A imagem corporativa comunica às pessoas como uma empresa se comporta, que tipo de organização ela é, e até mesmo que expectativas elas podem ter em relação à empresa e aos seus representantes, as pessoas que trabalham nela. Uma boa imagem pode ajudar a construir confiança e trazer a lealdade dos clientes, e uma imagem ruim pode abalá-las. Nesse artigo explicaremos o que é imagem corporativa, e porque é tão importante para a sua empresa!
O que é imagem corporativa?
Imagem corporativa ou imagem pública é a percepção que as pessoas têm de uma empresa ou marca, chamada também de reputação ou identidade corporativa. Ela pode ser definida como o que elas pensam e sentem a respeito de uma empresa, e pode, ou não ser estendido aos produtos e ou marcas relacionados a ela, e vice-versa.
Se uma empresa tem uma imagem corporativa positiva é provável que as pessoas associem as marcas, produtos e serviços relacionados a ela a essa imagem, o mesmo valendo se a imagem for negativa. Da mesma maneira, se as marcas e produtos de uma empresa têm uma imagem positiva, ela pode ser associada à organização como um todo.
Ou seja, é importante entender que a associação é um gatilho imensamente poderoso para gerar sentimentos e percepções, positivos ou negativos, que afetam a imagem corporativa.
Imagem é uma percepção individual
É importante entender que, por mais que profissional de marketing pensem em grupos, como públicos-alvo, a imagem é uma construção mental individual. Pessoas são indivíduos, únicos, e a imagem que elas têm sobre qualquer coisa não reflete, necessariamente, uma realidade objetiva.
A imagem é criada na mente das pessoas por meio dos estímulos e incentivos que ela recebeu a respeito dessa empresa, sobre os quais ela tem controle, como as ações realizadas em sua estratégia de comunicação e nas interações es que teve com ela, e a que ela não tem, como por exemplo, os comentários que outras pessoas fazem, ou acidentes, que são totalmente imprevisíveis.
Mas se os estímulos e incentivos são os mesmos, a imagem que cada pessoa cria em sua mente é diferente, porque elas têm gostos, preferências, rejeições, características, origens culturais e histórias de vida diferentes entre si, que podem ter um peso específico para cada uma delas.
Por isso, mesmo que haja pontos em comum suficientes a ponto de se poder afirmar que em determinado grupo a imagem corporativa de uma organização é mais ou menos positiva, é importante lembrar que ela sempre será subjetiva.
Fatores que influenciam a imagem de uma empresa
A primeira impressão é a que fica. Por isso, a forma como a empresa interage com seus clientes pode ter um impacto substancial na sua imagem corporativa, e muitas empresas priorizam o atendimento ao cliente como a primeira e mais importante etapa de construção de sua imagem corporativa.
A imagem é importante para empresas de todos os tamanhos, mas as pessoas geralmente têm expectativas maiores em relação às organizações grandes e conhecidas que têm uma reputação bem estabelecida.
Apesar disso, qualquer empresa voltada para o público tem uma imagem corporativa, mesmo que os líderes e funcionários da organização não a estejam desenvolvendo ativamente. Aspectos como o nome da empresa, a aparência de seu site, o conteúdo do seu blog e de suas redes socais são elementos que ajudam a construção da imagem que clientes, fornecedores e parceiros visualizam.
Quais fatores influenciam a imagem corporativa?
Muitos fatores podem influenciar a imagem corporativa, incluindo:
Desempenho financeiro
Ética
Práticas de negócios
Qualidade dos produtos e serviços
Atendimento ao cliente
Relações com funcionários
Cobertura mediática
Por que a imagem de uma organização é importante?
A imagem corporativa é importante porque é como as pessoas a percebem, e as empresas geralmente se esforçam significativamente para construir e proteger sua imagem por causa disso.
