Pense por alguns segundo nas suas marcas preferidas. Você consegue listar o que as torna memoráveis e por que você gosta delas? e como elas comunicaram tão bem o valor que entregam? Pois é! Assim como os produtos e serviços investem no seu branding para comunicar seus diferenciais e atrair clientes, pessoas podem fazer o mesmo. Neste artigo falaremos porque o personal branding, a gestão da marca pessoal, é cada vez mais importante!
O que é personal branding
Personal branding é o processo de construção de uma identidade própria, distinta , geralmente em um contexto profissional. Do mesmo jeito que as marcas são construídas atuando para influenciar a maneira como são percebidas pelo público, a construção da marca pessoal é um esforço contínuo para influenciar a maneira como as outras pessoas o percebem, incluindo valores, interesses, habilidades, competências e contribuições que associam a você.
Jill Avery, professora sênior da Harvard Business School, faz a seguinte provocação aos especialistas em marketing: “Como aplicamos tudo o que sabemos sobre produtos e serviços de branding para marcar nosso produto mais importante, que somos nós mesmos?
Toda vez que nos candidatamos a um emprego, disputamos uma promoção, tentamos conseguir um novo cliente ou até um novo encontro, temos que nos vender, no sentido de comercializar. Como aplicamos as teorias de branding para entender a melhor forma de expressar e comunicar nossa própria proposta de valor pessoal sobre a diferença que gostaríamos de fazer no mundo?”
Construa a sua marca pessoal
Construir uma marca pessoal é a ação intencional e estratégica de definir e expressar seu valor. Nossa imagem é o amálgama das associações, crenças, sentimentos, atitudes e expectativas que as pessoas coletivamente têm sobre nós. Imagem é uma construção individual que cada pessoa tem sobre alguma coisa. Mas podemos dizer que a nossa reputação é uma espécie de média sobre o que as pessoas que nos conhecem pensam sobre nós.
Então, o objetivo de investir em personal branding é garantir que as narrativas sobre nós sejam:
Verdadeiras: Aquilo que dizem, ou pensam, sobre nós corresponde à realidade?
Coerentes: Elas fazem sentido, quando analisadas em comparação com o que sabemos que é a nossa história?
Convincentes: Existe algo em nossa reputação ou história que atraia as pessoas?
Diferenciadas: Essas narrativas mostram aquilo em que somos únicos?
Porque investir em Personal Branding
Investir em Personal Branding significa influenciar a maneira como as pessoas entendem quem você é. Se você não criar intencionalmente sua marca pessoal, suposições e percepções de outras pessoas sobre você, que talvez não se alinhem ao que é real sobre você podem se tornar a narrativa dominante.
Por outro lado, se buscar desenvolver uma marca pessoal, você pode definir o que gostaria de comunicar. E fazê-lo de forma eficaz!
Porque sua marca pessoal é importante
Ao determinar seu valor único e viver de uma maneira que promova esses valores, ou seja, com coerência, você pode se tornar conhecido por seus atributos definidores, construindo uma reputação que pode ajudar a oportunidades de negócios, empregabilidade, e até de vida que se alinhem com seu eu autêntico.
Por exemplo, imagine que você se posiciona como um estrategista de marketing com alta inteligência emocional que adora praticar esportes de combate, como o Jiu Jitsu.
Isso pode atrair projetos, promoções e oportunidades de trabalho que correspondam às suas habilidades, divulgar o conhecimento de seus diferenciais exclusivos para que você seja procurado por eles e conectar você a pessoas com interesses pessoais e profissionais comuns, ampliando o seu networking.
Mas isso não é somente a questão da imagem externa que você quer transmitir. Não pode e não deve ser somente uma fachada. Isso pode gerar em você maior confiança em suas habilidades de estrategista e na sua resiliência e resistência, objetivos e valores esclarecidos, diminuição da síndrome do impostor e um melhor senso de seu eu autêntico.
Como construir sua marca pessoal em 6 passos
Dentro de uma estratégia coerente de personal branding, veja como construir sua marca pessoal em 6 passos.
1. Defina seu propósito
O primeiro passo para criar sua marca pessoal é identificar seus valores, objetivos e propósito. Questione-se , pergunte a si mesmo:
Com o que me importo?
Quais são os meus valores?
O que eu quero que as pessoas saibam sobre mim?
Como eu quero me definir?
O que me torna especial?
Como posso agregar valor aos outros?
Considere sua vida profissional ou pessoal durante o brainstorming e certifique-se de pensar em seu público. Depois, crie uma frase que indique claramente quem você é e qual valor você fornece – essa é a sua proposta de valor. Por exemplo: “Sou um produtor de conteúdo experiente no setor de marketing digital, apaixonado por contar histórias que inspirem outras pessoas e mostrem quem são os seus personagens”.
