Ferramentas de Personal branding: Quais as melhores para construir uma marca pessoal

Ferramentas de personal branding: Quais as melhores para construir uma marca pessoal

O Personal Branding é uma estratégia de marketing para construir a marca pessoal dos profissionais, beneficiando a eles, as empresas em que atuam e os clientes que os contratam. Mas tão importante quanto definir boas estratégias de personal branding, é escolher quais ferramentas utilizar, e quando. Nesse artigo falaremos de Ferramentas de Personal Branding, explicando quais as melhores para construir uma marca pessoal, e em que fase da estratégia você deve utilizá-las.

Sua estratégia definirá suas ferramentas de personal branding, e vice-versa

Quando falamos nas ferramentas de personal branding, existe um enorme leque delas, que você pode utilizar. Quase todas as ferramentas e recursos disponíveis para a construção e posicionamento das marcas de produtos e empresas estão disponíveis para os profissionais construírem suas marcas pessoais. A questão é quais usar e quando fazer isso.

Se você está buscando construir a sua marca pessoal, você já tem a sua competência essencial, aquilo em que você é bom, e que será o pilar sobre o qual sua carreira está sendo construída, bem desenvolvida. Para saber quais ferramentas de personal branding, usar, entretanto você precisa saber quais as outras habilidades e competências necessárias, especialmente as voltadas para a comunicação, que você já tem suficientemente desenvolvidas.

Dando um exemplo, redes sociais como o Linkedin, um blog, ou um artigo para ser distribuído aos meios de comunicação são excelentes ferramentas de personal branding. Mas para utilizá-las, suas habilidades como escritor precisam estar afiadas. Participar de entrevistas e debates em podcasts ou programas na TV ou rádio também é muito bom para a sua marca pessoal. Mas seu sucesso utilizando essas mídias dependerá de você ter uma boa oratória e saber expor a sua imagem nesses meios e saber se portar em frente a uma câmera.

Outra questão é quando utilizar. Vamos supor que você tenha escolhido publicar artigos em um blog, o LinkedIn e escrever um livro como suas ferramentas de personal branding, porque são aquelas nas quais você tem mais facilidade em produzir conteúdo. Você pode lançar um livro em qualquer momento. Mas por uma questão de estratégia de comunicação, você pode começar produzindo conteúdo para seu Linkedin ou blog, e o lançamento do livro, que é uma produção de conteúdo mais demorada e trabalhosa, é feito em um segundo momento.

Primeiro para que você tenha tempo hábil de escrever, revisar e conseguir uma editora para o seu livro.  Segundo para que você tenha tempo de ganhar visibilidade usando outras ferramentas, como o Linkedin e o seu blog, e o próprio trabalho de conseguir uma editora, fazer um evento de lançamento, e atrair pessoas até ela seja mais fácil, porque você ganhou seguidores, sua marca se tornou mais conhecida e sua imagem é mais poderosa.

Ferramentas de personal branding

Vamos listar agora as principais ferramentas de personal branding, e explicar como elas funcionam.

Site pessoal

O seu site deve ser o lugar onde seu público pode encontrar tudo sobre você. Ele deve ser construído seguindo as melhores práticas SEO – Search Engine Optimization, e ter um blog, para gerar tráfego e publicar conteúdo. E deve conter:

  • Biografia pessoal detalhada
  • Títulos acadêmicos
  • Certificações
  • Prêmios
  • Publicações
  • Apresentações
  • Projetos importantes
  • Associações
  • Afiliações
  • Vídeos de palestras

Palestras

Apresentar palestras sobre o assunto que é especialista, sua competência essencial. Falar em público é a técnica de marketing mais impactante para um profissional ganhar visibilidade e construir sua marca pessoal. Um especialista não só se beneficia das diversas conferências e oportunidades de palestras que apresenta para dividir seu conhecimento, como também pode usar seu histórico de palestras para construir sua credibilidade a longo prazo.

Em seu website, ou em contas oficiais de redes socais, um profissional pode e deve publicar uma lista de suas palestras anteriores. Se forem muitas, pode até montar e publicar um videoclipe. Esse registro facilita a obtenção de mais atividades de palestra no futuro.

Debates

Participar de debates sobre esses assuntos com outros especialistas, ou especialistas em outros assuntos, abordando um assunto em que haja uma convergência da área de conhecimento ou competência de ambos os profissionais.

Escrever livros

Escrever livros relacionados ao assunto em que quer se tornar referência.

Receber referências e recomendações de outros profissionais.

No ambiente real de um evento ou palestra, ou no ambiente de redes sociais como o Linkedin, referências de outros profissionais reforçam a confiança do público, especialmente se esses profissionais também tiverem uma reputação sólida.

