A produção de conteúdo se tornou uma atividade estratégica para as empresas

A produção de conteúdo se tornou uma atividade estratégica para as empresas

A produção de conteúdo envolve a criação de materiais informativos, educativos ou de entretenimento para atrair, engajar e fidelizar um público-alvo específico. Em um ambiente que a internet e as redes sociais desempenham um papel fundamental nos negócios, e o público anseia por informação, entretenimento, interação e relacionamento a produção de conteúdo se tornou uma atividade estratégica para as empresas.

Content is King – Conteúdo é rei – Bill Gates

A frase “content is King”, conteúdo é rei, é uma afirmação de Bill Gates, o fundador da Microsoft, nesse artigo de 1996, em que ele anteviu o que a internet se tornaria, com alguns anos de antecedência.

Nele, Gates explicava que o conteúdo era a nova moeda, porque é o que realmente move a internet é o conteúdo. As pessoas acessam a internet para comprar alguma coisa? Sem dúvida, é o que move os e-commerces!  Mas elas acessam muito mais vezes para consumir conteúdo, porque querem entretenimento e informação.

Empresas que oferecem esse entretenimento e informação tem marcas mais lembradas, geram leads qualificados e vendem mais e melhor, porque tem a oportunidade de conectar marketing e vendas. Para elas o conteúdo se tornou um ativo valioso, e por isso a produção de conteúdo se tornou uma atividade estratégica.

O Que é Produção de Conteúdo?

A produção de conteúdo consiste no desenvolvimento de textos, vídeos, imagens, áudios, podcasts e outros formatos de conteúdo, seguindo uma estratégia de comunicação, para atingir um público específico.

que compartilham informações com o público. Esses conteúdos podem ser usados para diversos fins: aumentar a visibilidade de uma marca, educar o público, entreter ou até mesmo persuadir os consumidores a tomar uma ação específica, como realizar uma compra ou assinar um serviço.

A produção de conteúdo pode ser feita por indivíduos, os produtores de conteúdo empresas ou agências especializadas. Seu objetivo principal é entregar valor para o público, criando uma conexão com ele por meio da entrega de informações relevantes e de qualidade.

Tipos de Conteúdo

O trabalho de produção de conteúdo pode variar de acordo com o objetivo, a abordagem e o formato do conteúdo que se quer produzir. Alguns dos tipos mais comuns são:

  • Textos: O conteúdo em formato de textos pode ser em artigos para blog, e-books, postagens em redes sociais ou artigos para divulgação na imprensa. O texto é o tipo de conteúdo que exige mais concentração por parte do público para receber a informação desejada, mas por sua vez, isso leva a um maior engajamento.
  • Vídeos: Material audiovisual produzido para engajar, ensinar ou entreter. Pode ser postado em plataformas de redes sociais, como YouTube, TikTok, Facebook, Linkedin ou Instagram. É o tipo de conteúdo que o público pode consumir com mais facilidade e os algoritmos das plataformas tendem a dar um alcance maior.
  • Imagens e Infográficos: Gráficos, fotografias e outros elementos visuais que ajudam a transmitir a mensagem de maneira rápida e impactante.
  • Podcasts e Áudios: Programas como o spotify ou mesmo o Youtube funcionam como se fossem estações de rádio em que cada marca pode divulgar seu conteúdo com narrações em áudio ou podcasts.
  • Webinars e Lives: Transmissões ao vivo ou eventos virtuais, com a participação ativa do público.

Por Que a Produção de Conteúdo é Importante?

A produção de conteúdo oferece diversas vantagens, tanto para quem cria quanto para quem consome. Aqui estão algumas das razões pelas quais esse processo é fundamental:

  1. Atração de Público: Conteúdos de qualidade atraem visitantes e seguidores para uma marca ou página. Criar algo relevante ajuda a gerar tráfego e aumentar a audiência.
  2. Engajamento: Conteúdos bem produzidos geram interação. Seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos, a produção de conteúdo fortalece o relacionamento com o público.
  3. Educação e Informações: Ao compartilhar conhecimentos e informações úteis, as marcas se posicionam como autoridades em suas áreas de atuação.
  4. SEO (Otimização para Motores de Busca): O conteúdo otimizado para SEO ajuda a melhorar o ranqueamento nos motores de busca, aumentando a visibilidade de sites e páginas.
  5. Conversão: Uma boa estratégia de conteúdo pode transformar visitantes em clientes, estimulando ações específicas, como compras ou preenchimento de formulários.

Etapas da Produção de Conteúdo

O processo de produção de conteúdo envolve várias etapas, que podem variar dependendo do tipo e da complexidade do material. Algumas dessas etapas incluem:

  1. Planejamento: Antes de começar a produção de conteúdo, é essencial definir o público-alvo, os objetivos, as plataformas, ou seja, a mídia que serão distribuídos, como blogs ou mídias sociais os formatos que serão utilizados.

É muito importante analisar nessa hora os recursos e os prazos de que você dispõe, porque, como dissemos no título desse artigo, produção de conteúdo se tornou uma atividade estratégica para as empresas, e o seu conteúdo será associado à sua empresa e à sua marca. Ou seja, a qualidade do conteúdo que você produz pode ser associado à qualidade dos seus produtos ou serviços.

  1. Pesquisa de Persona Ideal: A pesquisa de Persona Ideal é fundamental para entender as dores, necessidades e os interesses do público, para produzir o conteúdo que irá atrair esse público.

Independentemente da sua estratégia para levar esse conteúdo ao seu público, seja a do marketing de atração ou da propaganda interruptiva, você precisa saber quem é a sua persona ideal, para que o seu conteúdo chegue a pessoas para quem ele vai fazer sentido.

