O que você pode fazer pela sua empresa durante a quarentena do coronavírus.

A crise do coronavírus obrigou as pessoas a ficarem em casa, e as empresas a paralisarem as atividades. Ninguém sabe por quanto tempo a quarentena será necessária, só que a melhor maneira de ajudar é saindo o menos possível de casa.  Mas isso não significa que você deva ficar parado enquanto isso. Prepare uma estratégia de retorno às atividades, para voltar a funcionar, e a vender, quando a quarentena terminar.

Nesse período em que estamos dentro de casa, recebendo informações pouco animadoras sobre a pandemia de Covid-19, ou até preocupados com a nossa saúde e a de nossos entes queridos, o momento da volta às atividades parece distante. Mesmo assim, você deve se preparar para esse retorno, porque ele vai acontecer no momento que for seguro. E quanto mais organizado você estiver, melhor vai ser.

Mantenha sua empresa organizada durante a quarentena.

Você provavelmente está trabalhando em sistema home office, assim como uma parte da sua equipe. Os colaboradores mais operacionais talvez não tenham funções que possam exercer nessa modalidade de trabalho, e estão cumprindo sua quarentena em casa.

Independentemente de qual seja a sua situação, fiquem em contato constante com os seus colaboradores. Tente saber tudo o que está acontecendo, o que eles estão precisando, e como você pode ajudar. Se existem máquinas e equipamentos que estão desligados, ou sem utilização, verifique como eles estão, ou faça contato constante com as pessoas responsáveis por isso.

Mantenha o espírito de equipe, a coesão e o moral o mais elevado que puder. Compreenda que essa é uma situação difícil para todos, não somente para você. Tente facilitar o período de confinamento de todos e seja o mais prestativo e paciente que puder. É uma boa ideia promover happy hours virtuais.

Saiba aqui como se organizar para o home office.

Saiba aqui dicas para tornar seu período de quarentena mais fácil.

Faça o planejamento financeiro para a quarentena.  

Esse é um momento em que sua empresa está com pouca ou nenhuma receita. Ou ficará em breve. A primeira atitude é fazer uma lista das suas obrigações e levantar a sua real capacidade de pagá-las, e por quanto tempo. Entre em contato com seus credores e negocie abatimentos, prazos e parcelamentos.  Assim, além de fôlego financeiro, você ganhará tempo e tranquilidade para trabalhar.

Pode ser que você esteja do outro lado dessa situação, com clientes atrasando pagamentos e pedindo a renegociação de prazos e valores. Nessa situação além da análise do histórico e do potencial do cliente, que você faria em uma situação normal, leve em conta o contexto da pandemia de coronavirus, e lembre-se que estamos todos no mesmo barco. Tenha com os seus clientes a mesma compreensão que espera que seus fornecedores tenham com você.

Uma sugestão é tentar negociar algum pagamento, mesmo que seja menor do que você esperava, com um saldo a receber em uma data futura, ajustando as datas dos seus recebimentos às dos vencimentos dos compromissos que você renegociar, aliviando o seu fluxo de caixa.

Mantenha o relacionamento com seus clientes durante a quarentena.

Se a sua empresa está funcionando durante a quarentena, mesmo que de maneira limitada, ótimo! Mas se sua operação estiver sendo afetada pelos gargalos que a situação criou, como a falta ou aumento de preço de peças e insumos, ou serviços que tiveram uma explosão de demanda e não estão dando conta, como aconteceu com os deliverys de supermercados, seja transparente com os seus clientes. Coloque prazos de entrega realistas!

Se a sua entrega depende de um terceirizado ou fornecedor, tenha com ele a mesma paciência que espera que seus clientes tenham com você. Se você puder ajudar um parceiro ou cliente em dificuldades, isso é algo que ele não irá esquecer.

Finalmente, se você não está conseguindo manter suas entregas durante a quarentena do coronavirus, não esqueça dos seus clientes. Não será o momento em que eles vão fazer novos pedidos, mas isso não significa que você não deva manter um relacionamento com eles. Além de telefonemas de cortesia, envie informações e conteúdos que acredite que serão uteis para eles.

Mantenha o contato com seus prospects durante a quarentena

Se você estava prospectando novos clientes antes da quarentena do coronavirus ser decretada, vai ter que ter um pouco de paciência. Esse, com certeza, não será o melhor momento para se fechar negócio. E considerando que o seu prospect deve estar tão ou mais ansioso e nervoso que você, a não ser que você tenha um produto ou serviço que possa ser útil durante a quarentena, não force a situação.

Telefonemas para querer continuar o trabalho de venda normalmente, como se nada tivesse acontecido, podem gerar até uma resposta mais atravessada e queimar a sua venda futura.

Se não é o momento de fechar uma nova venda, atue para que sua marca fique na memória desse prospect. Envie conteúdos que você considere que ele ou ela acharia interessantes para esse momento. Pense no que você conhece do seu prospect para acertar na escolha. Podem ser postagens em blog, infográficos, vídeos ou podcasts.  

Como manter o relacionamento com seus prospects durante a quarentena

Para saber como contatar o seu prospect durante a quarentena, avalie cuidadosamente o nível de relacionamento que você tem com ele e a situação que ele está passando. Se você até hoje só teve contatos mais formais, não é o momento de querer aprofundar. Não é porque alguém está em casa em quarentena, que vai desejar conversar com você.

Aborde o seu prospecte por e-mail ou rede social. Apesar de você poder utilizar qualquer uma delas, a mais apropriada é o LinkedIn, pelo seu perfil mais business. Apesar de não ser o momento de vender, seu prospect poderá apreciar um conteúdo apropriado para a atual situação.

Tenha o cuidado de fazer uma pequena introdução, de poucas palavras, chamando o seu prospect pelo nome e explicando porque achou que aquele conteúdo poderia ser útil a ele ou ela. Não queime seu contato agindo como se estivesse fazendo spam.

WhatsApp pode ser utilizado se você já tiver algum tipo de proximidade com o seu prospect. E isso é algo que você terá de definir caso a caso. Do contrário, você deixa de ser aquela pessoa que enviou um conteúdo valioso para ser o vendedor invasivo e desagradável. Especialmente se se tratar de um número pessoal.

Para os contatos telefônicos, todos esses cuidados valem em dobro. Estando em casa, em quarentena, seu prospect já deve ter recebido dezenas de ligações de telemarketing, e muito provavelmente em horários incômodos. Lembre-se que você quer manter o relacionamento para concretizar uma venda futura. Não assumir a identidade do vendedor chato.  

Vale a pena fazer ações de marketing durante a quarentena?

Sim, vale. Mas elas devem ser feitas com muito cuidado, porque esse é um momento delicado e as pessoas estão nervosas, ansiosas e conectadas às redes sociais. O tom e a mensagem devem ser muito estudados, pois há uma série de riscos a serem evitados, para que o efeito não seja o contrário do que você deseja. Algumas marcas grandes já cometeram erros nessa época, e pagaram caro por isso.

Leia AQUI um guia completo de como você pode trabalhar a sua marca de maneira cuidadosa e respeitosa durante a quarentena.

Conclusão

Listamos algumas dicas de como você pode preparar sua empresa para o encerramento da quarentena e a volta dos negócios à normalidade. Você deve estar torcendo para que isso aconteça o mais rápido possível, como todos nós.

Mas enquanto isso não acontece, fique em casa! Respeite a quarentena! O isolamento social é a maneira mais rápida de ajudar a resolver essa crise o mais rápido possível.

Saiba AQUI como posicionar a marca de uma empresa pequena.

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