo, a última coisa que precisam é dos adultos perdendo as estribeiras.
Seja prestativo e ajude nas tarefas de casa
Há uma série de tarefas que você provavelmente não tem o costume de fazer. Porque não gosta, não tinha tempo, ou outra pessoa fazia. Bem, você agora não terá muita opção. Então, entenda que você e as outras pessoas que dividem a quarentena com você estão no mesmo barco.
Trabalhe em sistema home office
Como ninguém sabe por quanto tempo vai durar a quarentena, o melhor é se preparar para um sistema de trabalho home office. Saiba algumas dicas de como fazer isso clicando aqui.
Para muita gente, não é o sistema ideal de trabalho. Nem sempre dá para fazer tudo o que você faz no seu local de trabalho usual. Mas é muito melhor do que ficar totalmente parado. E pense que algumas pessoas não têm nem mesmo essa opção.
Dedique mais tempo à família
Mesmo que você consiga fazer tudo o que fazia no seu local de trabalho normal, vai acabar sobrando algum tempo, que é o que você costumava usar para ir e voltar do trabalho. Aproveite e dedique esse tempo à sua esposa/marido, e aos seus filhos.
É um bom momento para conversar, fazerem coisas juntos como assistir a um bom filme ou série que todos gostem, jogos de mesa, orar, para os que tiverem uma religião. Enfim, qualquer coisa que os torne mais próximos.
Mantenha seus bons hábitos
O maior problema dessa quarentena é confundi-la com férias, mesmo a contragosto, e parar de ter horários e um mínimo de organização. Isso não é ruim somente para o trabalho. É ruim para a vida, como um todo.
Tente fazer toda as coisas que já fazia. Se possível, nos mesmos horários. Hora de acordar, café da manhã, banho, almoço, jantar, pausas para o cafezinho e para esticar as pernas. Em resumo, faça tudo da maneira mais parecida com o que fazia normalmente.
Exercícios físicos na quarentena
Se você leva uma vida saldável e costuma se exercitar, tente manter o hábito. Fazer exercícios físicos dentro de casa é também um exercício de criatividade, mas vale tudo o que der para fazer no espaço da sua residência: abdominais, flexões, alongamentos…até subir escada, para quem mora em sobrados. Desde que você não saia de casa.
Mas, se você é uma pessoa sedentária, esse não é o melhor momento para mudar seu estilo de vida. Espere a quarentena terminar. Não invente! Como sedentário, você terá um risco maior de se machucar se resolver virar atleta logo agora. E terá de procurar um pronto-socorro, que provavelmente estará lotado de pessoas contaminadas com o Convid-19.
Mantenha a calma durante a quarentena
Na quarentena do coronavirus, pedir calma parece inútil. Você vai querer ficar a todo momento ligado na TV e nos sites de notícias para saber as novidades. Mas nem sempre elas serão boas, vamos reconhecer. Então, seja moderado no consumo de notícias, e saiba desligar antes que isso aumente ainda mais o seu stress e ansiedade.
Veja algumas coisas simples que você pode fazer para relaxar um pouco e tirar a sua cabeça da situação.
Tente se divertir e se distrair como for possível
Veja algumas coisas simples que você pode fazer para relaxar um pouco e tirar a sua cabeça da situação. E talvez ficar em casa não pareça uma tarefa tão difícil e tediosa assim.
Maratona de séries.
Operadoras de streaming como a Netflix e Globoplay tem uma série de bons conteúdos para todos os gostos, como séries e filmes. Se você nunca teve tempo ou paciência para maratonar uma série, ou de assistir àqueles filmes mais longos, ou cheios de sequências, a quarentena é sua chance.
Cursos Online.
Se você nunca foi um entusiasta do EAD (Ensino à distância), e sempre preferiu as aulas presenciais, essa é a sua chance de mudar de opinião, ou ao menos dar uma chance às aulas gravadas. Basta dar um Google e pesquisar todas as opções.
