Como produtor de conteúdo, especialista em marketing de conteúdo, muitas vezes me encontro na posição de convencer as empresas de que blogging é um bom investimento de marketing. Começar um blog requer muita preparação, planejamento e pesquisa. E manter um é trabalhoso, porque requer muita adesão e os resultados normalmente não são imediatos.
Então, existem algumas barreiras a serem superadas, especialmente para empresas com pequenos orçamentos de marketing e margens de lucro estreitas. No entanto, ainda acredito que os blogging é uma estratégia de marketing de importância crucial para qualquer negócio moderno, seja online ou físico, e nesse artigo, vou explicar as razões
Blogging é uma maneira eficiente de atrair tráfego para o seu site
Seu site é importante para o seu negócio, seja um e-commerce, uma loja física, uma consultoria, um coworking …, mas como as pessoas encontram seu site se elas nunca ouviram falar de você antes, e não teriam razão nenhuma para visitar o seu site?
Elas precisam descobrir sobre você em algum lugar. Postagens em mídia social são boas, e no começo seus amigos podem dar uma força, curtindo, compartilhando e comentando, aumentando seu engajamento. Mas as pessoas precisam de algo para compartilhar além do seu catálogo de preços.
Faça uma autoanálise sincera, e pergunte a você mesmo: Alguém que não é meu amigo, conhecido, colega…que motivo teria para compartilhar a minha postagem, e fazer com que ela eventualmente chegue a quem , efetivamente, pode se tornar meu cliente, comprar meus produtos ou serviços? Pois é! Nem sempre aquelas pessoas que estão no nosso círculo mais próximo são os nossos clientes ideais.
Você pode investir em anúncios pagos, mas eles exigem um investimento inicial para obter tráfego, que desaparece quando você para de pagar. O marketing por e-mail é bom, mas só funciona para pessoas que já optaram por entrar em sua lista de e-mails. Mailings prontos são perigos que você deve evitar, que podem fazer, inclusive, com que seu e-mail seja considerado um spammer pelos servidores.
Um blog com textos otimizados de acordo com as melhores prática SEO faz com que seu site seja listado nos resultados de pesquisa do Google e isso leva as pessoas ao seu site. Forneça a eles o conteúdo que eles desejam ver e eles o encontrarão quando procurarem.
2. Os blogs criam autoridade e confiança.
Blogging é uma maneira de mostrar seu conhecimento sobre seus produtos, seu nicho e sua indústria. Quando um usuário está interessado em comprar um produto e pode escolher entre você e um concorrente, qual ele escolheria? Tudo o mais sendo igual, eles escolherão a marca que acharem mais confiável.
Um blog é difícil de manter, o que significa que ter um é um sinal do esforço que você está colocando em seu negócio. Se você não tem blog (ou seu blog é de baixa qualidade ou usa conteúdo copiado), é um sinal de que sua empresa pode não ser confiável. Os clientes querem comprar com marcas em que possam confiar.
3. Os blogs fornecem conteúdo de mídia social.
A mídia social é um excelente canal para alcançar um novo público e capturá-lo, mas o que você vai postar? A grande maioria das postagens feitas por empresas nas mídias sociais são links para o conteúdo do blog porque o conteúdo do blog é muito mais fácil de compartilhar e promover do que páginas de produtos, páginas de destino ou postagens sem links.
Cada postagem de blog é uma oportunidade de compartilhá-la como um link no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e muito mais, e muitas vezes mais de uma vez.
4. O conteúdo do blog pode ser reaproveitado.
Investir em um blog não é apenas investir em um blog. É investir em conteúdo, conhecimento e autoridade. Você pode pegar essa postagem do blog e convertê-la em várias formas de conteúdo e mídia, todas as quais podem atingir diferentes públicos em diferentes lugares e em diferentes momentos.
Uma postagem pode ser convertida em um script e lida em voz alta como um podcast ou postagem de áudio. Esse áudio pode ser definido como animação ou ação e transformado em um vídeo do YouTube.
O roteiro pode ser reduzido e transformado em um infográfico ou até mesmo em um conjunto de slides. Você não está apenas criando uma postagem no blog; você está criando um recurso.
5. Os blogs se comunicam com clientes em potencial.
Blogging é o tipo de publicidade não unidirecional. Você pode se comunicar com seus clientes, tanto pessoal quanto implicitamente.
Em um nível direto, um blog permite que você responda a perguntas e preocupações que seu público tem. Se o seu público tem um ponto problemático, você pode abordar como resolvê-lo com seu blog.
Se eles tiverem uma preocupação com seu produto ou setor, você pode amenizar essas preocupações com uma postagem. Se eles tiverem dúvidas, eles podem perguntar nos comentários de uma postagem, e você pode usar isso para respondê-las diretamente ou inspirar uma postagem de blog totalmente nova, ou ambos.
Em um nível indireto, você pode avaliar no que seus usuários estão interessados por quais postagens de blog se tornam populares e como eles se envolvem com essas postagens. Isso pode guiá-lo em direções inesperadas, mas lucrativas.
6. Os blogs constroem a liderança de pensamento individual.
Blogging não é apenas um recurso para o seu negócio; é um recurso para você. Eu recomendo fortemente que qualquer empresa que administre um blog crie uma conta de autor para seu CEO. As postagens do blog são atribuídas a esse indivíduo, que pode aproveitar esse portfólio de conteúdo, experiência e opiniões para abrir novas portas, posicionar-se como uma autoridade e construir relacionamentos com outras pessoas.
7- Blogging abre oportunidades de networking.
Blogging pode se uma maneira de fortalecer seu networking. Os blogs podem se tornar populares. Outras pessoas podem querer trabalhar com você para criar conteúdo para o seu blog ou para o blog delas. Os blogueiros da indústria podem pedir suas citações e opiniões para uma postagem de resumo. Os influenciadores podem entrevistá-lo para obter conteúdo. Você pode aproveitar seu blog para alcançar repórteres e jornalistas. Muitas portas se abrem para você quando você tem um blog bom e bem administrado anexado ao seu negócio.
8 – Blogs são ativos que se valorizam com o tempo
Os blogs não desaparecem. Se você estiver fazendo o mínimo o tempo todo, talvez os padrões avancem e você fique para trás, mas raramente é o caso. Os blogs tendem a se agravar com o tempo.
Quanto mais conteúdo você tiver, mais autoridade e influência você construirá, e mais rápido ele será capaz de continuar a produção de conteúdo. Um blog pode não ter muito retorno sobre o investimento no primeiro ano, mas no terceiro, pode ser responsável por mais da metade de suas vendas.
Conclusão
Os blogs são, na minha opinião, indispensáveis para um negócio moderno. É um grande investimento, sim, mas paga retornos enquanto você o mantiver.