Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: Qual traz mais e melhores clientes

Tráfego Orgânico x Tráfego Pago: Qual traz mais e melhores clientes

Para sua empresa conquistar novos clientes e aumentar sua receita e seus lucros, ela precisa se tornar conhecida, fazer com que seus produtos ou serviços sejam mais desejados, e que a sua marca seja mais valorizada.

A maneira mais eficiente, e que exige menor investimento, para conseguir isso é através de um site ou blog que receba um bom número de visitas, que são chamadas de tráfego.

Quanto mais tráfego, especialmente se for de pessoas que têm perfil para comprar o que você está vendendo, mais oportunidades de negócio, que são chamados de leads.

Uma das principais fontes de tráfego para os sites é o Google, sendo que ele pode enviar para o seu site o tráfego orgânico, que é gratuito, e o tráfego pago, que como o próprio nome diz, exige um investimento.

Nós vamos explicar aqui as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago, e as vantagens e desvantagens de cada um.

O que é tráfego orgânico

Tráfego orgânico é o tráfego gratuito. São as visitas que chegam ao seu site sem custo, através do Google. Você não precisa pagar por elas,  porque são resultado de buscas que as pessoas fizeram no Google, e o seu site apareceu como um dos resultados dessa busca.

Quanto é preciso investir para gerar tráfego orgânico?

Para gerar tráfego orgânico você  só precisa investir uma única vez, para produzir uma postagem, que precisa de texto e imagem.

Para essa postagem ser achada pelos buscadores do Google, e chegar a uma posição onde vai gerar tráfego e oportunidades de negócio,  o conteúdo precisa ser de boa qualidade, com textos bem escritos e as informações bem organizadas, de acordo com as melhores práticas SEO (Search Engine Optimization), ou seja, mais fáceis de serem achadas pelo Google.

Vantagens e desvantagens do tráfego orgânico

A maior vantagem do tráfego orgânico é que uma vez que você faz uma postagem, ela é achado pelo Google, e começa a atrair visitantes, você não precisa fazer mais investimentos nela. Não somente vai continuar vai continuar gerando tráfego orgânico, leads e vendas por muito tempo, como quanto mais pessoas a clicarem, mais o Google entenderá que ela tem uma boa qualidade e a colocará em uma boa posição nas buscas.

Tudo isso sem que você tenha de investir um centavo sequer, além da produção do post.

A única desvantagem do tráfego orgânico é que leva algum tempo para você chegar à primeira página. E não há como saber exatamente quanto tempo.

O que é tráfego pago

Tráfego pago, como o próprio nome diz, é quando você paga para trazer visitas ao seu site. É um investimento que é feito através da ferramenta de publicidade do Google, o Google Ads, chamado antes de Google AdWords ou somente Adwords.

Quando você utilizada tráfego pago, você está comprando uma palavra. Ou seja, você escolhe uma palavra-chave que esteja relacionada ao que você vende, e cria um anuncio que aparecerá no Google quando alguém fizer uma busca com essa palavra, ou com um sentido semelhante a ela.

Mas, ao contrário do tráfego orgânico, cada vez que uma pessoa clicar no seu anúncio, você pagará um valor.

Por exemplo, se o custo do click da palavra que você escolheu é R$1,00, e você investir R$100,00 no Google Ads, a cada click que você receber, gastará R$1,00 de sua verba. Quando receber 100 clicks, sua verba acaba e seu anúncio desaparecerá das páginas de busca. Se quiser que ele volte a aparecer , precisará investir novamente.

Vantagens e desvantagens do tráfego pago

A maior vantagem do tráfego pago é que você não precisa esperar para começar a receber clicks e gerar leads. Sua campanha começa a rodar e aparece imediatamente na primeira página do Google.

A principal desvantagem é que você nunca pode parar de investir. Se quiser continuar recebendo visitas, precisa investir novamente. E sempre corre o risco de aparecerem concorrentes pela palavra-chave, dispostos a pagar mais do que você pelo click, o que faz com que você tenha que investir mais para receber o mesmo número de clicks.