  1. Mapeamento da Jornada de Compra do Consumidor: A pesquisa de Persona Ideal é fundamental para entender as dores, necessidades e os interesses do público.
  2. Mas dentro de uma boa estratégia de marketing de conteúdo você precisa apresentar o conteúdo certo no momento certo. Inclusive, o conteúdo que efetivamente oferece o seu produto. Para isso, você precisa conhecer a jornada de compra do consumidor.
  1. Criação: Nesta etapa, o conteúdo é desenvolvido. A produção pode envolver escrever artigos, filmar e editar vídeos ou produzindo artes para redes sociais, sempre alinhando as ideias com o que o público quer consumir.
  2. Edição: O conteúdo criado precisa ser revisado e editado para garantir que esteja livre de erros e que tenha a qualidade necessária para impactar o público.
  3. Distribuição: Após a produção, o conteúdo precisa ser distribuído nas plataformas certas (redes sociais, blogs, sites, etc.), garantindo que chegue ao maior número possível de pessoas.
  4. Análise de Resultados: Após a publicação, é crucial monitorar como o conteúdo está sendo recebido pelo público, analisando métricas de performance como visualizações, interações, compartilhamentos e conversões. Com esses dados, é possível ajustar estratégias para melhorar os resultados.

Erros que você deve evitar na sua estratégia de conteúdo ser eficaz.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing poderosa, e o conteúdo, uma ferramenta eficiente, mas existem alguns cuidados que você precisa tomar, e erros a evitar.

  • Produzir conteúdo sem relevância:

Conteúdo relevante, em poucas palavras, é aquele que interessa para o seu público, antes de interessar para você, então, investir na produção de conteúdo desalinhado dos interesses ou necessidades desse público pode resultar em baixo engajamento.

Em palavras menos técnicas, a diferença do marketing de conteúdo para marketing convencional é que, ao invés de interromper a informação ou entretenimento das pessoas para falar de algo que é do seu interesse, você precisa informá-las, ou entretê-las com algo que é do interesse delas.

E, ao invés de tentar adivinhar o que seria esse conteúdo, faça uma boa pesquisa de persona!

  • Produzir conteúdo sem qualidade:

Conteúdo é um ativo estratégico da empresa, e deve ser tratado dessa maneira. Quantidade é importante, mas qualidade vem em primeiro lugar. A qualidade nos textos, designs ou vídeos é fundamental, porque a qualidade do conteúdo que carrega a sua marca será associado a ela.

  • Confundir o conteúdo com publicidade tradicional:

Uma peça de publicidade tradicional apresenta a sua marca, a sua empresa ou o seu produto ou serviço, e convida as pessoas a comprar. Não tem nada de errado com esse tipo de publicidade, mas ela só tem relevância para o consumidor no momento em que ele está pensando nisso.

Em outros momentos, interromper as pessoas convidando-as a comprar alguma coisa no momento em que estão se informando, ou se entretendo, será ineficaz. Prefira focar em conteúdos genuinamente educativos, informativos, ou de entretenimento para engajar o seu público, guie-o em uma jornada de conhecimento até o momento certo de apresentar o seu produto.

Em outras palavras, planeje seu funil de vendas com cuidado.

Empresas que utilizaram o marketing de conteúdo com sucesso

Algumas empresas utilizaram estratégias de branding through content, ou seja colocarem o conteúdo no centro de sua estratégia de marketing para posicionamento , reposicionamento de marca ou até para apresentar seu produto ao público. Vamos citar alguns casos famosos.

John Deere

A fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas John Deere é responsável pelo primeiro caso de sucesso em marketing de conteúdo, com The Furrow, o sulco, um jornal surgido em 1895 e publicado até hoje, na forma de um blog, onde leva ao seu público-alvo, os produtores agrícolas e empresários do agronegócio conteúdo relevante para eles.

Michelin

Outro caso de marketing de conteúdo pré-digital, o Guia Michelin surgiu em 1900 e promove a marca do fabricante de pneus francês Michelin com o mais renomado e respeitado guia gastronômico do mundo. A “Bíblia” da gastronomia!

Mas ele surgiu oferecendo utilidade, quando os franceses precisavam ser convencidos a escolher o automóvel, e não outro meio de transporte, o Guia Michelin informava a eles onde comer, e trocar um pneu, nas estradas da França.

Por que existe até hoje? Porque poucas coisas oferecem um entretenimento melhor do que falar sobre bons restaurantes!

Pirelli

A fabricante italiana de pneus Pirelli transformou os calendários de borracharia, que eram um produto de elegância duvidosa, e fez deles celebrações da arte da fotografia e da sensualidade, de uma maneira extremamente elegante, com o Calendário Pirelli.

Assim como sua concorrente francesa, utilizou muito bem o marketing de conteúdo no Calendário Pìrelli, para tornar a sua marca lembrada sem falar do seu produto diretamente.

Mattel

Uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, a Mattel cometeu um erro estratégico grave quando não quis comprar o licenciamento da marca Star Wars, que hoje pertence à Disney.  Vendo que perdia participação de mercado, decidiu criar seus próprios personagens para vender seus produtos: Assim surgiu He-Man e os Defensores do Universo (He Man and The Masters of The Universe).

A estratégia de conteúdo deu tão certo, que além de He Man, foi utilizado para outras linhas de produtos, como Max Steel e a própria Barbie, o maior sucesso da empresa até hoje.

Conclusão

A produção de conteúdo é uma ferramenta essencial no mundo digital atual. Quando bem-feita, ela pode engajar, educar e fidelizar um público, além de gerar resultados tangíveis para negócios. Entretanto, o sucesso da produção de conteúdo depende da capacidade de criar materiais autênticos, relevantes e de qualidade, sempre com foco nas necessidades e desejos do público-alvo.

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