O que você precisa saber sobre SEO


SEO significa Search Engine Optimization, ou em português, otimização para mecanismos de busca. Nesse artigo, vamos explicar o que você precisa saber sobre o SEO, que é como tornar o seu site mais amigável aos mecanismos de busca e assim divulgar seus produtos, dar visibilidade e  posicionamento às sua marcas e, claro, gerar leads e vendas.

O SEO traz resultados não somente nas vendas, mas no processo que leva` à venda, em toda a jornada de compra do seu cliente, que inclui você divulgar a sua marcar para gerar familiaridade, explicar os atributos do seu produto para gerar percepção de valor, e até mesmo relacionar sua marca a valores e conceitos, para conseguir posicionamento.

E todos esses processos podem ser feitos usando um único canal de comunicação, seu site. Vamos explicar então, como o SEO traz resultado para as vendas e o marketing.

Como o SEO traz resultado em vendas.

Sempre que você faz uma busca no Google, aparece como resultado uma série de links para sites, blogs, vídeos ou até para páginas de redes sociais.

Se você prestar atenção, vai perceber que entre os resultados, aparecerão no topo, e também no fim da páginas, os links pagos, que você pode identificar através de uma inscrição indicando anúncio, que foram feitos através do Google Ads, a ferramenta de publicidade do Google.

Os links que aparecem sem a sinalização de anúncio são os chamados resultados orgânicos, que são as melhores respostas que o Google achou para a pergunta que você fez na busca. E o critério que o Google usa para definir quem estará entre os 10 primeiros, na primeira página, que você provavelmente clicará, e quem estará em 50º, 100º ou 500º lugar, que você muito provavelmente não lerá se chama SERP (Search Engine Record Position).

O resultado que o SEO traz na prática é o seu site estar bem-posicionado nas buscas que interessam a você em termos de marketing e vendas, sem que você dependa exclusivamente do investimento em cliques pagos. E não estamos falando aqui que você não possa ou não deva investir em cliques pagos em algum momento, inclusive porque conseguir resultados orgânicos pode levar algum tempo.

O que estamos afirmando é que com certeza vale muito a pena para você investir em estar bem-posicionado na busca orgânica. Não somente porque o custo por um clique pode subir bastante se aparecerem concorrentes pela mesma busca, já que o Google Ads é um sistema em que quem paga mais e melhor, aparece mais, como existe a questão de quantos cliques você precisa para gerar um lead. E de quantos leads precisa para gerar uma venda.

Você estar na primeira página do Google, em uma busca transacional, que é aquela que as pessoas fazem quando já estão na fase decisiva de sua jornada de compra, e recebe cliques sem ter que pagar por eles, literalmente vale dinheiro.

Vale dinheiro não somente porque o seu custo de captação de leads, e de venda, cai. Mas também porque em muitos casos a qualidade do lead é melhor, seja porque seu site permanece na primeira página o tempo todo, aumentando estatisticamente a chance de aparecer um lead melhor, seja porque quem presta atenção no que é conteúdo pago, e no que é orgânico , tende a considerar o conteúdo orgânico com mais credibilidade.

E quem atesta essa credibilidade é o próprio Google, como veremos a seguir.

As vantagens do SEO para o marketing

Quando se fala em marketing, o valor está em gerar visibilidade da marca, posiciona-la e aumentar a percepção de valor. Nesse caso, são importantes não somente as buscas transacionais, que são aquelas em que o usuário deseja comprar um produto , encontrar uma loja, empresa que preste algum serviço ou até fazer uma compra, no caso dos e-commerces.

Quando se fala em SEO para o marketing, podem ser muito importantes também as buscas navegacionais, quando o usuário quer encontrar o site da empresa e digita no nome dela no Google, como também as buscas informacionais, em que os usuários buscam informações que sejam úteis, culturalmente enriquecedores, ou até divertidas, e que normalmente chega a artigos, releases ou notícias.

Geralmente é em postagens voltadas para as buscas informacionais que se consegue visibilidade de marca e até o posicionamento da empresa ou do profissional como um especialista em um determinado assunto.