Como saber a diferença entre tráfego pago x tráfego orgânico nas buscas?

O próprio Google indica a diferença. As páginas de links patrocinados, antes do endereço , indicam que se trata de um anúncio. Geralmente os resultados de uma busca colocam os resultados pagos nas 2 ou 3 primeiras posições e nas 2 ou 3 últimas, da primeira página.

Mas não existe relação entre o quanto você investe em anúncios do Google e o posicionamento da sua página nas buscas orgânicas.  O Google é realmente imparcial, e coloca nos primeiros lugares das buscas as páginas que considera terem o melhor conteúdo.

Tráfego pago através de redes sociais

Existe também a possibilidade de comprar tráfego para o seu site através das redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin, utilizando as fermentas Facebook Ads e Instagram Ads, em que você pode impulsionar uma postagem com um link para o seu site para atrair tráfego. Já no Linkedin, a ferramenta se chama Soluções de Marketing do Linkedin, já traduzida para o Português.

Em todos os casos, as redes sociais funcionam da mesma maneira que o Google Ads, em que você paga por cada click que recebe.

No que é melhor investir, tráfego orgânico ou tráfego pago?

Isso vai depender de quanto tempo você dispõe para começar a gerar resultados, da relação de custo-benefício que espera obter e dos recursos disponíveis, que são diferentes para cada tipo de negócio.

Para resultados imediatos, tráfego pago.

O tráfego pago coloca seu anúncio na primeira página do Google imediatamente, e o mantém lá enquanto houver recursos disponíveis. O tráfego orgânico, por outro lado, demora um certo tempo para gerar resultados.

Então, se você for, por exemplo, anunciar um produto ou serviço que estará disponível por um tempo limitado, ou quer fazer uma promoção para uma data específica, como Natal, Dia das Mães ou Dia dos Namorados, precisará utilizar o tráfego pago.

Planejamento de longo prazo permite o uso do tráfego orgânico

Por outro lado, se você tem um produto ou serviço que estará disponível por mais tempo, é aconselhável você investir em marketing de conteúdo para conseguir o tráfego orgânico, pelo qual não precisará pagar nada.

E mais importante do que isso, se você fizer um planejamento de longo prazo, terá tempo suficiente para gerar conteúdos que ranquearão bem na busca do Google, para aproveitar o tráfego orgânico que eles geram.

Relação de custo x benefício.

A conta que você deve fazer para entender a sua relação de custo x benefício é a seguinte: quantos clicks você precisa para gerar um lead, quantos leads você precisa para gerar uma venda e qual o valor do seu ticket médio, ou seja, a receita que você consegue em cada venda.

Vamos a um exemplo prático: Vamos supor que sua empresa seja uma loja de produtos geek que vende roupas, calçados e diversos produtos com a marca “Harry Potter”, e um de seus principais produtos, que deseja anunciar, são camisetas com o famoso personagem, que você vende a R$30,00.

De acordo com a ferramenta Google Ads, o custo por click dessa palavra-chave varia entre o mínimo de R$0,16 e o máximo de R$0,58. Para efeito de estudo, trabalharemos com o valor médio de R$0,37 por click. Mas nem todo click, é uma venda. Alguns entram no site, analisam os produtos, mas por uma razão ou outra, não compram. A quantidade das pessoas que compra é de uma a cada 10 clicks.

Isso significa que você gastaria R$3,70 com tráfego pago para cada R$30,00 vendidos. Ou seja, o seu investimento com tráfego pago é de aproximadamente 12% da sua receita, sem contar todas as suas outras despesas.

Vamos tomar como exemplo um caso real: A figura mostra os resultados pagos e orgânicos trazidos pela busca “camiseta Harry Potter”.  As empresas Riachuelo e CEA, que utilizaram tráfego pago, tiveram um custo de R$0,37 por click.  Mas a Piticas, Mercado Livre, Submarino e Americanas, que apareciam na primeira página das buscas orgânicas, não tiveram que fazer esse investimento. Tiveram clicks e oportunidades de venda (leads), a custo zero.