Existem cursos para todos os gostos e bolsos. Inclusive aqueles gratuitos. Entre as sugestões, experimente os cursos gratuitos da FGV. Não custa nada, Literalmente.
Leia um bom livro
Se você não tem tido muito tempo para ler, essa é uma boa oportunidade para recuperar o tempo perdido e pôr as leituras em dia. Caso você não tenha nenhum livro que ainda não leu, ou que queira reler, os e-commerces das boas livrarias continuam funcionando, e abaixaram bastante os preços.
Caso a leitura nunca tenha sido um de seus prazeres, é um bom momento de dar uma chance. Inclusive porque, em qualquer época, ler é um dos entretenimentos mais baratos que existem.
No geral, é possível perceber que várias empresas estão implementando ações dentro do seu alcance para tornar a experiência do isolamento social menos penosa. Lógico que isso gera uma percepção positiva sobre suas marcas, mas também existem cuidados que devem ser tomados. Leia mais sobre isso aqui.
Use as redes sociais de modo inteligente e construtivo
Em uma situação de home office normal WhatsApp, Facebook, Instagram e até o Linkedin poderiam ser inimigos da sua produtividade. Mas no caso dessa quarentena, serão o único contato constante com pessoas além da porta de casa.
Então, especialmente para quem mora sozinho, não tem problema nenhum em dedicar algum tempo para interagir com amigos e parentes através das redes sociais. Mas se lembre dessas recomendações:
Não compartilhe fake News
Todos os que estão de quarentena estão tão nervosos e ansiosos quanto você. Então, sempre que receber uma notícia no WhatsApp, Facebook, ou qualquer outra rede social, tente verificar se ela é verdadeira. E se parecer que não é, não compartilhe.
Fake News é simplesmente outro nome para boato, mentira. Às vezes repassamos sem saber, acontece. Mas lembre-se que ninguém cria uma com boa intenção.
Compartilhe memes e piadas
Compartilhe sem moderação memes e piadas. Inclusive sobre a quarentena. Tenho certeza que à essa altura você já recebeu vários muito engraçados. Ótimo! Rir faz bem, ainda mais em um momento como esse. Ajuda a manter a nossa saúde mental.
Mas pense duas vezes antes de compartilhar conteúdo de gosto duvidoso. Você pode até achar engraçado. E imaginar que seus amigos acharão também. Mas, nos 2 segundos que você leva para compartilhar alguma coisa no WhatsApp ou Facebook, pense se uma pessoa que está sofrendo, por si mesma, ou por um ente querido, acharia engraçado.
Lembre de quem está sozinho
Você provavelmente tem pais, tios, avós, sogras, sogros ou mesmo amigos que são mais idosos, que estão completamente isolados nessa pandemia, porque fazem parte do grupo de risco, O coronavirus é mais perigoso para eles.
Dê um telefonema, faça uma chamada de vídeo por WhatsApp. Lembre-se deles. Qualquer contato (à distância, não custa lembrar), vale muito para eles. E para você também.
faça um planejamento financeiro.
A quarentena do coronavirus não é um período de férias ou um fim de semana prolongado. Por mais que pedir almoço ou jantar delivery todos os dias pareça muito mais conveniente, tome cuidado para não estourar seu orçamento. Pense duas vezes antes de fazer qualquer gasto. Faça um planejamento financeiro.
Aproveite a grande oportunidade do coronavirus
Como assim, oportunidade da quarentena do coronavirus? Existe algo de positivo nessa situação de isolamento? Existe sim, e deixei para o final. São oportunidades mais preciosas do que você imagina. Na nossa vida normal, o trabalho, suas preocupações e o tempo que levamos para nos deslocar até ele, consomem horas do nosso dia e das nossas vidas. Mesmo quando estamos em casa, nossa mente está nos nossos problemas.
Bem, boa parte desses problemas terá de esperar pelo fim da quarentena. Reconecte-se aos que são mais próximos de você.