Se você começou um negócio e precisa fazer o brandbuilding para construir sua marca, ou já tem um e precisa divulgar a sua marca, aumentar as suas vendas ou lançar novos produtos, você talvez esteja procurando os serviços de uma agência de marketing digital. Nesse artigo falaremos de 7 dicas essenciais para escolher uma Agência de Marketing Digital.
Escolher o parceiro certo, porque é fundamental que a sua agência seja uma parceira do seu sucesso, é um passo crucial para o crescimento do seu negócio! Mas, como o mercado oferece muitas opções, escolher bem uma agência de marketing digital pode ser um processo desafiador
Para ajudar você nesse processo, listamos sete dicas essenciais para escolher a agência de marketing digital ideal para o seu projeto.
- Entenda as Necessidades do Seu Negócio
Antes de começar sua busca por uma agência, é fundamental que você compreenda as necessidades do seu negócio, tenha muito claro qual é o seu objetivo.
O que você espera alcançar com o marketing digital? Aumentar o tráfego do seu site para gerar mais vendas online, e leads qualificados? Aumentar o reconhecimento da marca, para gerar mais confiança por parte dos clientes e assim fechar negócios com mais facilidade, e melhores margens de lucro? Conseguir o reposicionamento da sua marca, para atingir um público que você antes não atingia? Ou atingia, mas está perdendo?
Ou ainda, você precisa melhorar a sua presença nas redes sociais, aumentando o alcance das postagens, e o engajamento do público para que ele se relacione com a sua marca?
Saber exatamente quais são as necessidades do seu negócio, para definir os seus objetivos, o ajudará a saber como escolher a agência de marketing digital.
- Experiência e Especialização da Agência são fundamentais?
Para escolher uma agência de marketing digital, é necessário que ela tenha especialização e experiência em algum segmento do marketing digital?
O marketing digital tem algumas áreas que exigem especialização, dado o nível de concorrência que existe pela atenção do público no ambiente virtual.
Se você já tem alguma ideia do que precisa para gerar resultados no seu negócio, como tráfego pago (via redes sociais ou Google Ads), tráfego orgânico (técnicas de SEO, e postagens em blog), ou produção de conteúdo para redes sociais, como Youtube e Instagram, ter especialistas empenhados no seu projeto pode fazer a diferença para o sucesso do projeto.
3 – A agência precisa ser especializada no seu mercado?
No momento de escolher uma agência de marketing digital, ajuda muito ela ter experiência em trabalhar com empresas do seu segmento, porque isso ganha algum tempo no aprendizado do funcionamento do seu mercado.
Mas tome cuidado, porque você não está adquirindo uma commoditie, um serviço sem diferenciação, porque a sua empresa também é única. Tem história, cultura, e experiências diferenciadas de seus concorrentes.
Então, escolha uma agência com profissionais experientes e capacitados, que saibam o que estão fazendo, mas que implemente as estratégias e ações que são adequadas para a sua empresa.
- Verifique o Portfólio e Casos de Sucesso
Um bom portfólio de clientes é um ativo muito valioso. Verifique no site da agência, ou peça a ela, para apresentar exemplos de trabalhos anteriores ou cases de sucesso em que ela ajudou outras empresas a alcançarem resultados expressivos.
Não tenha medo, inclusive, de perguntar sobre resultados específicos, como aumento de tráfego, conversões ou engajamento, pois isso mostra a eficácia da estratégia utilizada.
Aliás, preste a atenção no perfil desse portfólio. Ele pode incluir algumas marcas grandes e consolidadas, mas também marcas menores, startups.
- Considere a Estratégia e a Abordagem da Agência
Procure entender qual a estratégia e a abordagem da agência. Para escolher uma agência de marketing digital, você deve entender como ela pretende implementa a sua estratégia de marketing, ou ajudar você a elaborar uma. É importante que a estratégia de marketing seja específica para o seu negócio, maximizando seus pontos fortes, protegendo os “flancos” mais vulneráveis e gerando resultados para a sua empresa.
Dê preferência às agências que, antes de colocar em ação as estratégias, fazem um estudo correto para elaborar qual a melhor estratégia para o seu negócio, direcionando a sua verba de marketing com inteligência e consciência, para maximizar os resultados.
- Avalie a Comunicação e o Relacionamento
A comunicação entre a agência de marketing digital e o cliente é um fator crucial para a parceria ser bem-sucedida e os resultados aparecerem.
Quando for escolher uma agência de marketing digital, observe como ela se comunica com você. Ela deve se mostrar acessível, transparente e pronta para responder às suas dúvidas.
- Verifique os Preços e o ROI Esperado
É fundamental ter preços competitivos, mas o preço não é o único critério para escolher uma agência de marketing digital. O importante é analisar a relação de custo x benefício , se o que a agência promete está alinhado com o que ela entrega e se está dentro do seu orçamento de marketing.
Aí, é inevitável falar: cuidado com agências que cobram preços muito baixos, pois isso pode significar que elas não têm o preparo, a experiência ou a qualidade necessária para entregar bons resultados.
Converse de maneira clara e transparente sobre a sua capacidade de investimento, e o retorno que você espera.
Na Dupla, especificamente, tivemos excelentes resultados com clientes que no início fizeram investimentos em marketing relativamente modestos, mas que foi estabelecida uma parceria com resultados excelentes!
- Peça Depoimentos e Referências de Clientes
Não tenha medo de pesquisar a reputação da agência no mercado. Peça que ela forneça referências ou depoimentos de empresas com as quais ela já trabalhou. Isso pode lhe dar uma ideia de como a agência lida com seus clientes, como entrega resultados e como é o relacionamento durante o projeto.
Conclusão
Escolher a agência de marketing digital certa pode ser uma decisão determinante para o crescimento do seu negócio. Siga as dicas acima e você poderá fazer uma escolha mais informada e encontrar uma agência que atenda às suas expectativas e objetivos.
Lembre-se de que o fundamental é que haja parceria e transparência entre a agência e o cliente, e que essa parceria deve ser de longo prazo. Comunicação aberta e uma estratégia bem definida serão fundamentais para o sucesso de sua marca!
Se você estiver na dúvida, entre em contato conosco! Estamos prontos a atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!