O que é Tráfego Orgânico

O que é Tráfego Orgânico: Entenda porque ele é fundamental para o sucesso online do seu negócio.

Quando se fala em marketing digital e estratégias para aumentar a visibilidade de um site, um dos termos mais mencionados é “tráfego orgânico”. Mas afinal, o que isso significa e como pode impactar os resultados do seu site e os negócios gerados online? Neste artigo, vamos explicar o que é Tráfego Orgânico e porque ele é fundamental para o sucesso online do seu negócio.

O que é Tráfego Orgânico

Tráfego orgânico é o termo que define o número de visitantes que chegam ao seu site a partir de resultados gratuitos dos motores de busca, como o Google, Bing ou Yahoo. Ou seja, ele ocorre quando um usuário realiza uma pesquisa online e encontra seu site entre os resultados orgânicos, que tem esse nome porque eles não dependem de anúncios pagos.

Ou seja, tráfego orgânico é gerado sem que você precise pagar por pelo clique, através de anúncios com links patrocinados  outras formas de publicidade paga online, e é gerado por meio da otimização do seu site para os mecanismos de busca , SEO (Serch Engine Optimization), e da publicação constante de conteúdo relevante e de qualidade, que atraia os usuários.

Como Funciona o Tráfego Orgânico?

O tráfego orgânico é resultado direto de uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Isso significa que, para atrair tráfego orgânico, é necessário otimizar  o seu site e o seu conteúdo. para que ele seja bem classificado nos motores de busca, que funcionam por meio de algoritmos, conjunto de regras que definem como os resultados de busca são classificados

Relevância do conteúdo:

Seu conteúdo precisa ser útil e relevante para o que o usuário está buscando, que pode ser entretenimento, informação ou mesmo fazer uma compra.

Relevância das Palavras-chave:

Palavras-chave são aqueles que os usuários utilizam nas buscas. Elas devem estar presentes de forma estratégica em seu conteúdo.

Qualidade do conteúdo:

O conteúdo deve ser original, bem escrito e oferecer uma experiência de valor ao usuário, para que ele se torne um ativo digital valioso.

Velocidade do site:

O Google favorece sites rápidos porque eles proporcionam uma  experiência melhor para o usuário.

Construção de Links internos e externos:

O linkbuilding, ou construção de links internos (dentro do seu site) ou externos (fora dele), é um fator relevante na classificação do Google, e ajudam a aumentar a autoridade do seu site.

Links internos

Eles ajudam os robôs dos sites de busca a navegar pelo seu site e encontrar e indexar as páginas do seu site. Algumas páginas são conhecidas porque o Google já as rastreou e as conhece antes mesmo do primeiro usuário.

Links externos.

Embora o senso comum indique que você não deveria criar links que levam as pessoas para fora do seu site, na prática funciona exatamente ao contrário. Como o Google valoriza o conteúdo qualidade, links externos a partir do seu site indicam que você fez uma boa pesquisa para produzir o seu conteúdo. Por outro lado, links externos apontando para o seu site indicam que outras pessoas consideram o seu conteúdo de boa qualidade.

Vantagens do Tráfego Orgânico

Melhor relação de custo x benefício:
Ao contrário dos anúncios pagos, o tráfego orgânico não exige investimento financeiro direto. Ou seja, esses usuários chegam até o seu site sem que você tenha de pagar por anúncios.

Previsibilidade financeira:
Campanhas de tráfego pago cessam quando o orçamento é esgotado. Ou seja, você paga um custo por clique. Esse custo pode seguir uma previsibilidade, mas pode aumentar rapidamente, especialmente se aparecerem concorrentes competindo com você pela mesma busca, já que os preços por clique dos links patrocinados do Google aumentarão se os seus competidores estiverem dispostos a pagar mais caro.

Inclusive, se a sua marca for razoavelmente conhecida, eles podem utilizar o seu nome como uma palavra chave para as buscas pagas.