Mas para tudo isso, é preciso ter um bom SEO, entender como o SEO funciona. E é isso que nós vamos explicar.

Como o SEO funciona

O SEO funciona como um processo contínuo de otimizar o conteúdo de um site para os mecanismos de pesquisa do Google, que procuram, entre outros elementos, palavras-chave, que significam intenções de busca e links de entrada, também conhecidos como backlinks. 

Os mecanismos de busca também analisam a estrutura e o design do site, o comportamento do visitante, como por exemplo, quanto tempo ele fica na página, e se vai para outras páginas dentro do mesmo site, além de outros fatores internos e externos, para determinar o quão bem classificado seu site deve estar nas SERPs, ou seja, em que posição ele aparece nas buscas. 

Quanto melhor o seu site for de acordo com esses critérios, melhor a sua classificação, e consequentemente, sua visibilidade e sua possibilidade de gerar negócios através dele.  

Vamos explicar o significado de cada um dos termos importantes que relacionam ao SEO.  

O que significa ranking de buscas no Google

Ranking é o que os mecanismos de pesquisa usam para determinar em que lugar das buscas colocar uma página da Web específica na SERP. As classificações começam na posição número um até o número final de resultados do mecanismo de pesquisa para a consulta. É importante saber que uma página só aparece em uma posição da classificação por vez.

A classificação de uma página da web no ranking pode mudar devido à atualização do conteúdo, concorrência na SERP ou alterações de algoritmo pelo próprio mecanismo de pesquisa. Por isso o SEO é uma processo contínuo. Tão importante quanto chegar à primeira página é se manter nela.

Quanto tempo o SEO demora para dar resultado

 O tempo que o SEO demora para começar a dar resultado depende de as páginas que fazem parte do seu site serem rastreadas e indexadas pelos  mecanismos de pesquisa. Mas você só irá perceber resultados no seu marketing e nas suas vendas quando elas chegarem a uma posição mais alta no ranking. E isso obviamente , dependerá do quanto você trabalhou bem o SEO. Mas também da concorrência por aquela busca. Quanto mais qualificados forem seus concorrentes, melhor terá de ser o seu trabalho.  

Fazendo uma comparação, o SEO é como correr uma maratona. Percorrer os 42 Km já é um grande feito em si mesmo, mas para ser um vencedor, é preciso fazer isso melhor que os seus concorrentes.   

Por isso, é difícil fazer uma estimativa realista, que possa ser generalizada para qualquer caso, em termos de prazo.  

O que podemos dizer com certeza é que o primeiro ranqueamento em uma busca relevante geralmente demora um pouco mais. Mas, a partir do momento em que isso acontece, se você mantém a constância de postagem, com a estratégia de focar buscas relevantes e trabalhando corretamente os backlinks , linkando as postagens entre si, caso isso faça sentido, como veremos a seguir, chega um momento em que o ranqueamento é bem mais rápido.


Como o Google sabe como ranquear uma página?

 Os motores de busca do Google têm um único objetivo: fornecer aos usuários as respostas ou informações mais relevantes. Toda vez que você os usa, seus algoritmos escolhem as páginas mais relevantes para sua consulta, exibindo primeiro os que têm mais autoridade ou popularidade.


Que fatores os mecanismos de pesquisa levam em consideração:  

Para fornecer as informações corretas aos usuários, os mecanismos de pesquisa analisam dois fatores:

1 – Relevância entre a consulta de pesquisa e o conteúdo de uma página.

Os mecanismos de pesquisa o avaliam por vários fatores, como tópico ou palavras-chave. Mas o que isso significa, em termos práticos? Significa que a busca que você faz é basicamente uma pergunta, para a qual o Google ranqueia primeiro o que considera a melhor resposta.

É por isso que o Google recebe 3,5 bilhões de pesquisas por dia! Inclusive as suas! Ter a melhor resposta para as perguntas que fazemos a respeito de assuntos profissionais ou pessoais foi o segredo que permitiu ao Google superar todos os buscadores que surgiram antes dele, como o Yahoo, ou Search.com. Que talvez você nem se lembrasse que existiam!

