Como divulgar sua marca durante a crise do coronavírus

Como divulgar sua marca durante a crise do coronavírus

A crise do coronavírus obrigou empresas a paralisarem ou reduzirem atividades, e colocou as pessoas em isolamento social. A situação é difícil para todos, que estão nesse momento tentando equilibrar suas contas e ajustar suas operações para passar pela quarentena. Mas enquanto isso, todas devem se preparar para o momento em que a crise terminar e elas possam voltar a vender. Por isso, é importante divulgar suas marcas.

Durante a quarentena do coronavirus, a maior parte da população das cidades está em suas casas, cumprindo um duro, mas absolutamente necessário, isolamento social, usando de maneira muito mais intensa que o normal a internet e as redes sociais. Ter um público ainda mais conectado é uma situação propícia a ações de marketing digital. Mas não se precipite. Pense nas razões pelas quais essas pessoas estão em quarentena e ajuste seu discurso.

Leve em conta o estado emocional das pessoas

No marketing digital, em qualquer situação, antes de pensarmos em públicos-alvo, devemos nos lembrar que nos dirigimos a pessoas, que têm emoções e sentimentos.  Do mesmo jeito que você, elas estão em casa há semanas, acompanhando as notícias da pandemia, mais nervosas, preocupadas e ansiosas que o normal. E com boas razões para isso.

Então, se mesmo em situações normais, as empresas devem tomar cuidado com as emoções e sentimentos que suas ações podem  provocar nas pessoas, e com a maneira que elas reagirão, durante a quarentena do coronavírus, esse cuidado deve ser redobrado. Isso não significa que você não deve fazer nada. Significa apenas que você deve tomar alguns cuidados adicionais, que listaremos a seguir.

Erros de comunicação que as empresas não podem cometer na crise do coronavirus

Há dois erros de comunicação que as empresas não podem cometer de jeito nenhum nesse momento de crise.

O primeiro deles é passar a mensagem de que não se importam com a situação difícil que não somente o país, mas o mundo, atravessa, não respeitando os sentimentos que as pessoas possam ter em relação a isso. Esse tipo de posicionamento pode ser classificado por muita gente como insensível e ofensivo, e costuma ser muito criticado nas redes sociais.

O segundo erro grave de comunicação é passar a impressão de que não somente não se importa, como não vê problema em tirar da situação o proveito que puder, sendo além de insensível, oportunista. Esse é outro tipo de posicionamento que as pessoas não costumam perdoar nas redes sociais.

É verdade que o conceito do que pode ou não soar ofensivo ou oportunista é subjetivo. E mesmo em situações menos extremas do que a crise do coronavirus e a quarentena, toda peça de comunicação corre algum risco de ser mal interpretada. Mas esse risco pode ser minimizado. Para isso, use um tom de acordo com o momento e não brinque, ou dê a entender que está brincando, com o que as pessoas entendem como sério.

Um exemplo claro de como esse erro pode custar caro foi a cerveja Corona, nos Estados Unidos, que pareceu brincar com a iminente chegada do coronavirus, e teve um grande prejuízo financeiro e de imagem. Clique aqui para saber mais.

Demonstre empatia nas suas ações de comunicação

Nesse mundo da quarentena do coronavirus, há dois tipos de empresa: aquelas que pararam totalmente , e só voltarão a ter operações e vendas quando o isolamento social acabar,  e aquelas que ainda conseguem manter algum funcionamento, mesmo que limitado, além daquelas que são consideradas atividades essenciais.

Os consumidores são aqueles que estão dentro de casa há semanas, preocupados, ansiosos e estressados.

Se sua empresa paralisou suas operações, não adianta investir em gerar vendas que você não tem como concretizar agora. Então, a melhor maneira de se comunicar com o público é trabalhar o brand recall, com alguma ação que ajude as pessoas a se lembrarem de sua marca, para que quando elas puderem voltar a comprar normalmente, sua marca seja a primeira a vir à mente delas. Veja alguns exemplos de empresas que fizeram isso.

Como devemos evitar aglomerações, os shows e eventos foram um dos primeiros setores afetados, com inúmeros cancelamentos e adiamentos. Os artistas acharam uma maneira de se manterem próximos ao seu público através das lives nas mídias sociais, que estão atraindo milhões de pessoas. Os sites de vendas de ingressos, para manterem seu relacionamento com o público, divulgaram em seus sites, e por e-mail marketing para a sua base de clientes, as datas e horários delas.

Já as empresas que têm operações de e-commerce, e ainda conseguem manter operações, adequaram sua comunicação ao momento delicado, estimulando as pessoas seguirem as orientações do Ministério da Saúde e ficarem em casa, dando sugestões de entretenimento baratas e viáveis para quem está em isolamento social.

