Como produzir conteúdo para blog. Tudo que você precisa saber

Como produzir conteúdo para blog. Tudo que você precisa saber

Preparamos uma lista com 10 dicas com tudo o que você precisa saber para produzir conteúdo para blog. Com elas, suas postagens poderão chegar nas melhores posições das buscas.

1- Pesquise as palavras chaves

Para criar conteúdo sobre um tema, pesquise as palavras-chave mais utilizadas nas buscas sobre ele. Utilize a palavra-chave ao menos uma vez, mas faça também uma lista dos seus sinônimos. O Google é capaz de compreender o seu significado, identificando a intenção de busca do usuário.

Evite a repetição forçada da palavra chave. Além de prejudicar a qualidade do texto, a página pode ser penalizada por wordstuffing.

2 – Pesquise a concorrência pela palavra-chave

Pesquise qual a concorrência e o nível de dificuldade para conseguir um bom ranqueamento com uma palavra-chave. Ao se deparar com uma palavra muito disputada, não desista. Utilize variações.

Você pode conseguir essas informações através de ferramentas gratuitas como o planejador de palavras chave do Google Ads ou o Ubersuggest. O Sem Rush também é excelente, mas a versão gratuita tem um número limitado de pesquisas por mês. Use com sabedoria.

3 – Crie títulos atrativos

O título é a primeira parte do seu texto que as pessoas verão. Se ele não for atrativo, elas simplesmente não clicarão no link, e o seu esforço não produzirá resultado. Lembre-se: a palavra-chave tem que estar no título, o mais à esquerda possível.

Desperte a curiosidade do leitor. Crie a sensação de que ele perderá algo muito importante se não clicar naquele link. Apele ao senso de escassez, urgência ou explicação. Mas lembre-se: títulos são promessas feitas ao leitor, e devem ser cumpridas. Certifique-se de que o seu texto entrega o que promete.

4 – Organize a informação

 Um dos critérios que o Google utiliza para ranquear um texto é a maneira que a informação está organizada e hierarquizada. Se necessário, utilize as heading tags H1, H2, H3 etc… lembrando que o H1 é  título do texto, H2 os subtítulos e assim sucessivamente.

 5 – Tenha um propósito definido.

Para definir o seu tema e a palavra-chave que usará, você precisa definir qual o objetivo do post, e como ele se encaixa dentro da jornada de compra do produto que você está vendendo. 

Se o seu texto for para o topo do funil, seu principal objetivo será o de gerar tráfego.  Se for para o meio, deve conectar as necessidades do cliente às características do produto. E se for para o fundo do funil, é o momento em que você começa a falar da sua empresa e marca, explicando porque o seu produto é melhor que os dos concorrentes diretos.

6 – Conheça o assunto que vai abordar.

Os crawlers do Google atingiram um alto grau de sofisticação. Elas são capazes de identificar a semântica, o significado de cada palavra. Isso quer dizer que cada vez mais, o conteúdo de qualidade vai gerar um melhor ranqueamento nas buscas.

Mas não é só isso. Lembre-se que você escreve para o Google,para que as pessoas cheguem à sua página. Mas a partir do momento em que elas chegam, são elas que consomem o seu conteúdo.

Entenda o seu conteúdo como um produto que carrega a sua marca. O seu leitor o compra, pagando por ele com o seu tempo.

Algumas dicas valiosas:

Pesquise sobre o assunto que vai tratar. Coloque informações que o seu leitor considere valiosas porque são uteis e/ou interessantes.

Cheque e valide o que escreveu. Tome cuidado para não colocar informações erradas, desatualizadas ou genéricas demais. Informação de qualidade ajudará que você se posicione como uma autoridade no assunto e aumentará a percepção de valor sobre a sua marca.

Conheça o seu público.  O conteúdo deve criar conexões entre quem o fornece e quem o consome. Para isso, utilize as buyer personas. Elas são avatares semifictícios, que podem ser criadas entrevistando pessoas reais que fazem parte do público alvo. Assim, descobrimos quais seus desejos, necessidades, ambições, medos e “dores”. E através disso, criamos postagens com respostas para essas questões.

Conheça a linguagem da sua persona. Muitas vezes, as pessoas fazem parte de grupos específicos, que têm uma linguagem própria. Se o conteúdo que está criando tentar atingir essas pessoas no contexto desses grupos, utilize essa linguagem. Além de criar uma empatia com seu leitor, muitas vezes esses termos e expressões têm seu próprio volume de buscas

7 – Seja específico.

Apresentar informações valiosas sobre o tema da postagem é muito importante. Mas evite a todo custo uma armadilha que quem gosta de escrever e tem conhecimento sobre a assunto abordado cai com facilidade: Acrescentar muitas informações relacionadas para enriquecer o texto, e acabar se desviando do tema principal.

Entenda o Google como uma máquina que responde perguntas específicas. E que por isso, procura a resposta mais exata possível. Desviar o foco disso fará os crawlers entenderem que sua postagem não entrega essa resposta.

8 – Seja claro e direto

Para vender um produto ou criar percepção de valor de uma marca, o leitor precisa entender a mensagem que você quer transmitir. Seja claro e direto. Evite insinuações, metáforas ou meias-palavras.

 Respeite as regras gramaticais e ortográficas. O cuidado com que produz seu conteúdo diz muito sobre a sua empresa. Ele deve ser tão bom quanto os seus produtos. Antes de postar, faça uma revisão. Se possível, envie para um revisor externo. Não desperdice a oportunidade de causar uma boa impressão.

9 – Faça postagens do tamanho certo

Não existe um tamanho definido como correto para uma postagem. Use o bom-senso. Um texto muito curto dificilmente conterá toda a informação que você precisa colocar. Mas por outro lado, as pessoas não terão muita paciência para ler um material longo demais.

Coloque a informação relevante e evite a embromação.

10 – Publique conteúdos inéditos

O Google valoriza conteúdo original. Quando identifica uma cópia, mesmo que não haja a intenção de plágio e a fonte seja devidamente citada, a página pode ser penalizada nas buscas.

Nos casos em que a cópia é inevitável, faça com que ela se restrinja a alguns trechos, garantindo que a maior parte do texto seja original.

Nos casos em que a cópia é inevitável, faça com que ela se restrinja a alguns trechos, garantindo que a maior parte do texto seja original.

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