Talvez você não consiga chegar a essa frase imediatamente. Mas pense no que seria o centro do elevator pitch, para descobrir o que parece autêntico e impactante.
2. Faça uma auditoria de valor na sua marca pessoal
Faça uma auditoria de valor na sua marca pessoal atual, incluindo:
Credenciais: Sua educação, prêmios e conquistas
Capital social: quantidade e qualidade das conexões pessoais e profissionais
Capital cultural: inteligência emocional e experiência que você acumulou por meio de experiências de vida
Determine o tamanho do gap que existe entre sua marca pessoal atual e a que você deseja possuir. Imagine como você pode usar suas credenciais e capital social e cultural para implantar sua estratégia de personal branding e trazer à luz sua nova e melhorada versão.
3. Construa uma narrativa
Depois de entender seu propósito e marca pessoal atual, compile histórias que ilustrem sua proposta de valor. Embora uma declaração de uma linha possa ser eficaz, muitas vezes você deve provar seu valor em ambientes de conversação. Histórias têm força, e o storytelling é que diferencia as marcas mais fortes, conhecidas e amadas das outras é que elas têm histórias que não podem ser igualadas ou copiadas. Em outras palavras, é o branding through content.
Se um de seus diferenciais é que você assume riscos ousados, mas calculados, e gosta de se colocar à prova, você pode contar uma história sobre uma competição esportiva onde enfrentou um adversário muito mais qualificado.
Durante uma entrevista de emprego, por exemplo, você pode recorrer a um momento em que se arriscou em uma nova inovação de produto sem saber como ela se sairia – e valeu a pena.
Que experiências transmitem suas melhores qualidades? Faça uma lista à qual você possa recorrer, se precisar.
4. Comunique e incorpore sua marca
Depois de planejar sua marca pessoal, comunique-a identificando pontos de venda por meio dos quais você pode promover seu valor. Assim como os produtos e serviços de marketing, você pode usar uma combinação de mídia paga, própria e orgânica para tornar sua proposta de valor e histórias acessíveis e visíveis para uma rede mais ampla.
Embora possa parecer antinatural se comercializar como faria com um produto, lembre-se de que isso atrairá oportunidades que se alinham com seu valor exclusivo. Ao aumentar sua visibilidade, você pode agregar valor a mais pessoas.
Você também pode comunicar sua marca pessoal incorporando-a em interações cara a cara. Pense neles como chances de mostrar quem você é. Por exemplo, se você deseja transmitir sua paixão pelo voluntariado, compartilhe com entusiasmo seu envolvimento em um evento de caridade se um colega de trabalho perguntar sobre seus planos de fim de semana.
Incorporar sua marca também significa tomar medidas para reforçar seu valor exclusivo. Se, por exemplo, você é um engenheiro habilidoso que deseja melhorar suas habilidades de liderança, fazer um programa de liderança não apenas pode ajudá-lo a desenvolver essas habilidades e ganhar experiência, mas também sinalizar que você leva isso a sério.
5. Divulgue sua marca
Você é seu melhor defensor, mas o próximo passo na construção de uma marca pessoal forte é garantir que outros ajudem na divulgação e posicionamento da sua marca, que podemos dividir em quatro grupos.
Gatekeepers:
Aqueles cujo apoio é crítico para alcançar seus objetivos
Influencers:
Pessoas com autoridade que podem fornecer plataformas adicionais para compartilhar sua marca
Promoters:
Aqueles que apoiam ativamente a busca de seus objetivos
Comunidades:
Grupos que compartilham sua missão ou interesses ou buscam o valor que você oferece
6. Reavalie e ajuste
Um trabalho de personal branding exige avaliação e ajuste contínuos para garantir que você construa e viva a marca pessoal pretendida. Chame pessoas em quem você confia para ajudá-lo a reavaliar e descrever sua marca e valor, como colegas de trabalho, amigos e conexões do setor.
“Por exemplo, se você está sendo considerado para uma posição gerencial, mas descobre que nem todos o percebem como um líder forte, você pode fazer um curso de treinamento de liderança, se voluntariar para liderar um novo projeto ou força-tarefa ou assumir papéis relevantes em sua vida pessoal, como ingressar em um conselho de uma entidade séria, sem fins lucrativos”.
Defina seu valor e cause impacto
Uma marca pessoal forte pode ajudá-lo a atrair as pessoas certas, conseguir um emprego, ou promoção e fazer conexões que levam a novas oportunidades de negócios. Com reflexão e ações intencionais e estratégicas, você pode ganhar confiança em seu valor pessoal e projetá-lo em sua vida e carreira, além de ajudar a empresa em que você está trabalhando.