Escrever artigos para blog

Seu blog é como a sua mídia particular, uma plataforma de jornalismo que cria conteúdo com a sua marca, e sempre vai cobrir o que você faz, e a ferramenta por meio da qual você vai criar uma audiência. Não é difícil de aprender a produzir conteúdo para blog, mas é preciso combinar uma boa linguagem escrita com conteúdo relevante e saber fazer as otimizações SEO, outro assunto que vamos abordar, para obter uma boa indexação nos mecanismos de busca, como o Google.

Se você não tiver tempo ou disposição para produzir conteúdo para o seu blog com constância, e usando as técnicas corretas, contrate um redator, uma agência de produção de conteúdo ou marketing digital.

SEO – Search Engine Optimization

O SEO desempenha um papel muito importante entre as ferramentas de personal branding, porque quando têm uma dúvida, as pessoas pesquisam em buscadores, principalmente no Google. Estar entre as principais respostas que o Google oferece para as buscas em sua área de atuação, ou assuntos relacionados, é bom para a sua marca pessoal por diversas razões.

Tráfego orgânico

A primeira e mais importante delas é gerar tráfego orgânico para o seu site ou blog, para que as pessoas leiam as postagens que você colocou e consumam o seu conteúdo, onde você vai gerar informações valiosas para elas, que o posicionam como uma autoridade no assunto da sua competência essencial.

Brand Awareness.

Quando uma pessoa faz uma busca, o google seleciona diversos links como resposta a essa busca. Quanto mais páginas relacionadas a você aparecem como resposta, mais a sua marca é exposta, aumentando a familiaridade do público com ela.

Autoridade de domínio e de imagem:

Autoridade de domínio: significa o quanto um domínio é relevante comparado aos outros.  Um site com autoridade normalmente possui facilidades de rankeamento e melhores resultados com tráfego orgânico. Já a autoridade de imagem reflete o nível de confiança e reconhecimento que os clientes e o público em geral têm pela marca. No caso do SEO esses dois conceitos se relacionam, já que quanto mais um site ou blog aparece como referência nas buscas, maior a credibilidade e a força da marca pessoal do profissional relacionado a ele.

Chat GPT e IAs

O Chat GPT e outras Inteligências Artificiais. Quando as IAs se tornaram acessíveis, e alguns usuários começaram a fazer buscas no chat GPT ao invés do Google, houve um questionamento se o SEO perderia importância. Mesmo que muitas vezes isso aconteça, as IAs ainda apresentam informações desatualizadas ou imprecisas, de modo que muitas vezes o que elas apresentam é mais um roteiro para você fazer a sua pesquisa do que a resposta final propriamente dita, e a busca no Google acaba sendo feita de qualquer maneira.

Outro ponto é que nem sempre a Inteligência Artificial foi alimentada com informações suficientes sobre certos assuntos para oferecer uma resposta precisa. Quando isso acontece, o próprio robô faz um pesquisa em tempo real no o conteúdo que está disponível na internet, e vai achar as respostas justamente no conteúdo que é bem indexado nas buscas do Google, que é justamente o que teve o melhor trabalho de SEO.

Newsletter

Se o objetivo do seu blog é atrair novos públicos e educá-los, o e-mail marketing é a maneira de transformar muitos desses leitores em seguidores fiéis e admiradores do seu trabalho. Nessa newsletter você pode incluir links para seus novos artigos, vídeos, novidades, agendas de eventos ou até um link para download de conteúdo educacional valioso, como e-books e whitepapers relevantes.

Participar de webinars e podcasts

Participar de webinars e podcasts é uma excelente ferramenta de personal branding, porque o profissional comparece na posição de especialista em sua área de atuação para o público desses podcasts, que podem ser pessoas que ainda não o conhecem, ou públicos-alvo que ele ainda não atingiu.

Assessoria de imprensa

Uma boa assessoria de imprensa, é uma excelente ferramenta de personal branding, porque ter citações, ser fonte para entrevistas, ou ter artigos assinados publicados em veículos segmentados, ou de massa, não somente torna a marca pessoal mais conhecida, como ajuda no seu posicionamento.

Profissionais que são fonte de conteúdo para veículos jornalísticos não ganham somente o alcance que esses veículos têm, mas a sua credibilidade. O que diferencia o jornalismo profissional das mídias alternativas como canais do Youtube e outras redes sociais é que o trabalho de jornalismo pressupõe apuração das informações e escolha das melhores fontes. Por isso, o público entende que o profissional que tem um artigo assinado, é entrevistado, ou é fonte de uma reportagem, passou pelo crivo de uma editoria, que o considera uma fonte qualificada de informações, o que é muito importante para a construção de uma marca pessoal.

Midia Kit

Profissionais de alta visibilidade, especialistas em sua área de atuação, recebem pedidos de biografias, trechos de palestras e fotos o tempo todo. Portanto, faz sentido ter tudo isso pronto para ser publicado a qualquer momento.