Nós preferimos o Google a qualquer outro buscador porque confiamos que a resposta para a nossa pergunta será melhor, mais confiável e mais assertiva do que dos seus concorrentes.

Então, uma das condições para termos um bom SEO é ajudarmos o Google a fornecer a melhor resposta para as perguntas das pessoas que fazem parte do nosso público-alvo.

Autoridade, que é medida pela popularidade de um site na Internet.

O Google assume que quanto mais popular for uma página, recurso ou aplicativo, mais valioso será o seu conteúdo para os leitores, e esse valor do conteúdo é definido  através da autoridade, que é medida pelos seguintes fatores:

Idade e confiança:  Domínios mais antigos, e com um bom histórico, têm mais força nas SERPs.

Popularidade: A popularidade de um domínio é medida pela quantidade de links de referência, chamados tecnicamente de backlinks, que ele tem. Em uma linguagem corriqueira, significa os links de outras páginas de boa reputação que levam para a sua página.

Como você já deve ter percebido, esses critérios são interdependentes. Quanto melhor for a qualidade do seu conteúdo, mais páginas de boa reputação criarão links que levam para a sua página, que ao longo do tempo ganharão idade e confiança.

Mas você deve estar se perguntando como o Google consegue avaliar tudo isso para fornecer, em menos de um segundo, as respostas para 3,5 bilhões de buscas diárias. A resposta é: Através dos seus algoritmos.

Como o Google avalia relevância e autoridade

Para a dar a melhor resposta para as 3,5 bilhões de buscas que recebe todos os dias, o Google usa equações complexas chamadas algoritmos de busca, ou, como você já deve ter ouvido falar, o famoso Algoritmo do Google.

As atualizações dos algoritmos do Google, que são mais conhecidas pelos seus nomes em Inglês, Google updates são tão importantes no marketing digital que tem até seus próprios nomes, como a Flórida, de 2002, que praticamente criou o SEO, até aquelas dos últimos 10 anos, como Panda, Penguim, Hummingbird e Bert .

Como funciona o Algoritmo do Google

Essa deve ser uma das informações mais valiosas do mundo dos negócios. Talvez valha mais que a célebre fórmula da Coca-Cola, cujo valor estimado é de 70 bilhões de dólares.  O Google mantém seus algoritmos em segredo, e ninguém fora da própria empresa sabe ao certo como o algoritmo do Google funciona.

 Mas com a experiência prática, os especialistas em SEO identificaram alguns dos fatores que o algoritmo do Google considera para ranquear uma página. Nós nos referimos a eles como fatores de ranqueamento, e é nesse que se baseia uma estratégia de SEO. 

Como você verá a seguir, adicionar mais conteúdo, ou atualizar o que você já tem, otimizar nomes de arquivos de imagem ou melhorar links internos , os backlinks, pode afetar seus rankings e visibilidade de pesquisa.

E é importante lembrar que esse é um trabalho que exige persistência e paciência, porque os resultados não virão de um fator de ranqueamento específico, mas do efeito conjunto de vários deles excutados da maneira correta, de acordo com as melhores práticas SEO.

O que é estratégia de SEO

Uma estratégia de SEO é basicamente uma estratégia de marketing na Internet. Um plano abrangente para ranquear gratuitamente nas buscas que foram definidas como importantes para os objetivos, que podem incluir

Dar visibilidade à marca, para gerar familiaridade,

posicionar, ou reposicionar a marca

criar envolvimento com o conteúdo e engajamento com a marca

criar percepção de valor sobre o produto ou serviço

gerar leads (cadastros de novos clientes )

Vendas

O SEO bem-sucedido inclui estratégias na página, SEO On Page  que usam palavras-chave baseadas em intenção de busca; e estratégias fora da página, SEO Off-Page, baseadas em conseguir links de entrada de outros sites de boa reputação.

Quais os principais componentes de uma boa estratégia SEO

Para otimizar um site, você precisa melhorar os fatores de classificação em três áreas – configuração técnica do site, conteúdo e links. Vamos tratar de cada assunto separadamente.

