O que você realmente precisa saber sobre marketing de atração


Marketing de atração, ou inbound marketing, traduzindo para o português, o “marketing do funil” , como o próprio nome explica, é uma técnica em que, ao invés de você interromper uma pessoa que você não sabe se teria algum interesse em comprar o seu produto, você convida as pessoas a ouvir sua mensagem,  e elas escolherão fazê-lo por livre e espontânea vontade.

O Marketing de atração é uma das formas de marketing de conteúdo, embora não seja a única, sendo os sistemas de automação de marketing, blogs, e-books e mídias sociais outras ferramentas de marketing de conteúdo.

O Marketing de atração funciona para você?

Você já pode ter ouvido alguém falar que acreditou no marketing de atração e contratou uma agência, ou montou uma estrutura interna que produziu dúzias de textos e artes para blogs e mídias sociais, e até mesmo contratou um caríssimo sistema de automação de marketing, mas não trouxe resultado.

Mas, antes de acreditar que “esse negócio não funciona”, ou de investir mais um centavo sequer, você precisa compreender o que realmente significa marketing de atração, e aceitar uma verdade: O seu cliente não está nem aí para você.

É isso mesmo. O seu cliente não se importa com você, com o que você faz, ou o que você vende. O seu cliente só se importa com ele mesmo. E não, não estou afirmando que todas as pessoas do mundo são egoístas insensíveis. Mas é um fato que os seres humanos se preocupam em resolver os próprios problemas e necessidades.

O marketing de atração consiste justamente em fazer o cliente descobrir que você é quem pode resolver essa necessidade que ele tem. Para isso é necessário que ele chegue até você (atração) , inicie alguma forma de contato (conversão), feche negócio com você e finalmente fique encantando com você, tendo a certeza de que fez um excelente negócio, porque você é o melhor no que faz.

Fácil de falar e difícil de fazer? Na verdade, não.

Mas para o marketing der atração funcionar, você precisa entende-lo como conceito.

O que você não entendeu sobre marketing de atração

O princípio básico do Marketing de Atração, que você precisa entender para ele funcionar para você é que não se trata de você, se trata do seu cliente. Dos seus problemas, das suas necessidades, que às vezes são chamadas genericamente de dores.

É para essas dores que as pessoas buscam soluções. O Marketing de Atração consiste justamente em oferecer a elas as soluções que elas buscam.

Sim, o seu objetivo é vender, mas haverá o momento certo para isso. O Marketing de Atração funciona com um conteúdo de atração, que deve ser isento do discurso de vendas. Não é o momento de oferecer o seu produto ao cliente, porque ele não está no momento certo de fazer a compra.

Características do Marketing de Atração

O marketing de atração responde a uma necessidade.

O Marketing de atração consiste em responder à uma necessidade do seu público, resolver uma dor que essas pessoas sentem. A mesma pessoa pode ter diversas dores, desde escolher de qual restaurante vai pedir seu jantar, o que irá comprar de presente para o dia das mães, dos pais, das crianças ou dos namorados, ou qual consultoria irá contratar para resolver um determinado problema em sua empresa.

Você atrai o seu público ao ajudar a resolver a dúvida que ele tem a respeito desses assuntos. Mas lembre-se que esse é o momento de ser um conselheiro, não um vendedor.

O marketing de atração é consistente e coerente com a sua promessa.

Quando nós escrevemos um título como O que você realmente precisa saber sobre marketing de atração, fizemos uma promessa ao leitor, que precisa ser cumprida. Então, esse texto tem que explicar como o Marketing de Atração funciona. Se você achar que esse texto não atende suas necessidades. Você vai simplesmente parar de lê-lo, e nós teremos o efeito contrário da atração: a rejeição. Tudo o que não queremos.

Então, o seu conteúdo de atração deve ser corresponder à necessidade, ou dor, que se propôs a resolver. A escolha de um restaurante para pedir uma refeição delivery é uma escolha relativamente rápida, para um investimento baixo, que vai resultar em uma experiência rápida.

Já a escolha de um presente para uma data comemorativa pode levar mais tempo, por envolver um desembolso maior para quem compra e uma satisfação, ou frustração, muito mais duradoura para quem recebe.

Finalmente, a contratação de uma consultoria para a sua empresa é uma escolha que pode durar alguns meses, ou até mais, por envolver um desembolso muito maior e uma expectativa de retorno também maior.

Então, o seu conteúdo deve levar em conta a quantidade e qualidade da informação que você precisa oferecer ao seu público para que a sua estratégia de marketing de atração dê resultado.

Se comunica em um nível pessoal

O marketing de atração funciona melhor se o texto tiver o tom e o estilo de uma conversa de pessoa para pessoa, como se fosse um bate papo informal entre amigos que confiam um no outro para ter um conselho sobre alguma questão.

Mesmo se o conteúdo exigir o uso de alguns termos mais técnicos, ou que pertençam ao jargão profissional de alguma área, sempre vai funcionar melhor se mantiver o tom de conversa pessoal.

O marketing de atração é envolvente

Se estamos falando de uma conversa de nível pessoal, se coloque no lugar do ouvinte. Qual seria o seu interesse em conversar com alguém que não tem nada de interessante para falar? Nenhuma informação, ou ponto de vista diferente, algo que seja instigante, envolvente, e capaz de entreter e engajar, que crie em você o desejo de discutir aquele assunto?

Você sabe que conseguiu criar um conteúdo de atração capaz de envolver e engajar quando percebe que o assunto que você propôs ali é discutido, não somente na sua conta nas redes sociais, mas fora delas.

Uma das maiores virtudes do marketing de atração é saber entreter as pessoas. Quando elas se relacionam com o seu conteúdo, se relacionam também com a sua marca.

O Marketing de atração ajuda o seu posicionamento de marca

Não pense o seu conteúdo de atração somente como algo que vai servir para atrair quem ainda não te conhece. Ele serve também para convidar as pessoas a voltarem. Porque é uma característica do ser humano sempre retornar para onde ele foi feliz.

Quando as pessoas volta, porque querem saber mais sobre o que você tem a dizer, significa que elas muito provavelmente tem uma opinião favorável a seu respeito, e com o tempo você vai construindo uma reputação de ser um dos melhores, ou até o melhor do seu mercado.

A hora de vender

E aí, vamos nos lembrar de uma das primeiras coisas que dissemos nesse post. Existe um momento para falar sobre você, e o que você vende. Esse momento é quando não somente o seu público quer ouvir o que você tem a dizer, como já o considera um dos melhores do seu mercado, dando mais valor ao que você oferece e considerando justo o preço que você pede.

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