A comunicação hoje é uma disputa. Não só entre a sua mensagem e a de concorrentes que usam a mesma mídia, como com outros que utilizam outras mídias. Inclusive, aquelas que até algum tempo atrás, tecnicamente nem poderíamos chamar assim, como uma caixa de pizza delivery ou a cancela do estacionamento de um shopping center.
Em um único dia, uma pessoa que mora em qualquer grande cidade do mundo entra em contato com milhares de marcas, sendo impactada por elas em maior ou menor grau.
Ao mesmo tempo, essa pessoa é um consumidor cada vez mais empoderado, que consome conteúdo como, quando e onde quiser, nos mais variados dispositivos digitais, como smartphones, computadores e tablets, além das formas mais tradicionais de mídia de massa, como televisão, rádio, jornais e revistas.
Esse consumidor empoderado escolhe o conteúdo que irá consumir e a mensagem que irá receber, descartando o que não for interessante.
Se a sua empresa deseja uma estratégia de conteúdo que atraia e cative o seu público entre em contato com a Dupla Inteligência Editorial.
O Inbound Markting, é um conceito que existe para tornar as prospecções ativas mais eficientes, atraindo os clientes certos.
Um esforço de vendas tradicional consiste em ofertar um produto a um provável cliente sem saber se ele entende como aquela solução funciona, o benefício que ela pode trazer, e por isso o seu valor, e finalmente, se ele está no momento certo para comprar.
Por isso, muitas vezes bons profissionais de venda gastam muito tempo e recursos para prospectar clientes, agendando reuniões a apresentações que nem sempre geram propostas comerciais. E dessas, por sua vez, apenas uma pequena parte se concretiza em negócios.
O inbound Marketing consiste em entender quem é o cliente que a sua empresa procura. Quais são os problemas, dúvidas ou interesses que essa pessoa pode ter. E publicar no Google, Mídias Sociais e no seu blog, conteúdo que vai atrair essa pessoa, porque oferece uma resposta a essas perguntas.
Utilizando um sistema de automação de marketing, que facilita que se gerencie todas as fases do processo, sua empresa pode oferecer a essa pessoa o conteúdo que interessa a ela, que só precisará fazer um cadastro. Esse é o primeiro passo de um processo em que a pessoa se torna um lead, e poderá ir aprendendo sobre as vantagens que o seu produto oferece. Da mesma maneira, você pode ir aprendendo sobre o seu cliente.
Assim, quando chega o momento de se fazer uma oferta, o cliente já sabe bastante sobre sua empresa e seu produto, o que é muito importante, já que ninguém dá valor ao que não conhece. Ao mesmo tempo, você já sabe bastante sobre o cliente, podendo fazer uma oferta muito mais ajustada e assertiva.
Muitas pessoas utilizam os termos Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo como se fossem sinônimos. Mas não é o caso. O inbound é uma das maneiras em que se pode utilizar conteúdo dentro de uma estratégia de marketing. Mas não é a única.
Mas é importante entender que o conteúdo é a pedra fundamental dessa ferramenta. São necessários também a contratação de um bom sistema de automação de marketing para administrar o processo. E também o investimento em Google Ads e impulsionamentos em mídias sociais, especialmente no começo. Mas nada disso dará resultado sem o conteúdo adequado.
Todo o processo do inbound começa através de um cadastro, em que um cliente fornece informações, como nome e e-mail, em troca de conteúdo.
Esse conteúdo pode ser acesso a uma página na internet, um vídeo ou infográfico ou um material para download, como um e-book.
Embora não haja uma transação financeira envolvida, existe um processo de troca em que as pessoas fornecem uma informação valiosa em troca de conteúdo.
Por isso, consideramos que essa é a primeira venda que é feita a essa pessoa. Ela “comprou” esse material, que carrega a marca dos clientes da Dupla, dando em troca seu tempo e suas informações.
Ele deve alcançar, ou exceder, as expectativas que essa pessoa tem sobre ele.
Para criar o conteúdo, tão importante quanto a qualidade editorial é conhecer para quem ele foi criado, investindo em pesquisas de persona ideal. O conteúdo certo atrai a pessoa certa. Ou, como você já deve ter ouvido em algum lugar, o conteúdo qualifica.
Inbound Marketing é um investimento acessível, que qualquer empresa pode fazer. Mas para saber se é a melhor solução para sua empresa é preciso entender como ela vende e principalmente, como o seu cliente compra.
Mais especificamente, qual é a jornada de compra pela qual ele passa para adquirir o seu produto.
Explicando de outra maneira, caso o seu processo de vendas seja longo e com várias fases, como por exemplo:
- Explicar o que é o seu produto e qual problema do cliente ele resolve;
- Contornar objeções do cliente quanto a ele realmente ter necessidade de uma solução como essa;
- Mostrar que de todos os fornecedores dessa solução, sua empresa é a melhor;
- Discutir preços e condições de pagamento.
Se seu processo de vendas passa por todas essas fases de uma maneira perceptível, o Inbound Marketing pode trazer excelentes resultados.
O Conteúdo de Marca, nome pelo qual o Branded Content também é conhecido, é a forma mais antiga de marketing de conteúdo, antecedendo o próprio surgimento da Internet, utilizando mídia impressa.
É uma forma de marketing de conteúdo em que uma empresa ou marca produz e divulga um conteúdo com um objetivo específico, como agregar valor a uma marca ou criar no consumidor desejo por um serviço ou produto. Mas sem oferta-lo diretamente.
Alguns exemplos muito conhecidos de branded content, que inclusive utilizam a mídia impressa como plataforma, são o Guia Michelin e o Caléndário Pirelli. No Brasil, podemos citar como exemplo as revistas de bordo das companhias aéreas, a Audi Magazine e a Revista Monet.
Todos esses eram projetos excelentes, com conteúdo de excelente qualidade. Mas como pode-se perceber, eram projetos que exigiam um grande investimento, devido aos custos de impressão e distribuição.
Hoje, distribuindo o conteúdo pela plataforma digital, praticamente qualquer empresa pode utilizar o branded contente em sua estratégia de marketing, seja em um formato mais “puro”, seja em estratégias de blogging ou inbound marketing.
De todas as estratégias de marketing que utilizam o conteúdo como ferramenta, o blog é a que exige o menor investimento, mas uma das que pode trazer o maior retorno, sendo uma plataforma tanto para o branded content como para o inbound marketing.
Além de aumentar o tráfego orgânico das páginas do seu site, o blog é uma forma extremamente eficiente de comunicação com o seu público. Através do blog, pode-se publicar conteúdo para posicionar e agregar valor à sua marca, criar desejo pelos seus produtos, e muito mais.
Se sua empresa precisa de uma estratégia de conteúdo eficiente, adequada às suas necessidades e ao seu orçamento, procure a Dupla Inteligência Editorial agora mesmo!