Aí analisamos também a questão de recursos disponíveis. Se você vende camisetas do Harry Potter, caso utilize somente tráfego pago, deve estar preparado para ter um custo médio de R$0,37 por click. E considerando que existe uma média de 50 mil buscas mensais pela palavra camisetas Harry Potter, o número de clicks será alto, e a despesa também.

Se for trabalhar com tráfego orgânico, é perfeitamente possível chegar à primeira página das buscas do Google. Mas isso exigirá uma boa estratégia de marketing de conteúdo, e levará algum tempo.

Mas quando conseguir chegar à primeira página, cada click será gratuito, amortizando o investimento que você fez antes. Mas, ao contrário do tráfego pago, seu site não desaparecerá da primeira página quando receber muitos clicks. Pelo contrário. Quanto mais clicks receber, mais razões para o Google mantê-lo na primeira página.

Melhor Estratégia de marketing digital

Como você pode perceber, a estratégia ideal de marketing digital deve incluir os dois investimentos: tráfego pago para o curto prazo e tráfego orgânico para o médio e longo prazo, lembrando sempre que essa é uma estratégia ideal, genérica, e que cada tipo de negócio tem suas especificidades.

Tráfego orgânico x tráfego pago: qual gera mais leads qualificados?

Nenhuma estratégia pode abrir mão de usar tráfego pago em algum momento, principalmente no começo. E em alguns casos, vemos que mesmo empresas cujos sites ou blogs já estão na primeira página do Google, não abrem mão de comprar as palavras e usar tráfego pago. Inclusive com o seu próprio nome.

A razão disso é que, se se tratar de um mercado muito competitivo, ao colocar mais oportunidades de click para o usuário, aumentam as chances de ele clicar. Se você tiver dinheiro suficiente para utilizar essa estratégia, não há problema algum.

Entretanto, muita gente, nós inclusive, já passou pela experiência de utilizar tráfego pago e tráfego orgânico, e percebeu que o tráfego orgânico gera leads melhores que o tráfego pago, ou seja, as pessoas que chegam ao seu site através do tráfego orgânico tem mais chances de fecharem negócio, fazerem uma compra.

Porque tráfego orgânico gera leads de melhor qualidade:

Tempo de exposição:

Um site bem ranqueado nas buscas do Google, que atrai tráfego orgânico, sempre aparece nas buscas, independentemente do dia e horário que elas são feitas. Então, as chances de que atraia mais clicks, inclusive mais clicks qualificados, é maior.

Credibilidade:

O Google é o mais eficiente mecanismo de busca na internet já criado. E o que fez com que ele superasse todos os sites de busca que existiam antes dele é justamente que ele oferece a melhor resposta para a pergunta que foi feita quando uma busca é realizada.

Então, se o seu site aparece na primeira página, à frente de inúmeros outros, é porque ele oferece essa resposta. E boa parte dos usuários sabe disso. Por outro lado, para estar na primeira página com tráfego pago, basta pagar. E os usuários também sabem disso.

Então, é natural que boa parte dos usuários do Google muitas vezes opte por ignorar o anúncio de link patrocinado que gera o tráfego pago, e clique nas opções de busca orgânica.

Envolvimento com o conteúdo

O tráfego é muito importante, mas o que importa é atingir o objetivo: Fazer uma venda, fechar um negócio. No caso de um e-commerce, esse processo acontece totalmente online. Em outros tipos de negócio o processo apenas começa online, e a geração do lead se dá através de um cadastro, contato por WhatsApp, telefonema, ou a ida à loja física.

O lead que chega através do tráfego orgânico, antes de realizar qualquer uma dessas ações consome o conteúdo que está no seu site ou blog. Através desse conteúdo, ele recebe as informações que você publicou, se envolvendo com a sua marca e conhecendo os diferenciais do seu produto ou serviço.

Assim, esse cliente cria a percepção de valor sobre o seu produto ou serviço, entendendo  porque ele tem um determinado preço, que ele estará mais disposto a pagar.

Saiba aqui como o conteúdo pode ser usado para agregar valor à sua marca.

Aprenda tudo o que precisa saber para gerar tráfego orgânico clicando aqui.

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