Sua empresa deveria ter um blog corporativo?

Blog Corporativo: Sua empresa deveria ter um?

A presença digital é fundamental para qualquer empresa, porque a internet se tornou o principal meio de comunicação entre marcas e consumidores. Ter um site que comunique bem as qualidades da sua empresa e os benefícios do seu produto ou serviço é importante, mas não o suficiente, porque ele precisa ser visitado, ter tráfego. E a melhor maneira disso acontecer é tendo um blog corporativo.

Neste artigo, vamos explorar as principais razões para a sua empresa ter um blog corporativo, mostrando que ele pode ser ferramenta de marketing muito eficaz, exigindo um baixo investimento.

Atrair Tráfego Orgânico

A primeira grande razão para ter um blog corporativo é o aumento da visibilidade online. Traduzindo para uma linguagem menos técnica, é que as pessoas precisam acessar o seu site, e a maneira mais usual é fazendo uma busca no Google, ou outro buscador.

Para que o seu site seja achado, é preciso que ele indexe nas buscas do Google que interessam para você, incluindo o nome da sua empresa e palavras relacionadas aos produtos ou serviços que você oferece. O tráfego gerado por essas buscas é chamado de tráfego orgânico.

Para que isso aconteça, você deve publicar no seu blog conteúdo relevante e com todas as otimizações SEO (Search Engine Optimization), o que torna um blog uma poderosa ferramenta de atração de tráfego para o seu site e de atração de leads.

E existe ainda uma outra grande vantagem: Você não precisará pagar por cada clique que receber. Muito pelo contrário! Quanto mais pessoas acessarem seu conteúdo, mais o Google o exibirá seu conteúdo para outras pessoas.

Estabelecer Autoridade e Credibilidade no Mercado

Qual é a marca mais conhecida do seu mercado? Qual empresa é vista pelos consumidores como a melhor? Ou a mais confiável?  Todas essas perguntas são importantes para o seu negócio, e se você utilizar o seu blog para publicar conteúdo relevante, você tem a oportunidade de fazer o seu posicionamento de marca, informando o seu público que você é uma autoridade em sua área de atuação.

Ao usar seu blog corporativo para compartilhar seu conhecimento sobre a sua área de atuação, dicas práticas, cases de sucesso e insights sobre o seu setor, sua empresa ganha a confiança do público, aumentando sua credibilidade frente a clientes em potencial, parceiros e fornecedores.

O blog corporativo é uma excelente plataforma de relacionamento com o cliente

Um blog corporativo não é apenas uma plataforma para divulgar informações. É também uma excelente oportunidade para engajar o seu público. Com artigos que respondem a dúvidas frequentes, oferecem soluções para problemas comuns ou compartilham histórias inspiradoras, você cria um canal de comunicação direto com seus clientes. Esse tipo de conteúdo é altamente engajador, muito eficaz para construir um relacionamento mais próximo e duradouro dos clientes com a empresa e a marca, que  se torna mais familiar,  acessível e amigável.

O Blog apoia o Processo de Compra do Consumidor

Boa parte da jornada de compra do cliente acontece na internet, seja a compra realizada no ambiente físico, ou por e-commerce.  Muitos clientes em potencial pesquisam na internet buscando informações sobre produtos, serviços ou soluções para seus problemas. Ter um blog corporativo, com conteúdo criado para cada uma das fases da jornada de compra é uma forma eficaz de influenciar esse processo.

Geração de Leads

Por gerar tráfego orgânico, o blog pode ser uma fonte de captação de gerar leads qualificados. Ao incluir formulários de captura de e-mail, ofertas especiais ou conteúdos exclusivos (como e-books ou webinars), ou até mesmo um link para o WhatsApp, você pode gerar cadastros. Isso cria uma base de dados de potenciais clientes que podem ser nutridos por meio de campanhas de e-mail marketing e outras estratégias de vendas.
Com o tempo, o blog pode se tornar uma fonte contínua de tráfego e leads, proporcionando um retorno sobre o investimento (ROI) extremamente positivo.

Melhora seu ranking no Google em todas as buscas estratégicas

O SEO é uma das principais razões pelas quais um blog corporativo é uma estratégia de marketing digital inteligente. Os motores de busca favorecem sites atualizados regularmente porque aumenta o tempo de permanência no site, melhora o CTR (Taxa de Cliques) e diminui a taxa de rejeição, todos esses, todos fatores que influenciam positivamente a posição do seu site nos resultados de pesquisa das buscas estratégicas para o seu negócio.

Além disso, o blog oferece a chance de incluir links internos e externos , o que aumenta a autoridade do seu domínio.

O blog é um canal de comunicação de baixo custo

O marketing de conteúdo não nasceu junto com a Internet. A ideia de uma empresa ter uma mídia própria, por meio da qual poderia se comunicar com seu público interno, ou externo, é bem antiga, e funciona para os mais variados setores da economia!

A John Deere tem o jornal The Furrow, a Pirelli tem o Calendário Pirelli, e a Michelin tem o Guia Michelin, cada uma com a sua estratégia de comunicação, que dão excelentes resultados a mais de 60 anos, no caso da Pirelli, e a mais de um século, para John Deere e Michelin. Todos começaram como mídias impressas, mas hoje publicam o seu conteúdo no formato digital, em blogs, conseguindo excelentes resultados.

Qualquer empresa, hoje pode repetir essa experiência e esse sucesso, porque a produção de conteúdo, e a sua distribuição digital, diminuíram os custos imensamente.

Conclusão

Ter um blog corporativo é uma das melhores maneiras de melhorar a presença online, aumentar a autoridade da marca, gerar leads qualificados e melhorar a comunicação com seus clientes. Ao investir na criação de conteúdo relevante e de qualidade, sua empresa pode colher benefícios a longo prazo, criando uma relação mais sólida e confiável com o público.

Rolar para cima