Setup do site

Em Português, chamaríamos de configuração técnica, mas o termo mais utilizado no dia a dia é setup.

Para que seu site seja ranqueado pelo Google, três coisas devem acontecer:

1 – Um mecanismo de pesquisa precisa encontrar suas páginas na web.

2 – Esse mecanismo precisa escanear as suas páginas para entender seus tópicos e identificar suas palavras-chave.

3 – O mecanismo precisa incluir essas páginas ao seu índice, que corresponde a um banco de dados de todo o conteúdo encontrado na web. Dessa forma, o algoritmo do Google pode considerar exibir seu site para consultas relevantes.

Parece simples? E é, se você entender que os buscadores do Google não entendem um site como você. Então, sim, há uma, digamos , pegadinha. Quando você olha para o seu site, enxerga imagens, gráficos, cores e textos, com sua formatação e links. Mas para um mecanismo de pesquisa é somente texto.

Por isso, quaisquer elementos que o Google não possa renderizar, ou seja, que o robô do mecanismo de pesquisa não possa entender, é invisível para ele . E não será incluído nos rankings da SERP. Isso é uma coisa que  você precisa saber sobre SEO.

Navegação e links do site


Os mecanismos de pesquisa rastreiam sites do mesmo jeito que você faria: Eles seguem os links. Os rastreadores de mecanismos de pesquisa chegam a uma página e usam links para encontrar outro conteúdo para analisar. Mas como você viu acima, eles não podem ver imagens. Portanto, defina a navegação e os links como somente texto.

URL com estrutura simples e clara

URL é a sigla em Inglês para Uniform Resource Locator, é o endereço da página.  A URL  deve ser curta, simples, clara, e principalmente incluir a palavra-chave relacionada à busca para a qual você deseja otimizar a página.

Velocidade de carregamento da página

Os mecanismos de busca usam o tempo de carregamento da página, em linguagem simples, o tempo que ela leva para abrir para o usuário poder ler, como um indicador de qualidade que tem muita influência no SEO.  

Entre os elementos que podem tornar a abertura da sua página lente e prejudicar o seu SEO, estão o tamanho das imagens e a capacidade do servidor em que está hospedada. , Arquivos muito pesados e servidores com baixa capacidade podem prejudicar o ranqueamento SEO.

Links quebrados: conserte ou exclua.

Um link quebrado envia um visitante para uma página inexistente. Além de fornecerem uma experiência ruim para o usuário, também impedem que os mecanismos de pesquisa indexem seu conteúdo. Eles são um fator que pode fazer sua página ser penalizada nas buscas, ou seja prejudica seu ranqueamento SEO.

Redirecionamentos quebrados, também tenha cuidado com eles.

Redirecionamentos é o que acontece quando você clica em um link de uma página e ele o leva para uma outra página, de uma url diferente. É um recurso bastante comum, com o qual você já deve ter se deparado muitas vezes na internet.

Quando esse redirecionamento não funciona, e leva o usuário, e também o mecanismo de busca, para uma página que não existe, isso prejudica o SEO.

Sempre tenha um Sitemap e  protocolo de exclusão de robôs.

O sitemap, como o próprio nome diz, é um mapa do site em um arquivo simples, que lista todas as URLs do seu site. Os mecanismos de pesquisa o usam para identificar quais páginas rastrear e indexar.

Protocolo de exclusão de robôs, ou robot.txt, informa aos mecanismos de pesquisa qual conteúdo não deve ser indexado (por exemplo, páginas específicas que você não deseja que apareçam na pesquisa).

Um site que tem ambos facilita o trabalho do mecanismo de busca, e por isso, indexa o conteúdo e ranqueia melhor.

Evite conteúdo duplicado

Páginas com conteúdo idêntico ou muito semelhantes entre si,  confundem os motores de busca. Como eles precisam escolher um conteúdo para exibir em uma determinada posição na SERP como resposta para uma pesquisa, se eles considerarem que um conteúdo é uma cópia, eles apresentarão o que consideram ser o original e dispensarão o que consideram cópia.

