Mr. Beast é o maior youtuber do mundo porque tem uma estratégia de conteúdo para mercados internacionais.


Você provavelmente não conhece Mr. Beast.Mas se tem filhos com mais de 10 anos de idade, é quase certo que eles conheçam, e te expliquem que ele é o maior youtuber do mundo, posição que confirmou em 15 de novembro de 2002, quando seu canal alcançou 111,9 milhões de escritos. E esse sucesso é resultado de uma estratégia de conteúdo que trabalha muito bem as referências, e é adaptada para mercados internacionais.

Quem é Mr. Beast

Mr. Beast é o nome artístico de Jimmy Donaldson, que nasceu em Wichita, no Kansas. Estados Unidos e começou a fazer vídeos no Youtube em 2012, quando tinha 13 anos de idade.

Aos 16 anos se formou no segundo grau na Greenville Christian Academy, e atualmente, além do seu canal no Youtube, tem sua própria rede de fast food, o Mr. Beast Burguer , além de ações de filantropia, como os projetos TeamSeas e TeamTrees, voltados a arrecadar fundos para questões ambientais, que já levantaram 24 milhões de dólares em doações.

Mr. Beast planejou o seu sucesso

O Sucesso de Mr. Beast é resultado de um planejamento que o diferenciou da grande maioria dos produtores de conteúdo digital no mundo, um mercado que teoricamente não tem barreiras de entrada, mas que para não ser mais um entre milhões, é preciso uma estratégia de conteúdo.

A estratégia de conteúdo de Mr. Beast

A estratégia de conteúdo de Mr. Beast  pode ser encontrada em qualquer tutorial de como ser um youtuber de sucesso: Vídeos  de duração média, nem muito longos, nem muito curtos, com uma boa imagem na miniatura, título objetivo e chamativo. Mas seu sucesso, e onde ele inovou, veio por fases.

Mr. Beast entendeu como funciona o Algoritmo do Youtube e o que o seu público quer

Algoritmos de redes sociais, e o Youtube pode ser entendido como se fosse uma, têm a sua lógica, mas nunca se pode esquecer é que, do outro lado da tela, existem pessoas que querem ver algum tipo de conteúdo. E para viralizar na internet, antes de interromper as pessoas com algo que você quer dizer, precisa criar algo que as pessoas queiram ouvir. Precisa criar uma audiência. E para isso, . precisa atrair pessoas.

Mr. Beast largou a faculdade em 2016 para descobrir como um vídeo se torna viral no YouTube. Formou uma equipe de amigos e começou a analisar o que fazia sucesso no Youtube. Em uma entrevista à Bloomberg, ele contou que sua rotina era  acordar, estudar o YouTube, estudar vídeos, estudar cinema e ir para a cama.

O primeiro vídeo de Mr. Beast que viralizou foi um em que ele se sentou em uma cadeira por 40 horas, e contou de zero até 100 mil. “CONTEI ATÉ 100.000!”, Desde sua estreia em 8 de janeiro de 2017, já obteve dezenas de milhões de visualizações.

Mr. Beast adaptou para o Youtube modelos de conteúdo que fazem sucesso na TV há décadas.

A estratégia de conteúdo é inteligente porque trouxe para a o formato do Youtube algo que já fazia sucesso há décadas na televisão. Indo ao extremo pelo puro entretenimento, realizando desafios bizarros como assistir a um vídeo de rap de outro Youtuber rodando em loop por 10 horas, passar 24 horas em uma prisão, passar 24 horas em um asilo e outras 24 horas em uma ilha deserta.

Mr. Beast investe na criação de conteúdo.

Além de passar por esse desafios, Mr. Beast também envolve outras pessoas, como por exemplo, em um vídeo que custou a “bagatela” de 1,2 milhão de dólares somente em produção, e que presenteava com 1 milhão de dólares, que conseguisse ficar mais tempo com a mão sobre uma pilha de dinheiro.

Jimmy Donaldson, ou Mr. Beast, explica que seus vídeos levam meses de preparação. Embora alguns deles ainda tenham um ar de “tosqueira” e improviso que faz parte do espírito do Youtube, não se se engano. Muitos deles consomem dias de filmagem, e obviamente, muito mais de produção e edição.

Ou seja, para ser outro Mr. Beast, e ganhar o que ele ganha, você pode começar somente com uma boa ideia e uma câmera de celular. E pode dar certo. Mas  em algum momento será preciso investir o que ele investe.

Mr Beast organiza seu conteúdo para ele ser achado com mais facilidade

Para ser achado com mais facilidade pelo algoritmo do Youtube e do próprio Google, que é dono da plataforma de vídeos mais popular do mundo, Mr. Beast organiza seu conteúdo em diversos canais menores voltados a conteúdos específicos, como

Mr. Beast Gaming

Mr Beast reacts

Mr. Beast Shorts

Beast Philanthropy

Mr. Beast 2

Mr. Beast Brasil, Mr. Beast Espanhol, Mr. Beast Índia, Mr. Beast China…

Mr. Beast tem uma compreensão de seu conteúdo como um produto. E como qualquer produto, quando quer atingir os mercados de outros países, precisa passar por um processo de internacionalização, ou seja, se adaptar às características e exigências do mercado para o qual quer vender.

No caso de. Mr. Beast, isso inclui traduzir o seu conteúdo para os mercados que quer atingir. Para a toda a América Latina, do México à Argentina, e à própria Espanha, ele tem um canal em Espanhol.  Para o Brasil, ele tem um canal dublado em Português.  Para a China, um canal em Mandarim , mesmo que esse seja um mercado que tem certas restrições ao conteúdo de internet criado fora de suas fronteiras, e até um canal dublado em Hindi, para a Índia..

O que é interessante no caso da Índia, uma das maiores economias do mundo,  é que o Inglês é uma das línguas oficiais do país, e os indianos provavelmente não teriam dificuldade em compreender o conteúdo que ele publica.

Mas Mr. Beast entende que quando ele cria um vídeo, está lidando com os sentimentos das pessoas. Quanto mais o seu conteúdo for feito pensando naquele público específico, mais sentimentos positivos em relação a ele e à sua marca ele despertará.

Porque Mr. Beast faz sucesso

Mr. Beast faz sucesso, na nossa opinião, porque, além de todas as razões que já colocamos, adaptou fórmulas que já existiam em outras plataformas de audiovisual, especialmente a televisão, para o formato do Youtube, e isso vai muito além da participação de celebridades, que trazem seu próprio público, como convidados especiais, e colocar em jogo um grande prêmio, como muito dinheiro, uma Lamboghini, um avião e até uma ilha particulares.

O que Jimmy Donaldson entendeu, para se tornar Mr. Beast, é que o público gosta de ver pessoas normais em situações extremas, ou até “pagando algum mico”, especialmente quando estão disputando um grande prêmio.

Mais isso está longe de ser novidade. Pessoas “pagam mico” em público há décadas, em programas de calouro como os de Silvio Santos, Raul Gil e do falecido Chacrinha, inclusive com alguns jurados especialmente rigorosos e até “cruéis” em suas avaliações. E saber o que as pessoas seriam capazes de fazer por um grande prêmio é o que faz com que elas assistam a reality shows como o Big Brother, No Limite ou A Fazenda.

Mas, diferentemente de suas inspirações que vieram da TV, Mr. Beast também paga os seus micos em público, não diferente do que fazem as pessoas que se candidatam aos prêmios, o que faz com que as pessoas se identifiquem mais com ele, e sintam que por baixo do personagem, tem um Jimmy Donaldson.

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