O posicionamento de uma marca é o espaço que ela ocupa na mente do consumidor. Quando esse posicionamento é bem definido, o consumidor sabe o que esperar daquela marca e tem uma certa percepção de valor sobre ela, que influi tanto na escolha de um produto como no quanto se está disposto a pagar por ele.
Para fazer o posicionamento da marca de uma pequena empresa, com menos recursos para investir, elaboramos esse guia passo a passo.
1 – Defina o posicionamento e seja coerente com ele.
O ato de posicionar a marca pode ser definido como tentar influenciar o consumidor para que ele tenha certas lembranças e sentimentos quando entra em contato com a marca ou alguma referência dela.
É um processo de construção que é feito pouco a pouco. O que o gestor da pequena empresa deve atentar, no momento de posicionar a marca é analisar qual a sua possibilidade real de ser coerente com o posicionamento que está tomando.
Por coerência, entenda o seguinte: a percepção que o consumidor tem sobre uma marca está relacionada aos benefícios que ela entrega, que se tornam a promessa da marca, que pode ser explícita, ou não.
Ao planejar as ações para o posicionamento, o gestor deve analisar o quanto está pronto para entregar o que foi prometido, ou quanto precisa investir em tempo e recursos para isso., lembrando que o marketing digital tornou o posicionamento de marca acessível a empresas de qualquer tamanho.
Nos focaremos agora nas ferramentas comprovadamente eficazes de posicionamento de marca.
1 – Conceito e identidade visual
Uma marca é uma ideia, que tem manifestações visíveis na forma de logotipos, símbolos, mascotes e identidade visual como um todo, como cores específicas. Dentro de uma ação de posicionamento de marca, tudo isso deve estar de acordo com o posicionamento buscado.
2 – Website.
Tendo a sua identidade visual definida, o website deve ser construído de acordo com o posicionamento que se deseja para a marca. Cores, elementos gráficos, imagens e conteúdo devem ser cuidadosamente escolhidos para que cada visitante do site tenha da sua marca a impressão que você deseja que ele tenha.
3 – Melhores Práticas S.E.O
O S.E.O. é o que tornou ações de posicionamento de marca, antes exclusivas de grandes empresas, que tinham acesso à mídia de massa, possíveis para qualquer empresa. A razão é a seguinte: O Google tem 2 trilhões de buscas por dia. Entre as bilhões de pessoas que fazem as buscas, está o seu público-alvo, para quem você quer posicionar a sua marca.
Então, não somente o seu site ser achado nas buscas orgânicas como as intenções dessas buscas devem ter algum tipo de relação com o conceito da sua marca. Para isso você deve ter uma boa estratégia de conteúdo e publicá-lo em um blog.
3 – Blog
O Blog tem duas funções. A primeira delas é melhorar o ranqueamento S.E.O, do seu site e fazer com que ele tenha mais visitas e consequentemente, sua marca tenha mais visibilidade. A segunda função é ser o lugar onde sua marca publicará o conteúdo que ajudará no seu posicionamento.
As possibilidades dentro do seu planejamento de conteúdo par posicionamento de marca são inúmeras, e vão depender da sua estratégia e de qual é o produto ou serviço ao qual a sua marca está associada.
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4 – Google Ads
Embora o conteúdo seja o mais importante, o ranqueamento nas buscas não acontece instantaneamente. Então, é recomendável investir também nas buscas pagas. É importante nesse caso fazer uma boa pesquisa de palavras chave, e saber quais são aquelas que se relacionam às ideias que fazem parte da sua marca.
5 – Mídias Sociais
Teoricamente, qualquer mídia social pode funcionar para fazer o posicionamento de marca de uma empresa pequena. Afinal, as pessoas que fazem parte do público-alvo podem ter contas em várias delas, como o Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, Youtube, etc…
Atualmente, todas comportam vários formatos de conteúdo. Por exemplo, os vídeos, antes uma exclusividade do Youtube, podem ser publicados no também no Instagram, Facebook e Linkedin.
Para decidir qual mídia social irá usar, conheça bem quem é o seu público alvo, a que tipo de produto ou serviço a sua marca está relacionada, e como você quer posicioná-la. Da mesma maneira que as mídias tradicionais, as mídias sociais geram contextos, que fazem com que as pessoas prestem mais atenção a um determinado assunto quando ele chega a elas através dessas mídias.
Um outro ponto é o formato do conteúdo e a frequência e quantidade com que você consegue produzi-lo. O mesmo conteúdo pode ser produzido em textos, imagens estáticas, vídeos e podcasts. Dê preferência ao conteúdo que você consegue produzir com regularidade e qualidade.
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