Uma imagem positiva ajuda a atrair novos clientes e manter os que já tem. Também pode tornar mais fácil para a organização atrair os candidatos certos para vagas de emprego, assim como investidores, acionistas e parceiros de negócios, porque essas partes interessadas sentem que a organização compartilha seus valores e sabem o que podem esperar dela. Existem expectativas, e a confiança de que elas serão atendidas.
Esses fatores contribuem para o sucesso geral da empresa, porque os clientes geralmente escolhem empresas com base nos valores que transmitem. Isso significa que os valores e a imagem da marca podem ser influências significativas nas decisões de compra e a imagem certa pode ser uma poderosa vantagem competitiva.
Comunicar os valores da marca e apresentar uma imagem positiva da organização pode ter um impacto direto sobre se os clientes optam por comprar de uma organização ou de um de seus concorrentes. Uma imagem significativa e valores que os clientes compartilham também podem incentivar a fidelidade à marca.
Por que melhorar a imagem corporativa da sua empresa
Existem algumas circunstâncias em que você pode querer melhorar sua imagem corporativa. Em alguns casos, pode ser algo mais sério, um acontecimento que gerou uma crise de imagem. Em outros, pode ser uma questão que não fica tão explícita, mas que fez com que, em algum momento da jornada de compra do cliente, a decisão de fechar um negócio foi adiada ou descartada, sem maiores explicações.
Em ambos os casos, são situações que poderiam ser minimizadas, ou evitadas, com um trabalho para fortalecer a imagem corporativa.
Como melhorar a imagem da empresa
Melhorar a imagem pode ser algo necessário porque se deseja mudar a forma como o público percebe a marca. Em alguns casos, a organização também pode mudar suas prioridades ou a sua direção de negócios, para ajustar sua imagem pública.
Essas orientações podem ajudá-lo a desenvolver uma imagem positiva e autêntica para uma organização e mantê-la em toda a empresa. Essas etapas são úteis para novas empresas que estão desenvolvendo uma imagem de empresa pela primeira vez e para empresas mais estabelecidas que visam ajustar sua imagem.
1– Identifique o objetivo principal da organização
Você pode começar a desenvolver a reputação da marca identificando seu objetivo principal. O objetivo principal é a razão pela qual a empresa existe e faz o trabalho que faz. Ter um propósito claro que os clientes possam apoiar ajuda a marca a se conectar com seu público-alvo.
Criar uma conexão facilita a comercialização dos produtos ou serviços da marca para o público-alvo. Depois de estabelecer qual é o objetivo principal do negócio, a empresa pode demonstrar esses valores de forma consistente em todo o seu trabalho
2 Construa e desenvolva a marca da organização
A marca e os elementos visuais da organização são uma influência importante na imagem da empresa. A construção de marca, ou brandbuilding inclui itens como logotipo, slogan, paletas de cores e até mesmo o nome da marca. Se o nome não transmite a razão porque um produto existe, ele pode ser mudado. Foi o que fez a Pepsi, no início de sua trajetória, por exemplo.
Essas ferramentas podem ajudar a comunicar o propósito da organização. Se você está fazendo alterações na imagem corporativa , vale a pena pensar em quão bem a marca reflete os valores da organização, a identidade que ela pretende transmitir ou o seu posicionamento.
Aderir a seus valores
Para criar uma imagem forte e positiva, é importante que a empresa siga os valores que promove. Os valores que a empresa promove podem atrair novos clientes, mas praticar esses valores é essencial para reter esses clientes e continuar atraindo mais. É importante mostrar coerência, garantir que a entrega esteja alinhada com as expectativas criadas.
Mostrar que as ações da organização estão alinhadas com seus valores também é importante para construir confiança. Antes de divulgar os valores da empresa, vale a pena avaliar o quanto as ações da empresa se alinham com os valores. Se houver uma diferença, é aconselhável implementar um plano para fazer com que o comportamento corresponda aos valores. Ou seja, não prometa o que não é capaz de cumprir.
