O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais poderosas para atrair, engajar e converter clientes, utilizada pelas melhores agências de marketing digital e até de marketing offline. Ao invés de uma abordagem “hard sell”, com uma oferta direta na venda de produtos ou serviços, o marketing de conteúdo é uma abordagem indireta, que convence as pessoas a comprarem algo sem pedir a elas que comprem?
Essa estratégia de marketing se concentra em fornecer valor ao público, conteúdo que ele consome por escolha própria, sendo por isso mesmo, bastante relacionado ao chamado marketing de atração.
Por meio de conteúdos relevantes para o público-alvo, representado pela persona ideal, por serem, educacionais, inspiradores, úteis ou simplesmente divertidos, uma boa estratégia de marketing de conteúdo consegue atingir o público-alvo com uma comunicação eficaz em todas as fases da jornada de compra do consumidor.
Nesse artigo, falaremos sobre os conceitos essenciais que você precisa conhecer, as principais vantagens e ferramentas do marketing de conteúdo
O Que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade para atrair, engajar e reter um público-alvo bem definido.
Ele funciona oferecendo informações que atendam às necessidades, interesses ou problemas de uma audiência, sem forçar uma venda direta. O objetivo de todo o esforço é oferecer aos consumidores dados, argumentos e informações para que ele faça sua própria decisão de compra, e conclua que o seu produto, marca ou serviço são a melhor escolha.
Os formatos de conteúdo podem incluir artigos em blogs, vídeos, infográficos, e-books, áudios em podcasts ou postagens em redes sociais, entre outros.
Marketing de Conteúdo x marketing tradicional?
As técnicas tradicionais de marketing são baseadas em interromper o consumidor para fazer uma oferta. Já o marketing de conteúdo se preocupa em estabelecer uma relação de confiança com o público. Ao fornecer conteúdos valiosos, o consumidor se torna mais familiarizado com a sua marca, ajudando a estabelecer uma relação de confiança e lealdade, posicionando-se como uma autoridade no assunto.
Como Funciona o Marketing de Conteúdo?
O processo de marketing de conteúdo pode ser dividido em algumas etapas:
Criação de Conteúdo:
O primeiro passo é planejar e produzir o conteúdo que o seu público-alvo considera relevante. Para saber que conteúdo é esse, é fundamental fazer uma pesquisa de persona ideal, além de outras de pesquisas que podem indicar as necessidades do consumidor e as tendências do mercado.
Distribuição:
Após a criação, o conteúdo precisa ser distribuído de maneira eficiente, oferecido ao público. Plataformas como blogs, redes sociais ou e-mail marketing são alguns dos meios mais utilizados, por seus custos relativamente mais baixo que o de outras plataformas, mas não são os únicos.
Busca por engajamento:
Atrair atenção é fundamental, mas tão importantes quanto isso é engajar o público, para que ele interaja com esse conteúdo na forma de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Essa interação pode ser estimulada com CTAs, ou calls to action, chamadas para ação, bem-posicionadas nos blogs e nas redes sociais.
Mas é muito importante tomar cuidado com as chamadas métricas de vaidade, ou seja, as que fazem você se sentir feliz, mas não estão levando ao seu objetivo, que é fechar negócios, fazer vendas!
A mais sincera e profunda forma de engajamento que o consumidor pode ter com a sua marca é dar a ela a sua preferência no momento da compra!
Análise de Resultados:
Medir o desempenho do conteúdo é crucial para entender o que está funcionando e onde há espaço para melhorias. Ferramentas como o Google Analytics fornecem métricas como tráfego, taxas de conversão e tempo de permanência na página, enquanto o Google Search Console mostra quais são suas páginas que mais atraem público, as que mais crescem, e quais as buscas que eles fazem para chegar até o seu blog.
Resultados do Marketing de Conteúdo
Saiba os principais resultados que você vai conseguir com o marketing de conteúdo
Geração de Tráfego Orgânico:
Conteúdo publicado em um blog, com otimizações para os motores de busca, SEO (Search Engine Optimization), traz tráfego orgânico, ou seja gratuito, que você não paga por cada clique, de maneira sustentável, constante ao longo do tempo, aumentando a visibilidade do seu site com um melhor ranqueamento nas buscas.
Fortalecimento da Marca:
O marketing de conteúdo ajuda a fazer o brandbuilding, a construir a sua marca como autoridade no seu setor. Quanto mais o seu blog é visitado, e o seu conteúdo é mais visualizado, aumente a familiaridade que as pessoas têm com a sua marca, e com isso, a confiança. Quando as pessoas confiam no conteúdo que você publica, é mais provável que elas se tornem clientes. E clientes fiéis!