Como manter o relacionamento do público com a sua marca durante a quarentena.

As grandes empresas têm mantido o relacionamento das pessoas com suas marcas através de ações em mídia de massa, como a televisão. Isso faz sentido para elas, porque a audiência da TV aumentou com o isolamento social e elas têm verba suficiente para isso. Se a sua empresa não tem, pode implementar ações de marketing digital, que você pode adaptar à sua capacidade de investimento no momento, e dão excelente resultado.

Algumas dessas ações podem ser feitas com um investimento financeiro baixo. Outras, podem ser implementadas sem custo financeiro, com o único investimento do seu tempo.

Como deve ser a mensagem

Em qualquer época, as ações de marketing digital mais eficientes em chamar a atenção das pessoas são aquelas que elas escolhem receber, porque se trata de um conteúdo que carrega uma mensagem que elas consideram valiosa. A marca lembrada é aquela que produziu e entregou às pessoas aquele conteúdo.

Para criar o seu conteúdo, leve em conta os seguintes critérios:

Utilidade

Sabendo quem são seus clientes, pense em um conteúdo que forneça orientação, que os ajude a passar pelo momento difícil da quarentena, que resolva um problema prático que eles têm nesse momento.

Informação

Crie um conteúdo que responda a alguma dúvida que o seu público possa ter sobre um determinado assunto, ou que provoque nas pessoas uma reflexão.

Entretenimento e diversão

Como já falamos, toda a comunicação deve ser no espírito do momento, não se deve brincar com o que é sério,  porque as pessoas estão preocupadas, estressadas e ansiosas. Mas isso não significa que não existe espaço para tentar alegrá-las. Elas estão, inclusive, precisando disso.

Dicas valiosas:

A sua estratégia de conteúdo pode conter um desses enfoques, utilidade, informação e entretenimento, ou todos eles. Tudo depende da sua criatividade, capacidade de produção e adequação.

Se o conteúdo da mensagem  se relacionar de alguma maneira, mesmo que indireta, com o que a sua empresa vende, ótimo! Mas isso não é absolutamente necessário se o seu objetivo é que a sua marca seja lembrada, e tenha uma  posição na sua mente e principalmente no  coração dos consumidores.

Principais formatos de conteúdo digital

Textos

Essa é a forma de conteúdo mais simples e barata de se produzir. Tudo o que você precisa para isso é de um editor de textos, como por exemplo o word do seu computador. Para saber o que criar, pense no que o seu público gostaria de ler. Para saber as palavra relacionadas a isso, utilize as ferramentas gratuitas que indicam as palavras-chave que elas estão buscando na internet, como o Google Trends e o Google Ads.

O texto é uma forma de linguagem que permite que você transmita uma informação mais complexa, e só exige de você uma razoável redação. Mas de todos os formatos de conteúdo digital, é o que exige mais concentração e interesse do leitor para que ele assimile a informação.

Imagens

Essa é a forma de conteúdo digital ideal para a assimilação de uma mensagem de forma instantânea. Mas lembre-se que o conceito deve ser razoavelmente simples de ser assimilado, e não deve dar margem a várias interpretações. Quando se trata da sua marca, seja cuidadoso.  

Você pode produzir imagens para  conteúdo digital usando editores de imagens simples, que você já tem, ou de bancos de imagem gratuitos, como o Pixabay. Para editá-las, use ferramentas online gratuitas como o  www.Canva.com

Infográficos

O infográfico é uma forma de conteúdo digital formada por textos, números e elementos gráficos, tornando mais fácil e rápida a assimilação de conceitos um pouco mais complexos, e que pode ser transmitida também de forma rápida. Para criar, utilize também o Canva, que tem alguns modelos pré-prontos que você pode customizar.

Vídeos

O vídeo é o formato de conteúdo digital cujo consumo mais cresce no mundo, e a mensagem pode ser assimilada pelas pessoas de maneira mais fácil.

Você pode gravar e editar um vídeo usando os recursos do seu smartphone. A única coisa que você precisa ter é uma razoável desenvoltura para falar em frente à câmera e não ter vergonha de se expor. 

Para que o vídeo dê o resultado que você espera e funcione bem para divulgar sua marca, explique nos primeiros segundos porque ele foi feito, o que a pessoa vai encontrar. Para ajudar, elabore um bom roteiro e ensaie bastante antes de gravar.

Melhores mídias para conteúdo digital.

Website

Se você já tem um site, ótimo. Se não tem, existem várias agências e web designers que estão trabalhando durante a quarentena em sistema home office e podem fazer um para você a preços muito competitivos. O registro do domínio, e a hospedagem também podem ser contratadas com um baixo custo, sem sair de casa.

