Como funciona uma assessoria de imprensa

Como funciona uma assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é um recurso essencial para empresas que entendem que manter uma boa relação com a mídia é essencial, para influenciar a opinião pública de maneira legítima e garantir que sua imagem seja transmitida de forma clara e de acordo com sua estratégia de comunicação. Se você quer saber como funciona uma assessoria de imprensa, leia esse artigo até o fim!

O que é uma assessoria de imprensa?

Uma assessoria de imprensa é um serviço profissional que faz a interface entre entidades públicas e privadas, organizações e as marcas que elas representam, pessoas, governos, eventos e a mídia. O objetivo principal é assegurar que a imagem do cliente seja divulgada de maneira positiva e eficiente, estabelecendo uma comunicação eficaz com jornalistas, veículos de comunicação e outros formadores de opinião.

A assessoria de imprensa trabalha criando uma narrativa favorável sobre seu cliente. Para isso, o assessor de imprensa utiliza várias ferramentas, como o envio de releases, artigos assinados pelo porta voz da marca, o agendamento de entrevistas, a organização de coletivas de imprensa e o acompanhamento de notícias para garantir que a imagem do cliente esteja sempre em destaque.

Quais são as funções de uma assessoria de imprensa?

A atuação de uma assessoria de imprensa envolve diversas atividades, sendo as principais:

  1. Elaboração e envio de press releases: O press release é um dos principais instrumentos utilizados pelos assessores de imprensa. Trata-se de um comunicado oficial que é enviado para jornalistas e veículos de comunicação, com o objetivo de fornecer informações relevantes sobre a empresa ou a personalidade atendida.  O release pode abordar uma série de temas, desde lançamentos de novas empresas, marcas ou produtos até  a cobertura de eventos e crises de imagem, de acordo com o momento que a empresa.
  1. Relacionamento com a mídia: Manter uma boa relação com jornalistas e editores é uma das atividades mais importantes de uma assessoria de imprensa, sendo feita de forma transparente, através do envio de informações relevantes, agendamento de entrevistas e a oferta de conteúdo exclusivo que possa ser de interesse para os veículos de comunicação.

Ter um bom relacionamento direto com a mídia é crucial para gerar uma cobertura espontânea e positiva.

  1. Gestão de crises: Qualquer empresa ou marca está sujeita a momentos de crise, e neles a assessoria de imprensa tem um papel fundamental em gerenciar a comunicação externa da empresa, minimizando danos à imagem do cliente e garantindo que a crise seja tratada de forma profissional e transparente. O assessor de imprensa orienta o cliente a respeito de como se posicionar publicamente, especialmente ao se comunicar para a imprensa, evitando boatos e informações erradas.
  1. Organização de coletivas e entrevistas: Para aumentar a visibilidade do cliente, a assessoria de imprensa organiza eventos com a mídia, como coletivas de imprensa e entrevistas. Esses momentos são oportunidades para transmitir informações importantes, responder perguntas e estabelecer um contato direto com jornalistas e influenciadores.
  2. Monitoramento de mídia: A assessoria de imprensa faz o monitoramento constante de todas as menções à marca ou ao cliente nas redes sociais, na imprensa tradicional (impressa) e online. Esse acompanhamento é importante para avaliar o impacto das ações realizadas e para identificar rapidamente qualquer problema de imagem ou oportunidade de atuação.
  3. Produção de conteúdo:  Produção de conteúdo relevante também faz parte do trabalho de uma assessoria de imprensa. Isso pode incluir a produção de artigos, posts para redes sociais, e-books ou até a preparação de materiais audiovisuais para fortalecer a imagem do cliente, dentro de uma estratégia de marketing mais abrangente.

Como uma Assessoria de Imprensa Beneficia o Cliente?

  1. Aumento da Visibilidade: A assessoria de imprensa facilita o acesso do cliente a veículos de comunicação, aumentando a visibilidade da marca, da empresa ou do profissional, gerando uma exposição diferenciada, muito maior do que seria possível com ações publicitárias tradicionais, online ou offline.
  2. Credibilidade: A presença do cliente no conteúdo editorial veicula pela mídia oferece mais credibilidade do que nos anúncios pagos, porque o conteúdo gerado pela imprensa passou por uma curadoria e uma editoria, e é visto pelo público como mais imparcial, aumentando a confiança dele nas informações.
  3. Fortalecimento da Imagem: Um bom trabalho de assessoria de imprensa ajuda a promover a imagem pública do cliente, transmitindo uma imagem positiva na mídia e ajudando o posicionamento, ou reposicionamento, da sua marca.
  4. Apoio em Momentos de Crise: Toda empresa, marca ou pessoa está sujeito a passar por situações delicadas. Nesse momento, a assessoria de imprensa é fundamental para proteger a reputação do cliente, minimizando os danos e num segundo momento, ajudando na reconstrução da sua imagem do cliente.

A presença de um especialista é crucial para uma comunicação eficaz e estratégica durante crises.

  1. Relacionamento Estratégico: A assessoria de imprensa também facilita o relacionamento do cliente com influenciadores, formadores de opinião e jornalistas, criando alianças estratégicas que podem abrir portas para novas oportunidades de negócios e parcerias.

Quem pode contratar o serviço

Qualquer pessoa física ou jurídica pode contratar uma assessoria de imprensa. De empresas a entidades do terceiro setor, passando por celebridades, profissionais, executivos, políticos e até mesmo eventos.

Quando Contratar uma Assessoria de Imprensa?

Existem vários momentos em que se pode contratar uma assessoria de imprensa. Desde o lançamento de novos produtos ou marcas, até o lançamento de novas empresas, que em sua estratégia de brandbuilding, querem desde o início ter uma exposição maior de suas marcas e dos seus profissionais, que se posicionam como especialistas, e fontes de informação confiável, nas áreas em que atuam.

Já durante uma crise de imagem, a assessoria de imprensa se torna uma ferramenta fundamente, indispensável para evitar danos maiores à imagem de marcas, profissionais ou da própria empresa.

Conclusão

A assessoria de imprensa é um pilar fundamental da comunicação estratégica de uma empresa, oferecendo vantagens inestimáveis para quem busca se destacar e manter uma boa reputação frente à opinião pública.

Se você quer aumentar a presença da sua marca, ou preservar a sua imagem, contar com os serviços de uma assessoria especializada pode ser um excelente investimento.

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