Branding é a tradução da língua inglesa para gestão de marcas, um termo que abrange todas as atividades ligadas à administração de uma marca.
Entre essas atividades estão o brand promotion (divulgação de marca) e o brand positioning (posicionamento de marca), que são fundamentais para criar a percepção de valor e o consequente desejo pela marca e pelos produtos relacionados a ela.
Antes da revolução digital o branding era considerado uma exclusividade de grandes empresas, que dispunham dos orçamentos necessários para campanhas em rádio, TV e mídia impressa, como jornais e revistas de grande circulação.
Hoje, qualquer empresa pode fazer branding, promovendo e posicionando sua marca, investindo de acordo com a sua capacidade e atingindo o público que ela tem interesse e possibilidade de atender.
Conheça agora as principais passos e ferramentas para as pequenas empresas fazerem branding.
Defina o conceito da sua marca
Sua marca é uma ideia. Defina da maneira mais clara possível o que essa ideia significa. Quais são as informações e sentimentos que devem vir à mente do consumidor todas as vezes que ele se lembrar da sua marca, ou mesmo que algo relacionado a isso for mencionado.
Defina o posicionamento da sua marca
O posicionamento da marca é o lugar que ela ocupa na mente, e por que não dizer, no coração do consumidor. Ele pode estar relacionado atributos objetivos, subjetivos e até socioculturais. (Saiba mais sobre isso lendo esse artigo.)
Lembre-se que tudo o que o gerenciamento da marca deve ser coerente com o seu posicionamento., porque ele é aquilo que o consumidor espera da marca.
Crie sua identidade visual
Sua identidade visual é a representação física da ideia da sua marca, na forma de logotipo, símbolo, mascote, e elementos visuais que remetam à marca, como por exemplo, uma cor específica.
Tudo o que estiver relacionado à sua marca deve carregar essa identidade visual.
Website
O website é a primeira apresentação da sua empresa no mundo digital. Seu design e o conteúdo devem ser coerentes com o conceito, marcar e identidade visual que você definiu.
S.E.O.
O S.E.O. (Search Engine Optimization), também pode ser considerado uma ferramenta para posicionamento de marca. Afinal, em todo o mundo são feitas em média 2 trilhões de buscas diárias no Google.
Quanto mais as páginas do seu site estiverem otimizadas para ranquear bem nessas buscas, maior a chance de que um visitante clique no link e visite o seu site. Pouco adianta ter um site visualmente bonito se ele não tiver tráfego.
E mesmo que em um primeiro momento a pessoa não clique no link para o seu site, quanto mais a sua marca for vista em buscas de assuntos do seu interesse, mais conhecida ela se torna e assim como sua marca fica melhor posicionada. .
Blog
Os blogs têm diversas funções dentro de uma estratégia de brand positioning, entre elas melhorar o ranqueamento SEO e serem a plataforma de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Se as marcas se posicionam contando boas histórias, o blog é uma das ferramentas mais eficientes para isso, porque essa narrativa pode ser colocada nos mais diversos formatos simultaneamente, como textos, imagens, vídeos e podcasts. E o seu conteúdo pode ser replicado e divulgado nas mídias sociais.
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Mídias Sociais
As mídias sociais são outra ferramenta ao alcance das pequenas empresas para ações de branding. Dependendo do formato que você decidir usar para criar o seu conteúdo, qual o seu público alvo e a sua estratégia, uma ou mais mídias sociais podem ser utilizadas:
As principais são:
Youtube.
Facebook.