Investir em tráfego orgânico tende a ser mais previsível e sustentável a longo prazo. Uma vez que você conquiste  boas posições nos motores de busca, seu site continuará atraindo visitantes, exigindo menos investimento.

Credibilidade e confiança:
O usuário escolhe um site de buscas porque entende que os resultados que encontrará lá responderão às suas perguntas. Os três principais são Google, Bing e Yahoo, mas o mais utilizado no mundo é o Google, que processa uma média de 158,5 mil buscas por segundo em todo o mundo. Ou seja, a cada minuto, são cerca de 9,5 milhões de pesquisas feitas no Google. No Brasil, é o buscador mais utilizado, contando com a preferência de aproximadamente 90% dos usuários.

O Google é o buscador mais utilizado no mundo inteiro porque ele oferece as melhores respostas para as buscas que são feitas através das palavras-chaves.  Por isso, se você faz uma busca no Google, os resultados da busca orgânica são geralmente vistos como mais confiáveis pelos usuários, por serem provenientes de uma pesquisa genuína.

Maior Engajamento e Leads mais qualificados
Os visitantes que chegam ao seu site através de resultados orgânicos tendem a ser mais interessados no conteúdo que você oferece, o que resulta em maior tempo de permanência no site, taxas de conversão mais altas, maior  engajamento e leads de melhor qualidade.

Maior exposição de marca no longo prazo

Quando seu site é bem ranqueado nas buscas orgânicas, sua marca sempre será exposta quando o usuário fizer uma pesquisa, independentemente de dia ou horário, o que não ocorre com o tráfego pago, exceto se você estiver disposto a um investimento muito mais alto.

Como Aumentar o Tráfego Orgânico?

Foque em SEO:

Invista em estratégias de SEO para otimizar seu site e seu conteúdo. Isso inclui pesquisa de palavras-chave, otimização de imagens, criação de conteúdo de qualidade e melhoria na estrutura do site.

Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo:

Invista na produção de conteúdos que respondam às perguntas dos usuários e que agreguem valor. Quanto mais útil e interessante for o seu conteúdo, mais chances você terá de atrair visitantes orgânicos.

Tenha um blog sempre atualizado

Mantenha um blog ativo e atualizado com constância. Além de uma excelente maneira de gerar tráfego orgânico, e tornar o seu site mais vivo, um blog é um excelente canal para seus consumidores se relacionarem com sua empresa e sua marca.

Invista na experiência do usuário:

Um site com uma boa navegação, design responsivo (adaptável a dispositivos móveis), rápido e fácil de usar tende a reter mais visitantes e a melhorar seu posicionamento nos motores de busca.

Construa backlinks:

Ter outros sites de autoridade linkando para o seu pode aumentar significativamente sua relevância e ajudar a melhorar o posicionamento nos motores de busca.

Tráfego Orgânico e tráfego Pago: qual utilizar?

Enquanto o tráfego orgânico é gratuito, o tráfego pago é gerado quando você investe em anúncios para atrair visitantes. Ambas as estratégias têm suas vantagens e  normalmente elas podem ser complementares. Uma não exclui a outra.

O Tráfego pago gera resultados mais rápidos e imediatos, mas os custos podem ser altos e o tráfego desaparece quando o orçamento se esgota. Quanto mais cliques você receber, mais o seu orçamento se esgota. Já o Tráfego orgânico demora mais para gerar resultados, mas é sustentável e pode gerar resultados duradouros com um investimento inicial de tempo e esforço. 

E, quanto mais cliques de tráfego orgânico a sua página receber, mais os algoritmos do Google e demais buscadores entendem que se trata de um conteúdo valioso, e melhor será o seu ranqueamento nas buscas.

O tráfego orgânico é uma das melhores maneiras de atrair visitantes qualificados para o seu site, pois oferece resultados duradouros e é altamente custo-benefício. Investir em estratégias de SEO e criar conteúdo relevante é essencial para aumentar esse tráfego e construir uma presença online sólida. Embora o tráfego pago possa trazer resultados rápidos, o tráfego orgânico é fundamental para o crescimento sustentável de longo prazo do seu site.

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