Informações

Nos textos com informações, é importante que elas estejam completas e atualizadas., o que incluis uma biografia pessoal detalhada, títulos acadêmicos, certificações, prêmios, projetos importantes e trabalhos relevantes realizados, associações e afiliações

Imagens e fotografias

Imagens e fotografias de qualidade são ferramentas de personal branding essenciais, e devem fazer parte do seu mídia kit, porque facilitam o trabalho dos editores que escolherão as imagens que ilustrarão uma reportagem. Tenha fotos no formato horizontal e vertical, de boa qualidade tanto na produção da imagem como na qualidade do arquivo, que deve estar disponível em várias definições.

Lembre-se que você está construindo a sua marca pessoal, e uma imagem vale por mil palavras.

O que é necessário para uma boa foto.

Uma boa foto inclui aspectos técnicos e artísticos, que vamos especificar um a um.

Aspectos técnicos

Nitidez: Sua imagem deve estar em foco, nítida e com detalhes bem definidos.

Iluminação: Uma boa iluminação é essencial.  Se dentro da sua estratégia de personal branding você precisar estar ao ar livre, escolha a primeira hora após o nascer do sol em um dia de céu limpo. Se o ar livre ou um cenário específico não forem importantes para a mensagem que você precisa passar, o recomendável é que tire as fotos em um estúdio, onde a iluminação pode ser controlada.

Exposição: Ajustar a quantidade de luz que entra na câmera é crucial para uma boa exposição. Abertura, velocidade do obturador e ISO são os três pilares da exposição.

Composição: Composição significa estruturar os elementos presentes na imagem de forma a direcionar o olhar do espectador e transmitir a mensagem ou história desejada. Quando se trata de construir uma imagem pessoal os cenários, roupas e objetos têm significados, que podem ajudar a transmitir uma mensagem pelo efeito de associação. Esteja atento a esses detalhes.

Posturas e expressões faciais: Da mesma maneira que em uma interação ao vivo com outras pessoas, uma fotografia transmite mensagens importantes de maneira não verbal. Suas posturas e expressões faciais influenciarão a mensagem que você busca transmitir na foto.

 Cores: A paleta de cores pode influenciar o clima e a sensação da foto.

Uma dica: Aspectos artísticos como o “olho fotográfico”, a capacidade do fotógrafo de perceber detalhes e momentos que podem ser transformados em uma boa imagem, o impacto emocional que a foto deve criar para transmitir emoções às pessoas e a criatividade para que a foto conte uma história são fundamentais. Essa é uma situação em que compensa contratar um fotógrafo qualificado.

Definição: A definição é a qualidade técnica de uma foto, que se mede em DPI, sigla em inglês para dots per inch, pontos por polegada”, que é a medida que indica a quantidade de pontos (ou gotas de tinta, no caso de material impresso em uma área de uma polegada, afetando a qualidade da imagem impressa. Quanto maior o DPI, mais detalhes e nitidez a imagem terá. Quando uma imagem tem baixa definição, se você a amplia ela perde a qualidade. O ideal é que você tenha suas fotos em 300 DPI. É uma definição adequada para impressão, e que um editor pode diminuir para ficar mais leve e publicar em um site ou blog.

Presença ativa nas redes sociais:

As principais redes sociais existentes hoje são o Linkedin, Instagram, Facebook, Tik Tok, X (antigo Twitter) e Youtube.

A rede social mais importante para você construir a sua marca pessoal, voltada para o crescimento profissional, sem dúvida é o Linkedin, e outras redes podem parecer “recreativas demais” como ferramenta de personal branding.

O ideal, entretanto, é não prejulgar ou subestimar a eficiência de algumas redes sociais, porque, dependendo do seu público, seu mercado, e da marca pessoal que você pretende construir, outras redes sociais podem ser interessantes. Se for algo que caiba na sua estratégia de marketing pessoal, você pode publicar diferentes conteúdos em diferentes redes sociais.

Cuidado com a sua rede social pessoal

Muitas pessoas têm contas diferentes para uso pessoal e para o personal branding, especialmente em redes sociais como o Instagram ou Facebook. Isso é correto, mas não se esqueça de manter essa conta em rede social fechada, e de tomar cuidado com o que posta lá. Lembre-se que você não gostaria de ser visto lá de uma maneira que não gostaria de ser visto na festa da empresa ou em um evento com a presença de seus principais clientes.

 Frequente bons eventos de networking e feiras de negócios.

O marketing digital é muito importante, mas não se esqueça de que o contato presencial é muito importante para construir sua marca pessoal. Então, frequente bons eventos e feiras de negócios, onde possa ampliar seu networking.

Envolva-se com entidades de classe sérias, associações comerciais e câmaras de comércio

Faça parte de entidade de classe sérias, cujas marcas e associações agreguem valor à sua própria marca pessoal, como Câmaras de comércio e Think Tanks.

Conclusão

Se você é um especialista com ambições de se tornar um líder em seu setor, essas ferramentas de personal branding irão ajudá-lo a construir sua marca pessoal. Utilize algumas delas, ou todas, e transforme-se em um profissional de alta visibilidade, muito mais valorizado e requisitado!

 

 

Rolar para cima