Trabalhar em casa, no sistema home office, sempre foi algo que uns sempre tiveram mais facilidade que outros no que se refere a ser focados e produtivos. Mas em tempos de quarentena contra o coronavirus, deixou de ser uma opção para ser a única forma de se manter trabalhando para muitos profissionais, sendo inclusive a orientação que receberam de suas empresas.
Ninguém sabe ainda por quanto tempo a quarentena será necessária. Por isso, preparamos um post com algumas dicas para não somente ser o mais produtivo possível nesse sistema home office, como também lidar um longo tempo sem sair de casa.
Defina horários e rotinas de trabalho
A maior dificuldade que muitos vão encontrar no home office do coronavirus é que sua rotina diária era baseada no horário em que saiam de casa. Então, uma dica é tentar manter essa rotina. A diferença é que vamos acordar, tomar o café da manhã e começar a trabalhar mais ou menos nos mesmos horários.
E da mesma maneira, tente terminar seu trabalho mais ou menos no mesmo horário que faz normalmente, fora da quarentena.
Faça uma lista de tarefas
Disciplina é a palavra-chave do home office. Especialmente se ele é obrigatório. Faça uma lista de todas as suas atividades e tente segui-la. Se necessário, faça uma planilha ou lista impressa com todas as suas pendências diárias, e execute uma a uma.
Defina momentos de pausas e refeições.
Tente manter todos os seus horários de almoço, pausa para o cafezinho, ir ao banheiro e até daquele momento em que paramos por alguns minutos para levantar da cadeira, esticar o corpo e acessar o Whatsapp e as redes sociais. Mas lembre-se de limitar esse intervalo, para não perder o foco e a concentração.
Determine onde será seu local de trabalho.
Trabalhando uma hora em cada lugar, a tendência é que você se desorganize, deixando materiais e anotações pelo caminho. Então, defina onde será o seu espaço de trabalho. Se a situação exigir, monte e desmonte seu local de trabalho todos os dias.
Isso pode ser um pouco mais difícil para os que moram em apartamentos pequenos e precisarão dividir o espaço com cônjuges e filhos. A dica nesse caso é: converse, negocie, chegue a um acordo. Tenha flexibilidade e bom-senso. Lembre-se que se você precisa manter suas atividades do jeito que puder, o mesmo vale para todas as pessoas que vivem com você.
Mantenha seu local de trabalho organizado
Não é porque você está home office que o seu escritório precisa virar a casa da mãe Joana, certo? A organização, além de facilitar a sua vida e aumentar a sua produtividade, vai tornar mais fácil a vida dos que estão isolados junto com você. Todos ganham se você mantiver seu local de trabalho limpo e organizado.
Evite distrações.
Seus filhos, esposa/marido, animais de estimação, enfim, todos, estarão dividindo o espaço da sua residência com você 24 horas por dia. Então, explique que aquele é o seu horário e local de trabalho, e precisa ser respeitado. Interrupções, somente em casos de real necessidade.
Mas, da mesma maneira que você precisa que sua família respeite o seu momento de trabalho, você precisa fazer o mesmo. Se você não é acostumado a trabalhar no sistema home office, tudo o que existe na sua casa pode ser uma fonte de distração que pode comprometer a sua produtividade: Sofá, televisão, Netflix, um bom livro. No horário de trabalho, simplesmente evite. Redes sociais, inclusive WhatsApp, somente se for parte do seu trabalho.
Comunique-se sempre com os colegas de trabalho
Mantenha e intensifique as interações com colegas de trabalho, o mais próximo que puderem do que acontecia em situação normal. Mantenha seus colegas a par do que você está fazendo e peça informações sobre as atividades deles. Utilize grupos de WhatsApp e todos os aplicativos que permitem o trabalho em equipe à distância como o Google Drive e Slack.
Defina dias e horários para calls e reuniões de equipe. Utilize o Skype, Google Hangouts ou qualquer uma das ferramentas similares gratuitas. Certifique-se de que o horário e data definidos são convenientes para todos e respeite-os. Mais importante do que a própria produtividade em si, a interação com os colegas de trabalho ajuda a atenuar as dificuldades do isolamento social.
Se você tem um chefe, informe a ele não somente as atividades que está realizando como os horários que começa e termina o trabalho. Se você chefia uma equipe, respeite esses horários. Lógico que existem situações emergenciais, que exigirão flexibilidade em relação a isso. Use o bom-senso para saber se é o caso.
Mantenha contato constante com clientes e fornecedores.
Mostre-se presente aos seus clientes e fornecedores. No caso dos seus clientes, explique tudo o que está sendo possível entregar trabalhando no sistema home office. Se trabalha em uma empresa que manteve as operações, explique a eles detalhadamente tudo o que é possível entregar, e o que não é.
Da mesma maneira que seus clientes terão de entender as limitações que você terá na sua entrega, você terá de ter a mesma compreensão com os seus fornecedores. Lembre-se que essa é uma emergência de todos, não somente sua. E que todos estão fazendo o que podem.
Se tinha prospecções em andamento, com certeza esse não é o momento de fechar negócio. Mantenha contato com os seus prospects, sem ser inconveniente, porque eles podem estar mais ansiosos e nervosos que você. Lembre-os de que você existe, mandando um vídeo, artigo ou qualquer outro conteúdo que você ache útil. Ou nesse caso, simplesmente interessante, ou divertido.
E se você estiver na outra ponta da situação, sendo o prospect a ser contatado, trate quem entrar em contato com você com educação e respeito. Mesmo se ele não tiver o discernimento de perceber que o momento não é apropriado.
Fique em casa. Obedeça à quarentena.
Do mesmo jeito que essa epidemia de coronavirus surgiu, ela vai acabar, e a vida voltará ao normal. Enquanto isso, você deve ter paciência e esperar isso acontecer. Tome as precauções de higiene, como lavar sempre as mãos e usar álcool 70. E não saia de casa, exceto em casos de extrema necessidade, Postaremos em breve AQUI outras dicas para encarar esse período de reclusão.
Saiba como o home office permanente pode afetar seu negócio http://duplaie.com.br/atualidade/home-office-permanente-efeitos/
Saiba mais sobre as tendências de marketing para o mundo pós-coronavírus. Clique AQUI.
Clique AQUI para baixar o guia completo de Como Criar Um Blog Corporativo de Sucesso.