O que é branding through content e como pode ajudar seu gerenciamento de marca.

Branding through content, em uma tradução literal do Inglês significa Branding Através do Conteúdo. Como o próprio nome explica, é uma estratégia de gerenciamento para promover e posicionar uma marca utilizando conteúdo e as melhores práticas S.E.O. (Search Engine Optimization).

Porque o conteúdo funciona para o branding

Para entender porque o conteúdo funciona muito bem em ações de branding, vamos retomar o conceito fundamental de marca. Uma marca é uma ideia. Nomes, logotipos, símbolos, slogans e mascotes são representações físicas que remetem os consumidores às histórias, sensações e sentimentos que aquela marca representa.

É na força das histórias que devemos prestar atenção: A estrela da Mercedes-Bens, o cavalinho da Ferrari, o crocodilo da Lacoste, o logotipo da Diesel ,o design da Harley Davidson, a sereia da Starbucks , e a assinatura do fundador da Disney são símbolos que remetem os consumidores às histórias que eles conhecem sobre essas marcas.

É nesse momento, nos milésimos de segundo em que as histórias vêm à mente dos consumidores, que acontece o processo que os relembra porque devem comprar um produto que carrega aquela marca. E também porque eles têm o valor que tem.

Mas a força dessas marcas não surgiu instantâneamente.  Ela foi construída passo a passo,  sendo o resultado de uma série de ações que foram realizadas ao longo do tempo, que incluiam design de produto e embalagem, pricing, definição de canais e pontos de venda e muito mais.

A forma que cada um desses fatores é percebido pelo consumidor é o que torna a marca conhecida, desejada e valiosa. Antes da revolução digital, a maneira que as empresas podiam ter algum controle sobre essa percepção do consumidor era através de peças publicitárias veiculadas em mídias de massa como TV, rádio, jornais, revistas e outdoors.

O branding através do conteúdo colocou pequenas e médias empresas no jogo

O grande problema das mídias de massa é que elas exigiam um investimento altíssimo,  para atingir um também altíssimo número de pessoas. Além do valor proibitivo do investimento, para alguns negócios poderia nem ser interessante, em termos de estratégia, divulgar a marca para milhões de consumidores.

A combinação de conteúdo de qualidade com outras boas práticas de SEO permitiu que empresas de qualquer porte, inclusive as pequenas e médias, atingissem as pessoas que faziam parte do seu público alvo e que era do seu interesse atingir. E levassem até eles as histórias das suas marcas.

Visibilidade da marca através de conteúdo.

Conteúdo de qualidade, junto com as melhores práticas SEO (Search Engine Otimization) pode colocar as páginas de uma pequena empresa nas primeiras posições das buscas do Google, promovendo sua marca.

Posicionando e criando desejo pela marca através de conteúdo

Conteúdo é uma excelente ferramenta para posicionar a marca, pois através de histórias é possível encantar a audiência e criar nela o desejo pela marca e a percepção de valor.

Ofereça as informações que o seu público deseja, por serem úteis, interessantes ou simplesmente divertidas.  Para saber que informações são essas, faça uma pesquisa de persona e entenda o que o seu público-alvo busca no Google. Utilize ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Ads ou o Ubbersuggest (Neil Patel), que são gratuitas, para descobrir os termos de busca, as palavras e frases que as pessoas usam para fazer essas buscas. E publique o conteúdo em um blog. É o que trará mais tráfego orgânico para o seu site.

Ofereça as informações que acha que o seu público vai gostar. Mesmo que ele ainda não saiba disso. Essa é a parte do marketing de conteúdo que mais o aproxima do jornalismo, e que algumas pessoas chamam de “jornalismo de marca”. É o tipo de informação que talvez as pessoas não estejam esperando encontrar. Mas quando encontram, ficam felizes por isso. E relacionam essa felicidade à marca que ofereceu esse conteúdo.

É uma estratégia que antecede em muito o surgimento da própria internet, tendo como exemplos mais conhecidos o Guia Michellin e o Calendário Pirelli

 

Informações sobre a sua empresa: Esse é o informativo mais institucional, em que se fala sobre a empresa, o que ela faz, quem é sua equipe, quem são seus clientes e cases  de sucesso.

 

Informações sobre a sua equipe: Informações sobre a equipe e os principais executivos da empresa humanizam a imagem dela frente ao público, e isso pode ser muito bom para a marca.

 

Informações sobre os seus produtos ou serviços: Quais são eles, de onde vêm, como são fabricados, como funcionam e óbvio, porque as pessoas deveriam comprá-los.

 

Informações sobre os seus processos: Obviamente você não deve fornecer o segredo do seu sucesso. Fale apenas o suficiente para que as pessoas desejam trabalhar na sua empresa.

 

Informações sobre o fundador, dono ou principal executivo da empresa: Falar sobre suas ideias, crenças e  filosofias de vida, pode ajudar a trabalhar a marca da empresa. Especialmente se forem pessoas com um talento natural para a comunicação. Entre os exemplos de pessoas cujos nomes são parte das marcas de suas empresas, temos Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e o publicitário Toberto Duailibi, o “D” da DPZ, atual DPZ&T. Entre os que já não estão entre nós, o fundador da Apple, Steve Jobs, e o Comandante Rolim Amaro, fundador da TAM, são exemplos de empreendedores cuja personalidade ajudou a fazer o branding de sua empresa.

 

O que sua empresa faz para tornar o mundo melhor: Sua empresa apoia causas socialmente relevantes? Não tenha vergonha em deixar que o público saiba disso. Esse pode ser o valor percebido na sua marca.

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