4. Fornecer treinamento de pessoal
Se toda a organização aderir à imagem e aos valores da empresa, isso tornará a imagem corporativa mais forte e autêntica, portanto, o treinamento da equipe pode ser necessário se a imagem e os valores estiverem se desenvolvendo ou mudando. O treinamento ajuda a equipe a entender a imagem e os valores fundamentais da empresa, o que torna mais fácil incorporá-los em seu trabalho e comportamento.
Pense que tudo o que sua empresa investir em uma estratégia de comunicação para divulgar esses valores ao público não terá o efeito desejado se, ao entrarem em contato direto com a sua empresa, através de sua equipe, a mensagem transmitida não estiver de acordo. Se todos tiverem um entendimento comum da imagem organizacional, será mais fácil promovê-la.
Promova atividades que promovam valores organizacionais
Participar de atividades que promovam e se alinhem aos valores organizacionais pode fortalecer a imagem da marca. Isso é especialmente verdadeiro para atividades públicas e relacionadas à mídia que têm ampla exposição. A maneira como a empresa se promove e se apresenta publicamente pode ter um efeito significativo no desenvolvimento da percepção pública e no aumento do reconhecimento da marca.
Torne sua mensagem consistente e coerente
Para criar uma imagem forte, é importante que todas as comunicações e mensagens da marca sejam consistentes. As empresas frequentemente compartilham a posição oficial sobre questões ou desenvolvimentos específicos internamente, para que os porta-vozes e os funcionários voltados para o cliente comuniquem ideias consistentes.
Mensagens conflitantes ou contraditórias podem prejudicar a identidade da marca e criar confusão. Isso significa que manter os funcionários bem informados e compartilhar as mesmas mensagens em todo os canais, blog, redes sociais, releases de assessoria de imprensa e até as postagens pessoais dos funcionários, quando se referirem às atividades da empresa, são importantes para criar e manter uma imagem corporativa de sucesso.
7. Assuma a responsabilidade pelos erros
As marcas às vezes cometem erros e é importante se apropriar deles se você quiser melhorar a imagem da empresa. Assumir a responsabilidade pelos erros e corrigi-los ajuda você a ganhar a confiança dos clientes e pode limitar os danos à imagem da empresa que um erro pode causar.
Se a organização iniciar uma nova política ou lançar um novo produto que cause uma reação negativa dos clientes, reverter a decisão pode ter um impacto positivo na imagem da marca. Isso mostra aos clientes que você os está ouvindo e deseja atender às suas necessidades.
Todos estão sujeitos a errar, por melhores que sejam. Mas a maneira que agem para corrigir esses erros é o que constrói a imagem corporativa, no longo prazo.
8. Foco no atendimento ao cliente
A qualidade do atendimento ao cliente de uma empresa pode ter um impacto significativo em sua imagem. Isso ocorre porque o atendimento ao cliente é a forma mais comum de os clientes interagirem diretamente com a marca. É importante que as equipes de atendimento ao cliente personifiquem os valores da marca e possam oferecer um atendimento eficaz ao cliente.
Uma experiência com atendimento ao cliente tem o potencial de moldar como alguém se sente em relação à empresa de maneira positiva ou negativa. Se mudar a percepção da marca é importante, vale a pena avaliar o atendimento ao cliente e fazer melhorias, se necessário.
9. Mantenha seu site, blog e mídia social atualizados
Para a maioria das empresas, a imagem corporativa muda com o tempo e é importante que manter o site da marca, o blog e as contas de mídia social atualizados para refletir isso. Os clientes geralmente fazem julgamentos rápidos quando visualizam pela primeira vez o site da organização ou as contas de mídia social e essa também pode ser a primeira vez que notam a marca.
Manter essas plataformas atualizadas garante que os clientes tenham uma impressão precisa da imagem atual da empresa. Vale a pena avaliar se esses canais dão aos clientes uma impressão precisa e decidir se apenas pequenas alterações ou uma revisão maior são necessárias para torná-la mais precisa.