E preste atenção, especialmente se você costuma colocar muito conteúdo copiado de outras fontes, mesmo se der o devido crédito, respeitando os princípios jornalísticos e a Lei de Direitos Autorais. Se os buscadores entenderem que o seu site mostra muitos conteúdos copiados, e pouco conteúdo original, podem acabar até penalizando o site e não exibindo nenhuma de suas páginas.

Conteúdo em destaque

Sempre que alguém faz uma pesquisa no Google, está procurando informações sobre um determinado problema ou necessidade que você tem. E a resposta é sempre conteúdo, que pode vir em diversos formatos, como uma página de um site, uma postagem de blog, um video, uma recomendação de produtos, ou uma listagem. Aliás, o Google adora listas.

Como o conteúdo ajuda a ter uma estratégia SEO eficiente

Qualidade de conteúdo

Lembra-se, no início desse texto, quando falamos em ganhar visibilidade nas buscas. Isso é algo que você precisa entender se quiser ter bons resultados em SEO.

A qualidade do conteúdo é um critério que os mecanismos de busca usam para classificar uma página. Não somente a quantidade de palavras, mas a relevância em relação à pesquisa, sobre a qual falamos anteriormente, que em outras palavras é: O quanto aquele conteúdo responde à pergunta que está sendo feita.

E lembre-se também que o algoritmo do Google avalia o tempo que as pessoas ficam em uma página e se vão para outras páginas do site. Para que elas façam isso, é preciso ter um conteúdo de boa qualidade.

Organização de conteúdo

Outro critério relevante para o SEO é a maneira como esse conteúdo é organizado.

Elementos como o tamanho do texto, e a sua estrutura de redação, como a coerência entre o o que está no texto  e o assunto proposto no parágrafo, os ajuda a avaliar sua qualidade. Com base nessas informações, os algoritmos de pesquisa podem combinar a consulta de uma pessoa com as páginas que consideram mais relevantes para ela.

Não é somente a questão de você estar na primeira página de uma busca pelo produto ou serviço que você vende, é a questão de estar presente no maior número de buscas que interessam a você.  

Como fazer a otimização SEO do seu conteúdo

O processo de otimização de conteúdo começa com a pesquisa de palavras-chave. Mas só vai funcionar de verdade para gerar negócios para você se compreender que o SEO não se trata de simplesmente trazer muitos visitantes ao seu site. Se trata de trazer os visitantes certos, pessoas que em algum momento estarão dispostas a comprar o que você vende. E entendam porque têm o preco que tem. Ou seja, tenham criado percepção de valor.

Em outras palavras, SEO não se trata de receber visitantes no site, mas de atrair pessoas que precisam do que você vende, podem se tornar leads e, posteriormente, clientes. Ou seja, de publicar conteúdo que qualifique o seu público.

Isso só é possível se você entender que palavras-chave são intenções de busca, que essas pessoas usariam ao pesquisar um produto ou serviço como o seu. Caso contrário, não há chance de eles encontrarem você. Mais importante do que ter muito tráfego é estar bem posicionado dentro da buscas que irão gerar negócios para a sua empresa.

É por isso que o trabalho de SEO começa com a descoberta de quais palavras ou frases os compradores em potencial inserem nos mecanismos de pesquisa. O processo normalmente envolve a identificação de termos e tópicos relevantes para o seu negócio, que serão as palavras-chave que você vai utilizar.

Otimização On-Page

A otimização na página, também chamada de SEO na página, garante que os mecanismos de pesquisa entendam o tópico e as palavras-chave de uma página e possam relacioná-lo com pesquisas relevantes.

É importante notar que estamos falando da página, não somente do conteúdo em texto. Embora a maior parte do trabalho de SEO na página se concentre nas palavras que você usa no seu conteúdo, ele se estende à otimização de alguns elementos no código, dos quais você pode ter ouvido falar, como meta-tags , título ou descrição.