Melhora o Relacionamento da sua empresa com o seu Público:
Ao oferecer conteúdo valioso, você cria um relacionamento de longo prazo com seus consumidores, que estão em contato com a sua empresa por mais tempo.
Proporciona o relacionamento do público com a sua marca
Quando o público consome o seu conteúdo, ele se relaciona também com a sua marca, compartilhando valores, crenças, gostos e experiências.
Aumento da taxa de conversão de leads
O conteúdo de qualidade pode ser o diferencial que o consumidor precisa para tomar a decisão de compra, por duas razões.
A primeira é que quanto mais tempo as pessoas passam visualizando o seu conteúdo, mais oportunidades de mostrar, de maneira não interruptiva ou invasiva, os benefícios que sua marca oferece, responder algumas dúvidas, ou até apresentar depoimentos de outros clientes.
A segunda é a questão da familiaridade. Quanto mais as pessoas se relacionaram com o seu conteúdo, mais a possibilidade de terem desenvolvido uma percepção positiva, sentimentos positivos pela sua marca, o que é decisivo para uma decisão de compra, ou seja uma maior conversão de leads.
4 Formatos para o Marketing de Conteúdo
Existem diversos formatos para aplicar o marketing de conteúdo. Como você vai utilizá-los vai variar de acordo com a fase da jornada de compra do seu produto, e o seu objetivo:
- Postagens de Blog : através do seu blog você pode compartilhar artigos educativos e informativos relacionados ao seu nicho de mercado.
- E-books e Whitepapers: Oferecer conteúdo mais detalhado e aprofundado em troca de informações de contato, ajudando a gerar leads.
- Vídeos: Produzir tutoriais, webinars, vídeos explicativos ou até de entretenimento, que engajem seu público de uma maneira visual.
- Infográficos: Utilizar imagens e textos curtos para apresentar dados e informações de forma simples e atraente.
Como Começar a Implementar o Marketing de Conteúdo?
O essencial que você precisa saber para implementar uma estratégia de marketing de conteúdo
Entenda Seu Público:
Antes de criar qualquer conteúdo, você precisa entender quem é seu público-alvo, quais são suas necessidades, problemas e até medos e onde eles passam o tempo online. Faça uma boa pesquisa de persona. Ela é fundamental para o sucesso da estratégia!
Defina Seus Objetivos:
O marketing de conteúdo deve ser alinhado aos objetivos do seu negócio, como aumentar a visibilidade da marca, gerar mais leads ou fidelizar clientes.
Crie um Plano de Conteúdo:
Organize os tipos de conteúdo que você vai produzir, a frequência de publicação e os canais que utilizará para distribuí-lo.
Monitore e Otimize:
Acompanhe os resultados para saber o que está funcionando e onde você pode melhorar. Ajuste sua estratégia conforme a necessidade, e fique atento às oportunidades!
Cases de sucesso em marketing de conteúdo
Embora o marketing de conteúdo seja um termo que parece ter surgido junto com a internet, sendo relacionado ao marketing digital e amplamente utilizado pelas melhores agências, o conceito é muito mais antigo, e mostrou sua eficiência e eficácia ao longo de mais de 1 século, começando na mídia impressa. Veja alguns cases de sucesso.
The Furrow
Começou como um jornal publicado pela John Deere em 1895. É considerado o marco zero do marketing de conteúdo, The Furrow existe até hoje, no formato impresso, distribuído nas concessionárias da marca, e online, através de um blog que é referência para o agronegócio.
Guia Michelin
Publicado desde 1900 pela fabricante francesa de pneus Michelin, o Guia Michelin é a principal referência em gastronomia no mundo, classificando os melhores restaurantes. O fato de um fabricante de pneus ser a referência em um tipo de produto que não tem ligação com o que ela vende é uma prova de que o marketing de conteúdo ajuda a tornar uma marca mais conhecida sem que ela fale de si mesma ou de seus produtos.
Calendário Pirelli
Publicado desde 1964 pela Pirelli, fabricante italiana de pneus, o Calendário Pirelli é uma das principais referências no mundo da moda e na arte da fotografia, utilizando a sensualidade e a beleza feminina de modo sofisticado, elegante e artístico, voltado para um público exigente e sofisticado.
Conclusão
O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais eficazes para engajar seu público, aumentar a visibilidade da marca e gerar conversões. Ao focar em fornecer valor real ao seu público, você cria um relacionamento mais sólido e duradouro com seus clientes.
Com uma boa estratégia de conteúdo, você não só atrai mais visitantes, mas também os transforma em defensores da sua marca.
Se ainda não investe em marketing de conteúdo, comece logo! Lembre-se de que consistência, qualidade e compreensão do seu público são as chaves para o sucesso dessa abordagem.