Como fazer o posicionamento de marca em empresas pequenas

Posicionamento de marca é o espaço que  a marca ocupa na mente do consumidor. Quando esse é bem definido, os consumidores sabem o que esperar da marca e tem uma certa percepção de valor sobre ela, que influi tanto na escolha de um produto como no quanto se está disposto a pagar por ele. Neste artigo, vamos falar de estratégias para fazer o posicionamento da marca em pequenas empresas, com menos recursos para investir em marketing, mas muita disposição para o trabalho e vontade de fazer o seu negócio prosperar!

1 –  Defina o posicionamento de marca  que você quer ter, e seja coerente com ele.

Definir um posicionamento de marca significa tentar influenciar o consumidor para que ele tenha certas lembranças e sentimentos quando entra em contato com a marca ou alguma referência dela, como logos, jingle, slogan, mascote ou o próprio nome.

O brandbuilding, o processo de construção de marca que é feito pouco a pouco. Mesmo nas grandes empresas, com estratégias de marketing sofisticadas e grandes verbas para investir, o posicionamento de marca não é construído imediatamente. Ele leva um certo período para se consolidar.

O gestor da pequena empresa deve definir o que pretende passar ao público com uma estratégia de comunicação, e  se concentrar em entregar o que está sendo prometido, investindo no relacionamento com os clientes. 

Por coerência, entenda o seguinte: a percepção que o consumidor tem sobre uma marca está relacionada aos benefícios que ela entrega, que se tornam a promessa da marca, que pode ser explícita, ou não.

Exemplo prático: Academia de Jiu Jitsu

Vamos supor que você esteja abrindo uma academia de Jiu Jitsu no seu bairro. Você deve atentar a uma série de fatores como as devidas licenças e alvarás, um imóvel bem localizado, limpeza, etc…mas deve entender o que o seu cliente busca quando quer aprender essa arte marcial. Essa percepção foi o que fez com que os criadores dela, a família Gracie, conseguissem fazer dela uma marca brasileira reconhecida no mundo inteiro, o Brazilian Jiu Jitsu

Ou seja, se sua empresa entrega aulas de Jiu Jitsu, deve entender quem são os seus clientes. São pessoas que desejam conhecer uma modalidade que entrega técnicas de defesa pessoal, autoconfiança, condicionamento físico, estilo de vida saudável e saúde mental? Ou são pessoas que já entram pensando em se tornarem competidores profissionais, sonham migrar do Jiu Jitsu para o MMA e um dia chegarem ao UFC?

Parece algo muito distante? Pode parecer, mas antes de fundar o UFC, nos Estados Unidos, Rorion Gracie começou dando aulas na garagem, e trabalhando como faxineiro, para pagar as contas.

Quer um exemplo mais comum? Vamos supor que você  tem um restaurante. Você pode incluir na sua propaganda que o seu é o melhor restaurante japonês em uma certa região de São Paulo, que sua importadora tem os melhores mármores, ou que o seu hotel é o primeiro na cidade que oferece um coworking. 

Algumas dessas afirmações podem ser verificadas objetivamente, mas outras dependem de gostos e percepções pessoais, da imagem que as pessoas têm de uma empresa. Não há problema em relação a isso. Mas o que você precisa se preocupar é em ter produtos ou serviços que permitam a você defender o seu posicionamento. Ou seja, se você diz que é “o melhor”, precisa oferecer algo que, ao experimentar, as pessoas possam dizer que é, pelo menos, “um dos melhores”.

Relacionamento com o cliente é fundamental

Outro exemplo de estratégias que funcionou para fazer empresas pequenas se tornarem grandes foi investir no relacionamento com o cliente, . Um exemplo foi o da TAM, atual LATAM. A TAM superou todos os concorrentes que havia na época em parte graças ao carisma pessoal de Rolim Adolfo Amaro, o célebre Comandante Rolim. Ao receber os passageiros na porta do avião, mostrava o quanto eram importantes e valorizados. 

Quando falamos do posicionamento de marca para pequenas empresas, estamos falando em levar essa imagem, que é muito relacionada às pessoas que trabalham na empresa, para a estratégia de marketing, 

Estratégias de marketing para pequenas empresas.

Dependendo do ramo em que sua empresa atua, certas estratégias serão mais necessárias do que outras. Agora que você já sabe o que pretende oferecer ao mercado, e o que os consumidores podem esperar de sua empresa, vamos falar das estratégias de marketing acessíveis para quem tem orçamentos limitados, mas que são o mínimo necessário para sua empresa crescer. 

1 – Nome

Qual será o nome da sua empresa e da sua marca? Talvez eles sejam os mesmos, talvez seja diferentes, mas é importante ter um nome que faça sentido para para você e para o público que você quer atingir.

2 –Identidade visual

Uma marca é uma ideia que precisa se tornar visível e identificável. Daí o nome identidade visual. É o que vai ajudar o seu cliente a entender que produtos foram feitos por você, e quais não.  Entre os elementos de identidade visual que são fundamentais para o posicionamento de marca em empresas pequenas, estão:

Logotipos,

Símbolos,

Mascotes e personagens

Cores

Tipografia

Todos esses fatores compõem a identidade visual, e devem estar presentes em todos os lugares onde puderem ser vistos, de fachadas e uniformes a cartões de visita. Mas tudo seguindo uma ordem e uma estratégia, coerentes com o posicionamento buscado.

2 – Website construído com as melhores práticas SEO.

Tendo a sua identidade visual definida, o website deve ser construído de acordo com a identidade visual que você definiu, e com uma estratégia. Ele pode ser um site institucional, que explica o que você faz, um e-commerce ou um site criado para captar leads, cadastros. Isso vai depender da sua estratégia de negócio, mas pensando no posicionamento de marca de uma pequena empresa ele deve ser esteticamente bonito e construído de acordo com as melhores práticas SEO.

Melhores Práticas S.E.O

S.E.O significa (Search Engine Optimization), ou seja otimização para os motores de busca de sites com o Google.  Pense que o seu site é uma mídia em que as pessoas podem ver sua mensagem, mas para isso, ele precisa ser encontrado. Para isso, o SEO é fundamental. 

Blog

O Blog tem duas funções. A primeira delas é melhorar o ranqueamento S.E.O, do seu site para que ele receba tráfego orgânico, ou seja , tenha mais visitas gratuitas e consequentemente, sua marca tenha mais visibilidade. A segunda função é ser o lugar onde sua marca publicará o conteúdo que ajudará no seu posicionamento.

As possibilidades dentro do seu planejamento de conteúdo para posicionamento de marca são inúmeras, e vão depender da sua estratégia e de qual é o produto ou serviço ao qual a sua marca está associada.

Redes Sociais

Ter uma presença em redes sociais como o Instagram, Facebook ou Linkedin é fundamental. 

Tráfego Pago

Para o posicionamento de marca em empresas pequenas, vale a pena também investir em tráfego pago, como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads. 

Assessoria de Imprensa

Assessoria de imprensa é um dos mais eficientes meios de se fazer o posicionamento de marca para empresas pequenas, pois denota qualidade. Um mito a respeito dessa ferramenta é que ela seria uma exclusividade de organizações maiores, mas não é o caso. 

Conclusão

Investir no posicionamento de marca é importante para o sucesso da sua empresa. Tenha método, estratégia e disciplina, e mãos à obra!

 

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