5 razões para sua empresa criar um blog

Você está pensando em criar um blog para sua empresa? Mas está na dúvida se o investimento compensa? Se vai ajudá-lo a vender e lucrar mais? E para que outras funções um blog pode ser útil? Para responder a essas perguntas, elaboramos essa lista de 5 ganhos que sua empresa pode obter.

1 – Se você criar um blog, terá visitantes gratuitos ao seu site

Todas as buscas na internet são feitas por palavras-chave. Quando alguém procura pelo produto que sua empresa vende, faz isso digitando o nome do produto, ou termos relacionados, como o que ele faz, o benefício que entrega. O tráfego que chega ao seu site dessa maneira é chamado de orgânico. E você não paga nada por cada clique que recebe.

Quando você criar um blog, e produzir conteúdo com uma boa estratégia, e as melhores práticas SEO, receberá em seu site um tráfego qualificado, de pessoas que terão um maior interessa naquilo que você vende, e maior possibilidade de gerar negócio, o que chamamos de lead qualificado.

Como criar um blog ajuda você a ter tráfego orgânico

O Google é uma ‘máquina de responder perguntas’. Todas as vezes que alguém faz uma busca, está fazendo uma pergunta. As opções orgânicas (não pagas) que ele apresenta, são as que oferecem as melhores respostas.

Na sua url (o endereço do seu site) você provavelmente tem páginas com informações institucionais sobre sua empresa, outra falando dos produtos/serviços, e eventualmente uma com o e-commerce.

Se tiver também um blog com bom conteúdo, que atraia bastante tráfego e os visitantes fiquem por um bom tempo, o Google entenderá que naquele endereço existem boas respostas para as perguntas que foram feitas. E coloca todo o seu site em uma posição melhor nas buscas orgânicas por aquela palavra-chave.

2 – Criar um blog ajuda a tornar a sua marca mais conhecida

Quando as pessoas compram produtos, ou serviços, tendem a dar preferência a marcas mais conhecidas. Em alguns casos, mesmo que existam opções mais baratas, ou o vendedor garanta que esse outro produto, mesmo desconhecido, é tão bom quanto o da marca conhecida. É por isso que o brand awareness, o conhecimento da marca, é tão importante para que um produto venda bem, e gere boas margens de lucro para a empresa.

Essa é a razão pela qual as grandes marcas, como por exemplo, a Coca-Cola, os grandes bancos e operadoras de telefonia, entre outras investem tanto em expor a sua marca. O brand awareness, o conhecimento da marca, é um fator decisivo para que a jornada de compra do consumidor resulte na sua decisão de adquirir aquele produto ou serviço.

Mas, e se a sua empresa não tem a verba de marketing das grandes empresas? Você vai simplesmente ficar esperando que algum milagre traga clientes e gere vendas? Não, você vai exibir a sua marca de outras formas, que exijam menos investimento. E criar um blog é uma delas!

Se o seu conteúdo for interessante, especialmente para o seu público-alvo, você pode criar um blog e, sempre que as pessoas estiverem lendo os artigos, elas serão expostas à sua marca. E, quanto mais elas conhecerem essa marca, e estiverem familiarizadas com ela, maior será a chance de que elas façam negócio com você.

3 – O blog é a propaganda que atrai, não interrompe

Outra grande vantagem de sua empresa criar um blog é que ele pode ser chamado de propaganda que não interrompe!  Você gosta que interrompam o seu entretenimento? A resposta provavelmente é não. Acreditamos que a imensa maioria das pessoas também não gosta. 

Mas é isso que a sua marca faz quando usa a publicidade que interrompe, seja ela um intervalo comercial no rádio, TV, ou até mesmo no streaming do Youtube.

Qual a tendência do futuro?

É um grande exagero dizer que a publicidade interruptiva não funciona mais, “morreu”, como você já deve ter ouvido em algum lugar. Ela continua válida e útil. Principalmente quando queremos resultados no curtíssimo prazo.

Mas como Nizan Guanaes explicou muito bem, as pessoas têm opções. Elas podem mudar o canal de TV, a estação de rádio ou o site que estão visitando com um clique. Ninguém presta atenção ao que não interessa. Ou que entedia.

Se uma peça de propaganda “interruptiva não conseguir captar a atenção do consumidor e entretê-lo com uma história interessante, ela será rejeitada. A mensagem não terá chegado a quem deveria e a verba terá sido desperdiçada.

Uma postagem de um blog, por outro lado, atrai os consumidores que escolheram ouvir o que a empresa tem a dizer. E há casos de postagens feitas muito tempo atrás, cujo conteúdo permanece válido, ou precisou apenas de pequenas atualizações, que continua atraindo pessoas e gerando vendas.

4 – Um blog conecta marketing e vendas

A sua empresa passa constantemente pela briga marketing x vendas? Se você ainda não está familiarizado com a situação, é aquela situação em que o departamento comercial reclama da quantidade e qualidade dos leads gerados pelo departamento de marketing, enquanto esse se defende afirmando que os leads são bons, mas a equipe comercial não está preparada para para converter esses leads em vendas.

Quem está certo? Para o assunto que estamos tratando, não é o ponto que interessa, mas que não haja uma “briga marketing x vendas” e os leads gerados sejam em grande quantidade, de clientes que conhecem o produto e estejam cada vez mais maduros, prontos para comprar!

Então, quando criar o seu blog, crie oportunidades para que o cliente interessado entre em contato com a sua equipe comercial, inclusive através de um simples whatsApp, ou se for o caso, com alguns call to actions chamativos, no formato de links ou banners, para que ele possa fechar negócio quando passa da situação de conhecer um produto para a situação de fazer uma compra.

5 – Um blog gera um público qualificado!

Quando falamos do tráfego orgânico, no primeiro parágrafo desse artigo, falamos sobre como criar um blog traz um tráfego qualificado. Se você ainda está em dúvida, pode argumentar que um vídeo, publicado em uma rede social como o Youtube ou o Instagram alcança muito mais pessoas!

Isso é verdade, porque vídeos são um formato de conteúdo de consumo muito mais fácil, e as plataformas de streaming e redes sociais, como o Youtube e o Instagram tem milhões de usuários, seguindo diversos canais e contas. E justamente por estarmos cientes disso, e conhecer o potencial dessas ferramentas de marketing, nós também publicamos o nosso conteúdo nelas.

Mesmo assim, existem boas razões para você criar um blog. A primeira delas é que, mesmo que o alcance de um vídeo no Youtube seja maior, você estará produzindo conteúdo para gerar tráfego para essas plataformas, não para o seu site, que é a sua principal ferramenta para gerar negócios.

A segunda é que, mesmo que seja mais fácil consumir o conteúdo em vídeo do que em formato escrito, existe uma parcela muito importante que prefere o conteúdo escrito, porque pode lê-lo em qualquer lugar, e esse formato permite um aprofundamento que muitas vezes, o formato de vídeo não permite, oferecendo uma ferramenta importante para transmitir a sua mensagem, e gerar engajamento, em um público mais exigente.

Conclusão:

Um blog é uma ferramenta de custo extremamente baixo para gerar leads e executar uma estratégia de marketing que faça corretamente o posicionamento da sua marca.  Então, o que está esperando para criar um blog para a sua empresa?

 

 

Rolar para cima