Mas há mais. Então, aqui está uma lista das ações de otimização on-page mais importantes:

Organização das palavras-chave:

Certifique-se de que o Google entenda quais palavras-chave você deseja que esta página classifique. Para conseguir isso, tenha certeza de incluir palavra-chave principal nos seguintes lugares:

Título do post – Ou Post Title.  Quanto mais próximo do início do título, ou seja, à esquerda da frase a palavra-chave estiver, melhor. O Google é conhecido por dar mais valor às palavras no início do título.

URL: Ultimate Resource Locator, como é chamado o endereço da sua página, que também deve incluir a palavra-chave. Idealmente, e, se possível, somente ela, sem as chamadas stop words, ou em tradução livre, palavras vazias, que você não tem interesse que sejam indexadas porque vão tomar espaço inutilmente.

Tag H1: Na maioria dos sistemas de gerenciamento de conteúdo, esta tag exibe o título da página. No entanto, certifique-se de que sua plataforma não use uma configuração diferente

Localização da palavra-chave: Inclua a palavra chave entre as 100 primeiras palavras do texto. Se possível, no primeiro parágrafo do conteúdo, que também, se possível, deve ter um máximo de 5 linhas.

Se o Google encontrar a palavra-chave no início da sua postagem, indicará a ele que o conteúdo do texto é de fato relacionado ao tópico da página, ou seja, responde à pergunta que foi feita.

Meta Tags e Meta Description

As tags de meta-título e meta-descrição sao utilizadas pelos mecanismos de pesquisa como elementos de código para exibir em suas listagens. Eles exibem meta-título como o título da lista de pesquisa. A meta-descrição fornece conteúdo para a pequena sinopse abaixo dela, que é um resumo do que a pessoa encontrará ao clicar no link.

Nomes de arquivos de imagem e ALT Tags:

Lembre-se de que os mecanismos de pesquisa veem os gráficos somente como nomes de arquivos. Então, certifique-se de incluir a palavra-chave nas descrições e no nome do arquivo.

Alt Tag é como o texto exibido pelos navegadores para visitantes com deficiência visual, e os mecanismos de pesquisa também a usam como um sinal de relevância.

Busca Semântica

Essa é uma das maiores evoluções trazidas pela atualização Hummingbird, que é o Google entender o uso se sinônimos e termos relacionados para refinar as buscas e oferecer respostas muito mais precisas. Quando falamos em busca semântica, falamos por exemplo no uso de sinônimos, palavras diferentes com o mesmo significado.

A existência dessas palavras no texto indica um conteúdo provavelmente mais bem redigido, e que possivelmente exigiu mais pesquisas por parte do redator, e por isso, é uma provávelm resposta melhor à pergunta que foi feita.

Fatores de otimização on page não relacionados à palavras-chave


O SEO on-page não é apenas espalhar palavras-chave pela página. Os fatores abaixo também ajudam a confirmar a credibilidade e autoridade de uma página

Links externos: criar links para outras páginas relevantes sobre o assunto ajuda o Google a avaliar a qualidade da sua página, porque indica que você pesquisou bastante para criar o seu conteúdo, Além disso, oferece uma boa experiência ao usuário. Como? Ao posicionar seu conteúdo como um recurso valioso.

Links internos: Esses links ajudam você a aumentar os rankings de duas maneiras. Primeiro, eles permitem que os mecanismos de pesquisa encontrem e rastreiem outras páginas do site. E dois, eles mostram relações semânticas entre várias páginas, ajudando a determinar melhor sua relevância para a consulta de pesquisa. Como regra, você deve incluir pelo menos 2-4 links internos por postagem no blog

Tamanho do conteúdo: conteúdo longo normalmente tem uma classificação melhor. Isso porque, se bem feito, um post mais longo sempre conterá informações mais exaustivas sobre o tema, mantendo assim o leitor em seu site por mais tempo. Isso é chamado de tempo de permanência e é um importante fator de classificação para os mecanismos de pesquisa.

Conteúdo Multimídia: Embora não seja um requisito, elementos multimídia como vídeos, diagramas, reprodutores de áudio podem sinalizar a qualidade de uma página. Ele mantém os leitores em uma página por mais tempo, assim como o conteúdo mais longo. E, por sua vez, sinaliza que eles acham o conteúdo valioso e que vale a pena ler.

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