Como é o trabalho de um Produtor de Conteúdo, e como ele pode gerar valor para sua empresa

Como é o trabalho de um Produtor de Conteúdo, e como ele pode gerar valor para sua empresa

Content is King. O Conteúdo é Rei, segundo Bill Gates, em um artigo publicado em 1999. Alguns livros chamam o conteúdo de “a moeda do Século XXI”.  Os maiores especialistas em marketing e em negócios concordam que o conteúdo é um ativo valioso para empresas e marcas. Mas como produzir o conteúdo que sua empresa precisa? Nesse artigo explicamos como é o trabalho de um Produtor de Conteúdo, e como ele pode gerar valor para sua empresa, não importa o tamanho que ela tenha!

Quem é o Produtor de Conteúdo?

Produtor de conteúdo é o profissional responsável por planejar, produzir e divulgar materiais informativos, educativos ou de entretenimento, em diferentes formatos e de acordo com uma estratégia de comunicação definida.
Esse conteúdo pode ser distribuído em blogs, sites, redes sociais, vídeos no YouTube, podcasts, infográficos, entre outros. Seu principal objetivo é informar e entreter, fazendo com que as pessoas se engajem com esse conteúdo, se tornem seguidoras e se relacionem com marcas. Esse relacionamento gera reconhecimentos da marca, cadastros espontâneos e vendas.

As Tarefas de um Produtor de Conteúdo

Embora o título de “produtor de conteúdo” possa parecer simples, a rotina desse profissional é bem diversificada. A seguir, vamos entender algumas das principais atividades que fazem parte do seu dia a dia.

1. Pesquisa de Persona

Marketing de Conteúdo é uma forma de marketing de atração, um conceito baseado em oferecer o que o público procura, para atraí-lo, e assim ter a possibilidade de divulgar a marca, apresentar produtos, conseguir cadastros, ou vender.
Então, é necessário entender quem são as pessoas desse público-alvo e que tipo de conteúdo é capaz de atraí-las. Para isso é necessário que seja feita uma boa pesquisa de persona.
A pesquisa de persona serve para identificar as dores do seu público, entender quais são os temas relevantes para ele e as palavras-chave que são usadas quando são feitas buscas sobre esse tema, nas diversas etapas da jornada de compra.
Para entender a relevância de cada palavra, suas variações e o comportamento da audiência, são utilizadas várias ferramentas de análise de SEO (Search Engine Optimization), como o Google Trends ou o Semrush.

2. Planejamento

Definidos os temas, é preciso planejar a sua produção e publicação, organizando um calendário editorial detalhando temas, formatos e plataformas de divulgação de acordo com uma estratégia de marketing consistente.

2. Produção de Conteúdo

A parte mais visível do trabalho é a produção de conteúdo, a criação do material propriamente dito. Dependendo da plataforma e do formato escolhido, esse conteúdo pode ser um artigo de blog, um artigo assinado ou release para ser divulgado por assessoria de imprensa, um vídeo para o YouTube, um post para o Instagram, ou até mesmo um podcast.
Cada formato de conteúdo exige habilidades diferentes, como:

Escrita:

Para blogs e posts, o produtor de conteúdo precisa ter uma boa redação, domínio da língua e, conhecimento de técnicas de copywriting  e criatividade para criar títulos e chamadas atrativas.

Design:

Em plataformas visuais como o Instagram, o produtor de conteúdo atua na criação de imagens, gráficos, infográficos e até mesmo vídeos curtos.

Edição de Vídeo e Áudio:

Para quem cria vídeos ou podcasts, é importante dominar ferramentas de edição de vídeo.

3- SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca)

O SEO (Search Engine Optimization) o termo mais utilizado no ramo, que em português significa Otimização para mecanismos de busca é uma das partes mais importantes do trabalho de um produtor de conteúdo, porque para ele se tornar um ativo valioso para a empresa, ele precisa chegar ao público certo.

Conteúdo que não é visto não gera nenhum tipo de valor para a empresa. Equivale a um outdoor colocado em uma estrada deserta. Para que ele seja visto, sem que seja necessário investir em tráfego pago, esse conteúdo deve ser produzido com todas as otimizações SEO para que a postagem seja indexada nas buscas do Google, e outros sites de busca.

4. Divulgação e Engajamento

Além da criação, o produtor de conteúdo também precisa trabalhar em parceria com o social media, o gestor de redes sociais. O papel do gestor, que muitas vezes o criador de conteúdo acumula, é postar nas redes sociais e garantir que o conteúdo seja visualizado pelo público-alvo.
Para isso, é importante que ele conheça as características de cada uma das plataformas, e entenda os formatos e configurações que pode utilizar em cada uma das plataformas, como Facebook, Instagram, Youtube ou LinkedIn, garantindo um maior engajamento.

5. Análise de Resultados

Por fim, um bom produtor de conteúdo deve saber analisar os resultados do que foi produzido. Utilizando ferramentas como o Google Analytics, Insights do Instagram ou YouTube Analytics, é possível acompanhar o desempenho de cada peça de conteúdo. O número de visualizações, compartilhamentos, comentários e o tempo de permanência são algumas das métricas usadas para avaliar o sucesso e aprender o que pode ser melhorado.

Habilidades Importantes de um Produtor de Conteúdo

Para ser um bom produtor de conteúdo, algumas habilidades são fundamentais:

Conhecimento de Marketing Digital:

No ambiente digital estão as principais plataformas onde o conteúdo será publicado. É crucial conhecer o produtor conhecer marketing digital, o funcionamento, características, as vantagens e desvantagens de cada plataforma, para saber como criar o conteúdo mais adequado para cada uma delas e para os objetivos de marketing do cliente.

Comunicação:

Um bom produtor de conteúdo deve ter a capacidade de transmitir uma mensagem clara e impactante em todas as linguagens: Áudio, vídeo e texto.

Adaptabilidade:

O mundo digital muda rapidamente, então um bom produtor de conteúdo precisa estar sempre atualizado com as novas tendências e tecnologias.

Criatividade:

É essencial ser criativo para encontrar novas formas de apresentar temas e engajar o público.

Cultura:

Criatividade não funciona sem referências. Por isso, quanto maior a bagagem cultural do produtor de conteúdo, melhor!

O Impacto do Trabalho do Produtor de Conteúdo

 

O trabalho de um produtor de conteúdo é crucial para marcas que buscam se destacar no mercado. Com a criação de conteúdo relevante e estratégico, é possível aumentar a visibilidade da marca, atrair potenciais clientes e estabelecer uma relação de confiança com o público. A presença digital é um dos diferenciais para as empresas prosperarem na era digital.

Conclusão

O trabalho de um produtor de conteúdo vai muito além de simplesmente escrever ou gravar vídeos. É um trabalho multifacetado que exige pesquisa, planejamento, criatividade, e conhecimento técnico. Ao entender o seu público e as melhores formas de engajá-lo, o produtor de conteúdo contribui diretamente para o sucesso de marcas e influenciadores no ambiente digital.

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