Branding e gestão de marca para pequenas empresas

Branding e gestão de marca para pequenas empresas

Branding é a tradução da língua inglesa para gestão de marcas, um termo que abrange todas as atividades ligadas à administração de uma marca.

Entre essas atividades estão o brand promotion (divulgação de marca) e o brand positioning (posicionamento de marca), que são fundamentais para criar a percepção de valor e o consequente desejo pela marca e pelos produtos relacionados a ela.

Antes da revolução digital o branding era considerado uma exclusividade de grandes empresas, que dispunham dos orçamentos necessários para campanhas em rádio, TV e mídia impressa, como jornais e revistas de grande circulação.

Hoje, qualquer empresa pode fazer branding, promovendo e posicionando sua marca, investindo de acordo com a sua capacidade e atingindo o público que ela tem interesse e possibilidade de atender.

Conheça agora as principais passos e ferramentas para as pequenas empresas fazerem branding.

Defina o conceito da sua marca

Sua marca é uma ideia. Defina da maneira mais clara possível o que essa ideia significa. Quais são as informações e sentimentos que devem vir à mente do consumidor todas as vezes que ele se lembrar da sua marca, ou mesmo que algo relacionado a isso for mencionado.

Defina o posicionamento da sua marca

O posicionamento da marca é o lugar que ela ocupa na mente, e por que não dizer, no coração do consumidor.  Ele pode estar relacionado atributos objetivos, subjetivos e até socioculturais. (Saiba mais sobre isso lendo esse artigo.)

Lembre-se que tudo o que o gerenciamento da marca deve ser coerente com o seu posicionamento., porque ele é aquilo que o consumidor espera da marca.

Crie sua identidade visual

Sua identidade visual é a representação física da ideia da sua marca, na forma de logotipo, símbolo, mascote, e elementos visuais que remetam à marca, como por exemplo, uma cor específica.

Tudo o que estiver relacionado à sua marca deve carregar essa identidade visual.

Website

O website é a primeira apresentação da sua empresa no mundo digital. Seu design e o conteúdo devem ser coerentes com o conceito, marcar e identidade visual que você definiu.

S.E.O.

O S.E.O. (Search Engine Optimization), também pode ser considerado uma ferramenta para posicionamento de marca. Afinal, em todo o mundo são feitas em média 2 trilhões de buscas diárias no Google.

Quanto mais as páginas do seu site estiverem otimizadas para ranquear bem nessas buscas, maior a chance de que um visitante clique no link e visite o seu site. Pouco adianta ter um site visualmente bonito se ele não tiver tráfego.

E mesmo que em um primeiro momento a pessoa não clique no link para o seu site, quanto mais a sua marca for vista em buscas de assuntos do seu interesse, mais conhecida ela se torna e assim como sua marca fica melhor posicionada. .

Blog

Os blogs têm diversas funções dentro de uma estratégia de brand positioning, entre elas melhorar o ranqueamento SEO e serem a plataforma de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Se as marcas se posicionam contando boas histórias, o blog é uma das ferramentas mais eficientes para isso, porque essa narrativa pode ser colocada nos mais diversos formatos simultaneamente, como textos, imagens, vídeos e podcasts. E o seu conteúdo pode ser replicado e divulgado nas mídias sociais.

Saiba tudo o que você pode fazer com um blog e aprenda como criar uma estratégia “matadora”. Baixe agora esse material gratuito.

Mídias Sociais

As mídias sociais são outra ferramenta ao alcance das pequenas empresas para ações de branding. Dependendo do formato que você decidir usar para criar o seu conteúdo, qual o seu público alvo e a sua estratégia, uma ou mais mídias sociais podem ser utilizadas:

As principais são:

Youtube.

Facebook.

Linkedin

Instagram

WhatsApp

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