O website permite que você utilize todos os formatos de conteúdo digital existentes, textos, imagens, infográficos e vídeos.

Blog

Você pode ter um blog da sua empresa de maneira independente, ou como parte do seu website, para atrair tráfego orgânico, ou seja, gratuito. O que você precisa saber é que o blog é uma mídia digital que permite que você poste conteúdo em todos os formatos: texto, imagem, infográfico e vídeo, e principalmente postagens que combinem todos eles.

Durante a pandemia, é uma excelente mídia digital para levar o conteúdo da sua marca ao seu público. Para saber como produzir conteúdo para blog, leia esse post.

Caso tenha interesse em saber tudo sobre blogs, faça o download desse material que ensina como fazer isso. É totalmente gratuito!

Google Ads

O Google Ads , antes chamado de Google Adwords, é o serviço de publicidade do Google, em que você pode fazer um pequeno investimento para trazer mais tráfego, ou seja, mais visitas para o seu site ou blog.

Para ele funcionar bem para você, antes de fazer a campanha, pesquise o volume de buscas de uma palavra-chave e a concorrência dela, ou seja, se há muita gente querendo a mesma palavra que você, o que torna o preço de um clique mais alto, já que o Google Ads funciona por uma espécie de leilão.  E foque sua campanha na região geográfica que você terá capacidade de atender quando a quarentena terminar.

E-mail marketing

O e-mail marketing, uma das ferramentas de marketing digital mais antigas, ainda funciona  muito bem e pode dar um excelente retorno.  Mas você precisa seguir alguns passos.

Não compre mailings prontos, mesmo que sejam atualizados e o preço seja acessível. Se essas pessoas nunca tiveram contato com sua empresa e sua marca, você não tem como saber elas terão algum interesse no que você tem para dizer. Além de ser ruim para a sua marca por ser um tipo de publicidade invasivo, é grande a chance de que os e-mails não sejam abertos, ou sejam deletados assim que recebidos, coisa que, se acontecer em grande quantidade, o sistema dos provedores pode detectar e bloquear a sua conta por praticar spam.  

Para ter um mailing que funcione, construa sua própria base de dados, com clientes e prospects que você já levantou, que saibam quem é você e o que você faz. No conteúdo, utilize imagens, textos e infográficos em arquivos leves. Se for incluir vídeos e imagens mais pesados, envie apenas o link no e-mail. Ou envie um link para que as pessoas acessem seu blog ou website.

Para enviar, utilize ferramentas gratuitas como o Mailchimp.

Redes Sociais

Conheça as principais redes sociais, e como você pode divulgar seu conteúdo e promover sua marca nelas. Você pode postar todo o seu conteúdo diretamente nelas, ou utilizá-las como uma maneira de atrair tráfego para o seu website ou blog.

Facebook  

Rede social mais acessada no mundo, com 2.3 bilhões de pessoas que acessam uma vez por mês e mais de 1.5 bilhões de pessoas acessando pelo menos uma vez por dia. No Brasil, são 130 milhões de usuários. No Facebook, você pode postar textos de qualquer tamanho, vídeos, imagens e infográficos.

No Facebook é possível conseguir um bom alcance orgânico, ou seja, gratuito, se você tiver um conteúdo de excelente qualidade. Mas mesmo assim, é recomendável investir uma pequena verba impulsionando postagens. De todas as mídias sociais, o Facebook é de custo mais baixo.

Instagram

Acessado por 64 milhões de brasileiros, é uma plataforma ideal para postar imagens e vídeos curtos, com pouco texto. Utilizando as hashtags é possível aumentar o alcance orgânico, mas também é recomendável o impulsionamento, a postagem paga, que pode ser feita através do Facebook, a quem o Instagram pertence.

Linkedin

De todas as redes sociais, é a que tem o perfil mais corporativo, no sentido de que as pessoas o usam para criar uma rede de contatos, trocar informações sobre oportunidades de negócio e compartilhar conteúdos de interesse. Se o seu negócio é B2B, Business to Business, o Linkedin é a mídia social ideal.

O impulsionamento, publicidade paga, tem um valor bem mais alto que no Facebook, com um custo de clique que acaba sendo acessível somente para empresas com um orçamento maior. Mas com um bom conteúdo, é possível alcançar um bom número de pessoas organicamente. O Linkedin tem 39 milhões de usuários no Brasil , e nele você pode postar textos, imagens e vídeos.  

Youtube

O Youtube é uma plataforma digital de publicação de vídeos, que por ter interação entre as pessoas, é também considerada uma rede social. Nela, você pode postar vídeos mais longos, e funciona principalmente para conteúdos em que você vai ensinar às pessoas como fazer alguma coisa.

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